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Infraestrutura

Investimento facilita acesso e promete impulsionar turismo no Distrito de Albuquerque

A pavimentação da rodovia segue do entroncamento da BR-262 até o distrito.

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Destino turístico de pescadores, o Distrito de Albuquerque, em Corumbá, conta agora com acesso pelo asfalto. A entrega dos 6,3 quilômetros da obra de implantação e pavimentação das rodovias MS-432 e MS-433 foi realizada nesta sexta-feira (19) pelo governador Eduardo Riedel.

O trade turístico e os moradores comemoram. Por ano, o distrito atrai cerca de 10 mil pescadores amadores, acomodados em pesqueiros e ranchos. A expectativa do setor é que com a melhoria do acesso e segurança viária, o fluxo se intensifique ainda mais, fomentando o turismo e a economia local.

Attila Rodrigues Lellis, do Hotel Anhuma, explicou que a pavimentação era uma demanda de 30 anos. “Ficou uma maravilha, foi uma coisa que muita gente estava esperando acontecer. Facilitou, vamos dizer assim, mais de 50% porque vem muito turista de fora, no caso aqui no hotel. A primeira coisa que perguntam é sobre a estrada”, conta o empresário.

Antes do asfalto, os carros chegavam a atolar na estrada de chão. A pavimentação da rodovia segue do entroncamento da BR-262 até o distrito.

“Aqui a estrada antigamente, quando chovia, meu Deus do céu, o carro baixo nem passava. Do nada podia chover e o pessoal estar no caminho. Eu já fui buscar várias e várias vezes gente atolada, mas depois que fez esse asfalto, olha, a facilidade de você ir e vir, diminui o tempo de você fazer as coisas, o carro quebra menos. Nossa, foi graças a Deus o asfalto sair pra nós aqui. Foi o famoso mão na roda”, complementa.

A obra fica a 10 quilômetros da ponte sobre o Rio Paraguai e atende as demandas de pequenos produtores de assentamentos como ‘Mato Grande’ e ‘São Gabriel’, além de facilitar o acesso e escoamento da produção de pecuaristas da região.

Segundo o governador Eduardo Riedel, é uma obra dentro do objetivo de incluir as pessoas no desenvolvimento, por se tratar de uma comunidade pequena, de cerca de 800 pessoas.

“É uma alegria a gente poder vir aqui em Albuquerque, inaugurar uma obra que muda a realidade das pessoas. Eu acho que, enquanto gestor público, temos sempre que trabalhar com esse objetivo em todas as áreas da política pública. A gente fala muito isso e executa muito isso. Então, uma obra que ficou pronta, são seis quilômetros e meio, mas que no ir e vir dessa comunidade faz toda a diferença”.

Já o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, lembrou a importância histórica do distrito. “Esta região é o início. Aqui que começou a nossa querida Corumbá. Foi Albuquerque que deu o pontapé inicial dessa grande cidade”, declarou.

Caminho de muitos

Luiz Carlos Vargas, diretor-adjunto da Escola Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, mora em Corumbá e todo dia segue para o distrito de Albuquerque para trabalhar.

Ele lembra que o distrito tem uma importância histórica, sendo considerada o embrião de Corumbá, e que a pavimentação representa o fim da poeira e do barro, além de conforto e qualidade de vida.

“É de grande valia essa obra que o Governo do Estado nos proporcionou a essa região muito antiga, de modo que aqui começou a Corumbá. Com esse asfalto, mudou bastante né? O que antes levava 12, 13 minutos, agora 4 minutos dali do trevo, já estamos aqui na Escola”, declara.

O educador afirma que o trajeto de Corumbá a Albuquerque era muito mais difícil. “Complicado porque era terra de chão, poeira, poeira que ocasionava em todos os professores e funcionários que chegavam no ônibus. Hoje não. Antes a gente chegava dormindo ali no trevo e acordava (com os solavancos). Agora a gente chega aqui na escola tranquilo, sem se assustar”.

