fbpx
Connect with us

Esportes

Jogos Escolares classificam equipes à Copa dos Campeões no handebol e vôlei de 15 a 17 anos

Foram cinco dias de competição, com 205 partidas no total.

Publicado

on

Cinco dias de competição, com 205 partidas no total. A etapa do handebol e voleibol dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos, foi encerrada na segunda-feira (20), em Campo Grande. Ao todo, 35 municípios participaram do maior evento estadual esportivo-escolar, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). As disputas tiveram início no dia 16 de junho.

As melhores seleções municipais de cada modalidade asseguraram vaga à Copa dos Campeões. O torneio, à parte dos Jogos Escolares, que acontecerá em Coxim, de 4 a 8 de julho, definirá as equipes que representarão Mato Grosso do Sul na etapa nacional, os Jogos da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento, envolvendo todos os estados do país, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro.

Fizeram parte desta etapa 837 estudantes-atletas (364 meninas e 473 meninos) das cidades: Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina. Ao todo, mais de mil pessoas estiveram envolvidas no evento, somando-se atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização, equipe médica, entre outros.

Honras repartidas

Quando o assunto é voleibol escolar em Mato Grosso do Sul, Ponta Porã e Campo Grande estão nos holofotes. O duelo entre os municípios já se tornou um verdadeiro clássico estadual. Acostumados a se enfrentar em partidas intensas, nesta edição dos Jogos não foi diferente. As equipes protagonizaram as duas finais da primeira divisão, no feminino e masculino. No fim, as honras ficaram repartidas. O time capital levou a melhor entre as meninas e a seleção ponta-poranense ficou com o título entre os meninos. 

As quatro equipes finalistas, nos dois gêneros, tiveram à frente técnicos integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), iniciativa da Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED) que proporciona o treinamento esportivo em escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), com mais de 20 modalidades ofertadas.

Tie-break, nervos à flor da pele e emoção até o último ponto. Assim pode ser resumida a decisão feminina, que terminou com a vitória campo-grandense por 3 sets a 2 (26×24, 19×25, 25×17, 16×25 e 17×19). “Nossa equipe teve altos e baixos, ganhamos de virada. Foi um grande passo para nosso time, um jogo bem emocionante de assistir”, destaca o técnico da seleção de Campo Grande, Samir Dalleh.

A atleta Bruna Horn foi uma das maiores pontuadoras da competição e um dos destaques do time da Cidade Morena. Para a camisa 12, a vitória apertada na final valorizou ainda mais o título. “Não tem como explicar nossa felicidade. Os dois times jogaram muito bem, então foi difícil chegar até aqui. Vencer essa final foi um mérito e tanto”.

A formação de grandes atletas do vôlei sul-mato-grossense também passa pela região fronteiriça e Ponta Porã é um dos celeiros do estado. A equipe comandada pelo técnico Ademir Alves de Oliveira chegou a mais uma final. “Foi definido no detalhe. Ambas as equipes estão de parabéns, as duas mereciam o título de campeã. Nosso principal objetivo foi alcançado, que é participar da Copa dos Campeões. Então, agora vamos chegar em casa e analisar onde erramos, para corrigir. Estamos fazendo um trabalho muito bom, acredito que estamos no caminho certo”, frisa o treinador ponta-poranense.

Já na final masculina, Ponta Porã se sobressaiu, venceu Campo Grande por 3 sets a 0 e carregou a medalha de ouro. Apesar do placar, a decisão também foi acirrada. O time de Princesinha dos Ervais, quase todo composto por estudantes da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, fez valer a união, já que o grupo está junto há mais de quatro anos. 

“Para mim, esse time é uma segunda casa. Estamos juntos há bastante tempo, competimos em várias outras disputas. Estamos sempre lado a lado, tanto dentro como fora da quadra”, revela o líbero de Ponta Porã, Rodrigo Cruz, de 17 anos, que encerrou sua participação nos Jogos. Mesmo vitorioso, o atleta não perdeu a modéstia. “Nosso técnico nos ensinou a sempre ter humildade, nunca entrar na quadra de salto alto. Fazemos nossa parte, damos o nosso sangue, e o resultado bom é consequência disso”, conclui.

As equipes da capital também marcaram presença nas finais de handebol da primeira divisão, vencendo apenas na disputa feminina. Para o técnico campeão Jonattan Mosciaro, o time não vê a hora da próxima competição. “Nossa equipe superou diversas dificuldades para chegar até aqui. Conseguimos acertar os detalhes, e felizmente ganhamos. As meninas estão super animadas, mas não podemos esquecer do próximo desafio, que é a Copa dos Campeões”, conta o treinador de Campo Grande. 

