fbpx
Connect with us

Saúde

Meia-entrada e fila preferencial: saiba quais são os direitos de quem doa sangue

Para doar sangue, é preciso estar com um documento com foto, ter entre 16 e 59 anos, mais de 51kg e estar bem alimentado.

Publicado

on

Os benefícios à saúde e à sociedade já são conhecidos. Quem doa sangue, além de salvar até quatro vidas com uma única bolsa, também reduz o risco de doenças cardíacas, de alguns tipos de câncer, elimina o excesso de ferro e recebe um hemograma simples gratuitamente para ficar de olho na própria saúde. Mas você sabia que a lei garante benefícios extras a quem é doador regular de sangue e medula?

De acordo com a Lei nº 3.844, de 10 de Fevereiro de 2010, de Mato Grosso do Sul, os doadores regulares de sangue que possuem a carteirinha do Hemosul podem usufruir de meia entrada em “casa de diversões ou estabelecimentos que realizam espetáculos musicais, artísticos, circense, teatrais, cinematográficos, feiras, exposições, festa de peão de boiadeiro, zoológicos, pontos turísticos, estádios, atividades sociais, recreativas, culturais, esportivas e quaisquer outras que proporcionem lazer, cultura e entretenimento.” Também fica garantido o direito ao mesmo atendimento dispensado aos idosos em fila de bancos

Segundo a Lei n. 2.887, de 21 de setembro de 2004, também estadual, fica isento do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos por quaisquer dos poderes da administração pública estadual, assim como das suas fundações e autarquias, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Para a empresária Heloísa Barbosa, de 29 anos, estes benefícios, claro, ficam em segundo plano. Ela, que em 2022 completou 10 anos como doadora de sangue, diz que começou a doar pensando na saúde. “Eu tenho um problema uterino e durante o tratamento eu não podia menstruar. Comecei a doar sangue para regular meu organismo e nunca mais parei. Minha pressão está ótima e a gente ainda ganha o hemograma pra ir acompanhando”, conta a empresária. Já na terceira carteirinha do Hemosul, ela diz que usa os benefícios sempre que pode. “Toda vez que vou em exposições, cinema, teatro e shows eu apresento a carteirinha. Algumas pessoas não conhecem a lei, mas eu já tenho até salvo no celular pra mostrar”, ri.

Junho Vermelho – Para conscientizar a população sobre os benefícios humanitários e financeiros da doação de sangue, os Supermercados Comper estão participando do Junho Vermelho. Todas as terças, quintas e sábados, os funcionários de frentes de caixas estarão com camisetas alusivas à campanha. Os colaboradores também se reuniram para doarem e comparecerem à unidade do Hemosul no sábado (18) e na segunda-feira (20) para doarem “um pouco de vida”.

A gerente de relacionamento do Comper, Fernanda Bardauil, foi doadora pela primeira vez na segunda-feira e está radiante com a ação. “É uma sensação muito gratificante, e o que é melhor ainda: não doi nada”. Ela ainda lembrou que no futuro não se sabe se pode vir a precisar contar com a doação de outras pessoas, então é importante que todos pensem no próximo.

Quem também doou pela primeira vez foi a gerente do Comper Rui Barbosa, Ivonete Simão Costa. “Com meia horinha do meu tempo eu posso ter ajudado a salvar quatro vidas, e pra mim isso não tem preço”, afirma ela.

Para doar sangue, é preciso estar com um documento com foto, ter entre 16 e 59 anos, mais de 51kg e estar bem alimentado. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

Ação poderá ampliar adesão a campanhas de vacinação no país

Publicado

on

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades básicas de saúde (UBS). A parceria, anunciada nesta quinta-feira (18), inclui a difusão de informações sobre localização, contato e horário de funcionamento, além do calendário de vacinação. 

Segundo a pasta, o trabalho envolve a atualização de dados relacionados a mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo ministério.

A partir de agora, também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como “postos de saúde próximos a mim”.

“Na prática, ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, ‘vacinação perto de mim’, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização”, informou o Ministério da Saúde.

De acordo com o ministério, a iniciativa vai contribuir para reforçar junto à população a necessidade de aderir às campanhas de vacinação, tendo em vista a queda de cobertura vacinal verificada nos últimos anos.

Segundo o Google Trends, ferramenta que mostra quais são as palavras-chave e os assuntos mais pesquisados pelas pessoas na internet, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros na classificação mundial.

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

Continue Lendo

Saúde

Qualidade técnica do Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa

Conforme o diretor do Lacen MS, Luiz Demarchi, esse reconhecimento por parte da Anvisa ressalta a qualidade técnica do trabalho realizado por MS

Publicado

on

O Lacen MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) da SES (Secretaria de Estado de Saúde) recebeu nesta terça-feira (16) prêmio de reconhecimento pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na categoria Laboratório com Perfil Analítico atualizado junto ao órgão.

Conforme o diretor do Lacen MS, Luiz Demarchi, esse reconhecimento por parte da Anvisa ressalta a qualidade técnica do trabalho realizado por MS. “Esse reconhecimento destaca o serviço dos nossos servidores que se dedicam para viabilizar o acesso seguro a produtos e serviços necessários para a saúde da população de Mato Grosso do Sul”.

O Lacen MS é integrante da RNLVISA (Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária) realizando diagnósticos de interesse de Saúde Pública no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), cujo escopo analítico implantado na gerência de Bromatologia e Química do Lacen MS prevê o atendimento aos Programas de Monitoramento nacional, estadual e municipais.

Para a gerente de Bromatologia e Química do Lacen MS, Tatiane Nantes de Almeida, a manutenção em ‘tempo real’ do perfil analítico contribui para o conhecimento da capacidade analítica da instituição a nível Nacional. “O acesso ao perfil disponibilizado no RNLVISA pode ser realizado pelos profissionais que atuam na área, bem como pela população usuária do SUS.

Promovido pela Anvisa, o encontro dos Laboratórios Oficiais da RNLVISA aconteceu nos dias 15 e 16 de abril, em Brasília. Durante o evento foram abordados os desafios e as perspectivas dos laboratórios oficiais para atender as funções regulatórias de “testes de laboratório” e “liberação de lotes de vacinas”, necessárias para o Brasil se tornar autoridade listada da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A agência prestou reconhecimento a alguns laboratórios que se destacaram em três categorias: Laboratório Inovador da RNLVISA, Laboratório Participante em Programas de Monitoramento da Qualidade Nacionais e Laboratórios com Perfil Analítico atualizado junto à Anvisa.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Boletim Epidemiológico: Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul já registrou 14.270 casos prováveis de dengue, sendo 5.754 casos confirmados em 2024. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (17). Segundo o documento, 14 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 14 estão em investigação.

Conforme registros do período, Coronel Sapucaia lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Ponta Porã, Camapuã, Iguatemi, Mundo Novo, Figueirão, Amambai, Itaquiraí, Vicentina e Naviraí.

Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 36.408 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.344 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.093 casos prováveis, sendo 335 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 14 e semana epidemiológica 15, Antônio João apresenta alta incidência da doença, seguido por Jaraguari e Amambai.

Evite a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, procure a unidade de saúde do seu município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67