Durvalino Salazar de Souza, assistente administrativo da escola, conhece bem a MS-432. Ele nasceu no distrito, onde ainda trabalha, e passa todos os dias pela rodovia, vindo do assentamento São Gabriel, a 16 quilômetros de distância.

“Há mais de 30 anos estamos reivindicando essa melhoria que hoje chega a nós, porque muitas vezes o pessoal que vinha de Corumbá trabalhar aqui, levava um determinado horário para chegar. Hoje o percurso diminuiu e as benfeitorias estão começando a chegar à comunidade, que há tanto tempo vêm pedindo essa melhoria. Graças ao governo, chegou finalmente a nós”, finaliza.

A pedido do prefeito Marcelo Iunes, o governador também visitou o prédio abandonado de uma escola municipal. A intenção é que o Governo do Estado ajude a recuperar o espaço, desocupado há 15 anos, para dar uma nova destinação ao local. A agenda também contou com a participação do secretário Eduardo Rocha, da Casa Civil.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Infraestrutura

Governo de MS investe R$ 4,7 milhões em ligação entre MS-162 e novo prolongamento em Maracaju

O projeto ainda visa melhorar o fluxo de veículos, facilitando a travessia de Maracaju de um extremo ao outro

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Com o compromisso de fortalecer o municipalismo, promover o desenvolvimento regional e trazer mais segurança para quem chega em Maracaju pela MS-162, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul homologou a licitação da obra de um novo investimento significativo no município.

A obra de infraestrutura urbana contempla a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais na interseção da rodovia MS-162, no anel rodoviário, com o prolongamento da Avenida João Pedro Fernandes.

O investimento total é de R$ 4.704.999,92, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento de Maracaju, uma das cidades estratégicas para o crescimento econômico do Estado.

O aviso de homologação da licitação, que está sob a responsabilidade da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O projeto ainda visa melhorar o fluxo de veículos, facilitando a travessia de Maracaju de um extremo ao outro. A Avenida João Pedro Fernandes, conhecida pelo seu modelo com canteiro central, meio-fio e iluminação, será ampliada para se conectar ao novo anel viário próximo à entrada da Escola Agrícola de Maracaju.

Esse prolongamento não só modernizará a infraestrutura viária da cidade, mas também desempenhará um papel vital na melhoria da mobilidade urbana para os cerca de 45 mil habitantes do município.

A obra é um exemplo de política que vem sendo executada no Governo de municipalismo ativo, onde os recursos são aplicados nos municípios e as necessidades locais são priorizadas, promovendo um ambiente de desenvolvimento equilibrado em todas as regiões.

A previsão é de que, com a conclusão da obra, a cidade passe a contar com uma infraestrutura mais moderna e eficiente, beneficiando não apenas os habitantes locais, mas também fortalecendo o corredor logístico de Mato Grosso do Sul na região.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Infraestrutura

Infraestrutura e desenvolvimento para todos: bases que tem trazido crescimento para MS aos 47 anos

Com um Governo municipalista, que atua em parceria com as prefeituras, para melhorar a vida das pessoas onde elas vivem: nos municípios.

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Neste aniversário em que Mato Grosso do Sul comemora seus 47 anos, o Governo de Mato Grosso do Sul celebra mais do que uma data histórica e a cultura de um povo diverso, festeja os avanços de um estado que prioriza o desenvolvimento voltado para seus cidadãos e cidadãs. Junto vem as conquistas recentes em infraestrutura que estão pavimentando o caminho para o desenvolvimento econômico sustentável e que apontam para um futuro de prosperidade.

Com um Governo municipalista, que atua em parceria com as prefeituras, para melhorar a vida das pessoas onde elas vivem: nos municípios. Ali o progresso da infraestrutura tem sido o motor para a melhoria da qualidade de vida em todos os cantos do Estado.

As ações integradas entre diversas secretarias, de um Governo que tem como base quatro pilares essenciais: próspero, verde, inclusivo e digital, quando dialogam com a infraestrutura, têm sido fundamentais para melhorar a mobilidade, conectar regiões, impulsionar a agroindústria e atrair novos investimentos, garantindo que os benefícios sejam percebidos nas cidades, no campo e nas áreas mais remotas.