Quem não conteve a alegria ao ver seu time levar o ouro foi Cristio Duarte, técnico do handebol masculino de Aquidauana. A equipe garantiu o primeiro lugar na divisão de topo após bater a seleção campo-grandense na final. “Foi uma competição muito difícil, mas agora só podemos agradecer. Vamos trabalhar firme para manter o ritmo, porque a Copa dos Campeões também não será fácil”.

O aquidauanense Gustavo Belardo garantiu que a concentração foi parte essencial da estratégia do time. “Foi um jogo emocionante desde os primeiros minutos. Viemos muito focados e, por isso, garantimos a vitória”, conta o atleta.

Confira abaixo a classificação final do handebol e voleibol:

HANDEBOL

Feminino – 1ª divisão

Campeão: Campo Grande (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Chapadão do Sul (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Corumbá (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Cassilândia (classificado à Copa dos Campeões)

5º lugar: Três Lagoas

Masculino – 1ª divisão

Campeão: Aquidauana (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Campo Grande (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Chapadão do Sul (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Dourados (classificado à Copa dos Campeões)

5º lugar: Três Lagoas (classificado à Copa dos Campeões)

Masculino – 2ª divisão

Campeão: Cassilândia (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Anastácio (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Coxim (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Nioaque

5º lugar: Rio Brilhante

VOLEIBOL

Feminino – 1ª divisão

Campeão: Campo Grande (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Ponta Porã (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Ivinhema (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Coxim (classificado à Copa dos Campeões)

5º lugar: Corumbá (classificado à Copa dos Campeões)

Feminino – 2ª divisão

Campeão: Aquidauana (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Amambai (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Paranaíba (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Paranhos

5º lugar: Dourados

Masculino – 1ª divisão

Campeão: Ponta Porã (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Campo Grande (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Sidrolândia (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Paranhos (classificado à Copa dos Campeões)

5º lugar: Caarapó (classificado à Copa dos Campeões)

Masculino – 2ª divisão

Campeão: Corumbá (classificado à Copa dos Campeões)

Vice-campeão: Paranaíba (classificado à Copa dos Campeões)

3º lugar: Três Lagoas (classificado à Copa dos Campeões)

4º lugar: Antônio João

5º lugar: Anastácio

Confira todos os detalhes no Boletim 7:

Boletim final – Jogos Escolares da Juventude de MS 2022 – 15 a 17 anos – handebol/voleibol

Todas as fotos estão disponíveis na página oficial da Fundesporte no Facebook (clique aqui para acessar).

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

DAC vence Operário e fica a um empate no inédito título Sul-Mato-Grossense

Dandan saiu do banco de reservas e marcou o gol da vitória douradense no segundo tempo

Publicado

on

Dourados AC saiu na frente na disputa pelo título inédito do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (14), pela partida de ida da fase final, o DAC recebeu o Operário de Campo Grande e, com gol de Dandan no segundo tempo, venceu por 1 a 0, para festa dos torcedores que lotaram os espaços liberados das arquibancadas. O público total, entre pagantes e não-pagantes, foi de 4.763 torcedores, com renda de R$ 68.750,00.

 

Com a vitória em casa, o Dourados fica a um empate da conquista inédita na partida de volta, que acontece no próximo domingo (21), no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Para reverter a situação, o Operário precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem ou, pelo menos, devolver a vitória simples e levar a disputa da taça para os pênaltis.

O Jogo

 

No Estádio Douradão, o tom do jogo foi o DAC buscando o ataque e o Operário se resguardando. A primeira chance veio aos sete minutos, Canhota recebeu cobrança curta de escanteio e cruzou para Thiago Moura desviar de cabeça e obrigar Elisson a fazer a defesa. Aos 35, boa troca de passes entre Pepeto e Fogliato. O volante invadiu a área e tentou toque por baixo para Túlio Renan, mas o atacante não conseguiu concluir.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Bolsa Atleta tem número recorde de solicitações em 2024

Programa de patrocínio recebeu a inscrição de 9.076 esportistas

Publicado

on

O Ministério do Esporte informou na tarde desta quinta-feira (11) que as inscrições para o Bolsa Atleta bateu um número de candidaturas no ano de 2024, com 9.076 solicitações. O programa brasileiro de patrocínio de esporte individual, o maior do mundo, tem como novidade a inclusão de gestantes, puérperas, atletas surdos e auxiliares do esporte paralímpico.

“A categoria que mais obteve inscritos foi a Atleta Nacional, com 5.990 esportistas. Em segundo lugar ficou a categoria Internacional, com 1.448. Em seguida, a Estudantil (699), atletas Olímpicos/Paralímpicos e Surdolímpicos (534) e Atletas de Base (405). Na lista, 44,25% são do gênero feminino; 55,75%, do masculino; e 24% são pessoas com deficiência”, informou o Mnistério do Esporte por meio de sua assessoria de imprensa.