Encurtando distâncias e ligando regiões

Um dos motores da economia sul-mato-grossense é o agronegócio, e a melhoria nas rodovias tem sido essencial para aumentar a competitividade do setor e criar novas oportunidades. Nos últimos anos, o governo estadual investiu significativamente na recuperação, implantação e pavimentação de rodovias estratégicas, facilitando o escoamento da produção e reduzindo o custo logístico para produtores e empresários.

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), atualmente Mato Grosso do Sul ocupa a 4ª melhor posição no ranking de infraestrutura rodoviária. A 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias 2023 avaliou os indicadores apresentados pelo estado em pavimentação asfáltica, sinalização e geometria da via, tanto em rodovias federais como estaduais.

MS-338 sendo pavimentada pelo Governo do Estado (Foto: Chico Ribeiro)

Entre 2023 e setembro de 2024, o governo estadual já investiu – entre obras entregues, finalizadas e em execução – aproximadamente R$ 1,6 bilhão em melhorias na infraestrutura rodoviária. Os recursos foram destinados à implantação e pavimentação de rodovias, restauração de estradas e construção e recuperação de pontes, totalizando cerca de 2 mil km de obras.

O objetivo é promover uma trafegabilidade mais segura, com uma visão voltada para o futuro, garantindo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de todos os sul-mato-grossenses.

Essas ações têm garantido que todas as regiões do estado estejam conectadas e tenham fácil acesso a serviços de saúde, educação e lazer. A pavimentação de rodovias e a manutenção constante das vias rurais têm facilitado a circulação entre os municípios, impulsionando o desenvolvimento local e o comércio regional.

Com um total de aproximadamente 1,6 mil quilômetros de novas obras em rodovias, o governo estadual tem planejado investimentos robustos e estruturantes para garantir a melhoria da infraestrutura viária.

Entre as principais ações, estão os US$ 200 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), destinados à restauração completa de 10 rodovias, e os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já foram contratados, na ordem de R$ 2,3 bilhões — com mais R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul — para novas pavimentações e restaurações de outras 14 rodovias.

MS-345 recebeu consideráveis melhorias [Fotos: Saul Schramm (1ª) e Chico Ribeiro (2ª)].

Impulsionando o avanço dos municípios

Outro marco importante para impulsionar o desenvolvimento local são os investimentos do MS Ativo Municipalismo que têm viabilizado grandes obras de infraestrutura nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Em 2024, com o lançamento do programa, a Agesul firmou 113 convênios com as prefeituras, investindo cerca de R$ 427 milhões, grande parte em obras de drenagem e pavimentação asfáltica de ruas e avenidas nos municípios. Outras 169 obras estão em andamento na Agesul, em fase de processo licitatório, onde o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 1,1 bilhão para buscar alcançar a meta de asfaltar 100% dos municípios do Mato Grosso do Sul.

Em 2023, o governo estadual destinou cerca de R$ 370 milhões para obras de pavimentação e drenagem urbana, cobrindo mais de 1 milhão de metros quadrados de asfalto em diversos municípios.

Fotos: Agesul (1ª) e Chico Ribeiro (2ª)

Novas Fronteiras de Desenvolvimento

Entre os projetos que estão expandindo as fronteiras aéreas do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, facilitando a integração com outros mercados, destacam-se a construção e recuperação de aeroportos e aeródromos. Essas ações fazem parte do Plano Aeroviário, que reafirma o compromisso do governo estadual em fortalecer a infraestrutura aérea do Estado, com previsão de investimento de R$ 250 milhões até 2026.

Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 47 milhões, considerando obras finalizadas, entregues e em andamento, para aprimorar a malha aeroviária de Mato Grosso do Sul. Também estão em andamento projetos para melhorias na infraestrutura do aeródromo Santa Maria e a implantação de um novo aeródromo na região da Nhecolândia, no Pantanal.

Até o final deste ano, estão previstas a conclusão das obras em andamento pela Seilog, incluindo a implantação do aeroporto de Inocência, a restauração do aeroporto de Paranaíba e dos aeródromos de Camapuã e Cassilândia, além da restauração e ampliação do aeroporto de Naviraí.

Fotos: Chico Ribeiro (1ª) e Agesul (2ª)

Obras civis

Atualmente, cerca de 32 obras e 82 convênios, totalizando mais de R$ 152,7 milhões, estão em andamento desde 2023 em obras civis, que possuem foco principalmente em construções e reformas nas áreas da saúde e segurança pública.

O governo estadual está conduzindo uma série de projetos importantes em diversos setores. Entre os destaques estão a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, a reforma do Hemocentro, a terceira etapa do Hospital Regional, e a construção do prédio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Dourados.

Em Campo Grande, além de outro prédio do SVO, estão em andamento obras no Centro de Treinamento de Segurança Pública, uma  nova Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC Centro), e a reforma e ampliação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). No Hospital Regional da Capital, o Governo também investe na reforma da enfermaria pediátrica e da UTI pediátrica, reforçando os avanços na saúde.

A segurança pública também está sendo fortalecida com a construção do prédio do Batalhão da Polícia Militar em Chapadão do Sul e a reforma, com ampliação, da penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.

Essenciais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, as obras civis planejadas ou em processo de contratação pelo governo estadual até 2026 somam cerca de R$ 300 milhões. Esses investimentos abrangem áreas fundamentais como agricultura familiar, apoio às mulheres, infraestrutura em aldeias indígenas, segurança fiscal e melhorias no sistema penitenciário, promovendo avanços significativos para a população e o crescimento sustentável.

Fotos: Chico Ribeiro (1ª e 2ª)

Entre os principais projetos estão: a construção de unidades da agricultura familiar, com um investimento de R$ 3,2 milhões; duas Casas da Mulher Brasileira, uma em Corumbá e outra em Dourados, com valor total de R$ 17 milhões; a sede do Programa Estrada Viva, em Bonito, no valor de R$ 2,5 milhões; núcleos de atividades múltiplos nas aldeias Bororó e Jaguapiru, que concedem investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões; além da reforma de 10 postos fiscais, no valor de R$ 36 milhões, já em fase de licitação; e melhorias, reformas e construção de presídios, com um aporte de R$ 79 milhões.

Energia solar e sustentabilidade andam juntas

O Governo do Estado tem demonstrado um olhar atento para a segurança nas estradas e nas cidades, além de manter o compromisso com a sustentabilidade por meio das ações do programa “MS Energia Limpa”.

Baseado em pilares de um governo verde e sustentável, o programa que utiliza fontes de energia limpa e renovável, já recebeu mais de R$ 13 milhões em investimentos para obras realizadas e em andamento. Essas ações envolvem a instalação de sistemas de energia solar para iluminação de espaços públicos, rotatórias de rodovias estaduais e avenidas e para ciclovias e pontes.

Fotos: Agesul (1ª e 2ª)

Para aumentar a segurança nas estradas, o Governo do Estado está instalando 994 postes e 1.185 luminárias em 49 rotatórias, distribuídas por 27 municípios.

Entre as obras em destaque estão a iluminação das Avenidas Leão Neto do Carmo e dos Cafezais, na região das Moreninhas, em Campo Grande; a ponte do Passo do Lontra, na MS-184, em Corumbá; o Estacionamento do Hospital Regional de Dourados; a Avenida Marcos Freire, em Novo Horizonte do Sul; e ciclovias de Rio Verde (MS-427) e Taquarussu (MS-473).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Com obras estruturantes, Governo prepara MS para o crescimento econômico e um futuro de oportunidades

Mato Grosso do Sul, onde o tráfego de cargas representa dois terços do fluxo nas rodovias, precisa dessas obras para sustentar o crescimento contínuo.