As inscrições para a edição 2024 do Bolsa Atleta puderam ser feitas até a última segunda-feira (8). Agora a expectativa é de que a lista de atletas contemplados com o patrocínio seja divulgada entre os dias 10 e 17 de junho.

Em 2023, o programa, que é mantido pelo Governo brasileiro, distribuiu R$ 120,5 milhões para 8.057 atletas. Neste ano a expectativa é de um investimento recorde de R$ 162 milhões.

(Fonte: Agência Brasil. Foto:Reprodução)

Continue Lendo

Educação

Com 5 mil pessoas, Prefeitura de Campo Grande realiza abertura oficial dos jogos da REME

São 16 mil alunos ao todo de 99 escolas municipais que participam dos jogos durante o ano, com a consagração das unidades campeãs no segundo semestre de 2024.

Publicado

on

Com público presente de 5 mil pessoas, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite desta quarta-feira (10), a abertura oficial dos jogos da Reme: Jires, Jeres e Jopares. Na oportunidade, houve o anúncio de investimento de R$ 4 milhões em equipamentos esportivos para as escolas. São 16 mil alunos ao todo de 99 escolas municipais que participam dos jogos durante o ano, com a consagração das unidades campeãs no segundo semestre de 2024.

A Divisão de Esporte, Escolas, Arte e Cultura (DEAC) da SEMED, foi a responsável pelo evento, pois os jogos escolares são o maior projeto de inclusão social de esporte escolar de Mato Grosso do Sul. Neste ano letivo existem 22 mil alunos nos projetos da DEAC e dentro das competições serão em torno de mais de 15 mil alunos participantes.

A prefeita Adriane Lopes esteve no evento e anunciou o investimento da Prefeitura de Campo Grande para compra de equipamentos de esportes aos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). “A Prefeitura aproveita a oportunidade para anunciar para todos os amantes do esporte, que a educação é prioridade e o esporte é um meio de inclusão. O investimento esse ano será de R$ 4 milhões para a compra de equipamentos para que os 111 mil alunos da Rede pratiquem esporte e descubram até mesmo uma profissão. Dessa forma, o Município dará condições para os alunos serem esportistas de futuro, e profissionais para representar Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo”, disse a Chefe do Executivo.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, afirmou que os jogos escolares são uma oportunidade aos alunos de praticarem esportes e participarem de uma competição. “A Prefeitura junto a Semed realiza tudo isso pelos nossos alunos, com foco na qualidade de vida e desenvolvimento de cada um deles”.

Professores, alunos e famílias

Leonardo Barros é professor de judô na Escola Municipal Profª Maria Lúcia Passarelli. Para os jogos, Jires e Jeres, o esportista inscreveu 50 alunos. “Acho muito importante os jogos escolares para o enriquecimento dos alunos, para disseminar um pouco os valores esportivos e principalmente na faixa etária, ensinar a ganhar e perder. As crianças hoje em dia têm muito essa noção de que só vence. E o esporte ensina muito bem isso, vencer e perder”, aponta.

Adriana Oliveira foi com toda sua família ver a filha, Juliana, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Profº Heitor Castoldi, desfilar pela unidade. “Ela pratica judô desde o ano passado e acho que o esporte é só alegria na vida dela e na nossa. Muito legal poder acompanhar essa festa linda”.

Cristina Carvalho dá aulas de tênis de mesa na Escola Municipal Profº Virgílio de Campos Alves. “Vou ter 20 alunos nos jogos. E eles são atletas de excelência, porque estão aprimorando as técnicas e as habilidades. Por isso, só de estarem envolvidos com o público, com o rendimento, é uma felicidade enorme participaesses jogos”.

Aluna de Cristina, Lavínia Cardoso Silva, de 13 anos, pratica tênis de mesa há dois anos e ficou em primeiro lugar no Jeres no ano passado. “Eu me sinto bem no tênis de mesa e me sinto bem jogando. Eu já participei várias vezes dos jogos escolares e já ganhei uma medalha e um troféu de primeiro lugar”.

Maria Marques da Silva é avó de Evelyn Raiane Marques, aluna da Escola Municipal Nagen Jorge Saad, foi também com toda família acompanhar a neta na abertura oficial dos jogos. “A Raiane começou este ano no esporte, antes ela fazia balé e começou agora na luta. A gente incentiva como pode e é só alegria”.

Evelyn, de 10 anos, aponta que decidiu lutar judô para aprender a se defender. “É muito legal todas as técnicas, eu gosto muito de ir à escola para ter aulas de judô”.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67