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O Governo de Mato Grosso do Sul está comprometido com um desenvolvimento que vá além do crescimento econômico imediato, visando o futuro das próximas gerações. A estratégia do governo estadual aposta em obras e ações que pavimentam o caminho para um futuro promissor, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses e no desenvolvimento econômico das regiões.

O momento atual de crescimento em diversas frentes, impulsionado pela agroindustrialização, é o motor das obras em execução e planejadas pelo governador Eduardo Riedel. A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) tem conduzido esses projetos, que interligam regiões e atraem capital privado, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem: os municípios.

“Estamos pensando em obras estruturantes, atraindo investimentos privados e preparando Mato Grosso do Sul para os próximos 30 anos e nos atentando a todos os matizes. Isso inclui rodovias, aeroportos e a integração do Estado com outras regiões e países. Ações com agilidade que tragam resultados para a população”, destacou o secretário Guilherme Alcântara de Carvalho em entrevista na sexta-feira (4).

Em 2023, foram investidos mais de R$ 2,3 bilhões em infraestrutura, e para 2024, o Governo vai investir mais de R$ 2,5 bilhões em obras e ações. Até 2026, estão previstos R$ 5 bilhões em novos investimentos, focados não apenas na infraestrutura rodoviária e obras urbanas, mas também na infraestrutura de áreas como saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer.

Secretário explicou andamento da infraestrutura do Estado em entrevista ao programa Tribuna Livre, da rádio Capital FM de Campo Grande

Entre os projetos em andamento, destaca-se a restauração e construção de rodovias.

O secretário mencionou investimentos de US$ 200 milhões de dólares com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para restaurar mais de 800 km de estradas e, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – já contratados, com projetos adiantados, na ordem de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul, para novas pavimentações e restauração de vias, em torno de 800 km em 14 rodovias.

Mato Grosso do Sul, onde o tráfego de cargas representa dois terços do fluxo nas rodovias, precisa dessas obras para sustentar o crescimento contínuo.

Outro projeto fundamental em andamento é a Rota da Celulose, que envolve a concessão de rodovias estaduais e federais, visando o desenvolvimento da Costa Leste do Estado. O pacote de concessões que vai à leilão na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em dezembro, inclui as rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das federais BR-262 e BR-267.

Além disso, o programa Municipalismo Ativo tem sido uma força motriz no desenvolvimento das cidades. Somente em 2024, 113 convênios foram firmados com as prefeituras, totalizando R$ 427 milhões, grande parte, aplicados em investimentos em obras de pavimentação asfáltica e drenagem de ruas e avenidas nos municípios.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já garantiu 169 obras em processo de licitação, totalizando R$ 1,1 bilhão, reforçando o compromisso de asfaltar 100% dos municípios do estado, meta estabelecida pelo governador Eduardo Riedel.

Radar do Desenvolvimento

 

O Governo está focado no futuro, com projetos estratégicos que abrangem a região pantaneira. Um total de 513 km de rodovias nessa área está recebendo investimentos estaduais, além de estudos para ligar os “Pantanais Sul-mato-grossense e Mato-grossense”, como a construção de uma ponte entre Corumbá (MS) e Porto Jofre, em Poconé (MT).

São cerca de 300 km para integração do Pantanal nos dois estados, encurtando o trajeto de Corumbá a Poconé em 913 km.

Outra iniciativa importante é a revitalização e operação da malha ferroviária, modernizando o escoamento de grãos, minerais e celulose. Até 2026, o Plano Aeroviário prevê um investimento de R$ 250 milhões em 17 municípios, com obras de implantação e restauração de aeroportos e aeródromos já em andamento.

A Sul-Fronteira, rodovia essencial para integrar importante região produtora e levar desenvolvimento a sete cidades entre Ponta Porã e Mundo Novo, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, também compõem o radar do desenvolvimento.

“Esses investimentos são planejados para abranger todas as regiões e garantir o desenvolvimento contínuo de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário Guilherme Alcântara.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesu

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