fbpx
Connect with us

Cidades

Imunização avançada permite retomada das aulas de Equoterapia da PMMS em todo Estado

Retomada das aulas no Centro de Equoterapia faz diferença na rotina dos praticantes

Publicado

on

O avanço da imunização está permitindo que o Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul volte a atender em sua capacidade máxima na Capital e também nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Sidrolândia através da APAE. Em média são realizados 464 atendimentos semanais em todo Estado.

Desde 2016, Camila Flores, 12 anos, é assistida pelo Centro de Equoterapia da PMMS. A mãe Lucilene conta que no começo da pandemia foi um período delicado para a família pela falta que a menina sentia das atividades.

“Foi complicado, ela teve crises de ansiedade, pois todas as atividades que ela pratica ficaram paradas, ela faz fono, terapia ocupacional, ballet, natação, equoterapia, e a escola também. Como consequência da ansiedade, acabou engordando 10 quilos e também passou algumas noites sem dormir”.

A indicação da equoterapia veio praticamente junto com o diagnóstico do espectro autista pela neuropediatra Maria Cristina Sanches, quando Camila tinha 9 anos.

“Não tenho palavras pra descrever, tamanha importância essa prática fez na vida da Camila. Ela simplesmente ama, aos poucos foi perdendo o medo dos cavalos e tornando-os uns dos seus melhores amigos. Sem dúvida faz muito bem em todos os sentidos pra ela, físico, emocional e cognitivo. Minha gratidão a todos os envolvidos nesse lindo projeto”.

Sobre a retomada, o coordenador estadual do projeto de Equoterapia da PMMS, o tenente Vanderlei Roberto Lorensetti, destaca que só foi possível com a imunização dos profissionais que atuam no Centro e também dos praticantes.

“A busca do Centro de Equoterapia é chegar a 100% da normalidade. Embora ainda tenhamos questões relacionadas à legislação vigente e à imunização completa, estamos buscando atender na nossa capacidade máxima. Só não chega a 100% porque algumas crianças ainda têm comorbidades que não permitem, mas a maioria já está voltando à normalidade”.

As principais medidas de segurança foram mantidas, como o uso da máscara, higienização das mãos com água e sabão, além do uso de álcool para higienização da sela do cavalo entre um aluno e outro. Mas nada que lembre a paramentação adotada em agosto de 2020 para a retomada gradativa das atividades que ficou suspensa nos cinco primeiros meses de pandemia.

A paramentação era bastante fechada, e se não fosse pela voz, quase não dava pra ver quem estava por trás do traje que contava com capa de plástico, óculos, visor, máscara e luvas. Embora alguns alunos tenham estranhado no início, logo se acostumaram e deram continuidade às aulas fundamentais no plano de tratamento.

A fundadora e presidente do Centro de Equoterapia, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, destaca o zelo com os alunos. “É uma alegria poder voltar a atender gradualmente ainda em obediência aos protocolos de prevenção a COVID visto o cuidado que temos com nossos praticantes”.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos mansos, dóceis e bem treinados, como estímulo para o desenvolvimento da mente e do corpo. Serve como complemento no tratamento de adultos e crianças com deficiências ou alguma necessidade especial.

Para participar da terapia oferecida gratuitamente pelo Centro de Equoterapia da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é preciso ter indicação médica e estar inserido em quadros clínicos específicos como: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias. Normalmente o processo é realizado uma vez por semana, com duração total de 40 minutos, sendo 30 minutos de interação direta com o cavalo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Alan Guedes: o prefeito que resgatou a tranquilidade do servidor público

Desde que assumiu em janeiro 2021, o prefeito adotou o respeito pelo servidor como prioridade da gestão

Publicado

on

Quem é servidor público de Dourados tinha dificuldade para dormir tranquilamente até o final do ano de 2021. Motivo: insegurança e falta de previsão de quando o salário seria pago. Mesmo sendo regra e obrigação da administração pública, o funcionalismo de Dourados teve experiências terríveis sobre pagamento da folha salarial.

Tem servidor que não esquece o drama de não receber na data correta e ainda receber parcelado. “A insegurança familiar nos deixava a beira de um ataque de nervos. Não podíamos fazer compromisso com nada e nem sabíamos se teríamos ou não para pagar aluguel e contas básicas, como água e luz”, disse uma servidora do setor administrativo que preferiu não se identificar.

Desde que assumiu em janeiro 2021, o prefeito adotou o respeito pelo servidor como prioridade da gestão. Naquela oportunidade, a folha salarial de dezembro de 2020 não foi paga pela gestão anterior. Também não foi deixado dinheiro em caixa. O rombo financeiro entre folha e fornecedores beirava os R$ 120 milhões. Imediatamente o prefeito Alan Guedes (PP) definiu que a prioridade era honrar os pagamentos atrasados, nem que pra isso os investimentos daquele ano ficassem comprometidos ou prejudicados.

“Na prática, a dívida era da gestão passada. Mas eu não conseguiria tocar outros projetos sabendo que os servidores estavam sem receber. Não era justo com pais e mães de família que se dedicam tanto para prestar serviços à população. Tomei a decisão de fazer o que precisava ser feito. Era preciso honrar as pessoas. Assim foi feito”, disse o prefeito.

Compensação

Desde que optou por honrar o pagamentos dos servidores, o prefeito definiu outro compromisso: Sempre que tivesse condições, pagaria os salários adiantados. Era uma forma de compensar os servidores por tantos desgastes e receios que ficaram dos anos anteriores.

Para isso era é necessário organizar o caixa da prefeitura e recuperar a credibilidade do município. Feito isso, a gestão do prefeito Alan Guedes completou, em abril, 43 folhas pagas antecipadamente. “Tem gente que diz que não faço mais que minha obrigação. Não tem problema. O servidor sabe do meu compromisso. Farei isso sempre que tiver condições. A prefeitura não é nada sem o servidor público”, finalizou o prefeito.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura e CCZ concluem nesta segunda-feira a 1ª fase do Programa Municipal de Castração

Devem ser castrados 94 gatos e 21 cachorros, através do castramóvel, localizado no Jorjão.

Publicado

on

Nesta segunda-feira (20/5) a Prefeitura de Dourados, através do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), realiza o encerramento da primeira fase do Programa Municipal de Castração, onde serão castrados mais de 100 animais no Castramóvel, localizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’.

O Programa de Castração teve início no ano passado em Dourados, com oferta de 886 vagas para castração de cães e gatos machos. Os procedimentos contam com a parceria de duas clínicas veterinárias, onde uma delas oferece também o serviço no Castramóvel.

“Desde o início do programa, já foram realizados 771 procedimentos e na próxima segunda-feira, a previsão é de realizarmos 94 castrações felinas e 21 caninas, totalizando 115 procedimentos. Com isso, vamos concluir esta etapa do Programa Municipal de Castração”, explica Priscila Silva, coordenadora do CCZ.

A castração acontece ao longo do dia, conforme programação do CCZ. Na ocasião também será realizada uma solenidade de encerramento, prevista para às 10h30, para marcar a conclusão da primeira etapa do programa. Para mais informações basta entrar em contato com o CCZ através do telefone (67) 98163-0640.

SERVIÇO
Encerramento da primeira fase do Programa Municipal de Castração
Data: 20 de maio (segunda-feira)
Horário: 10h30 (solenidade de encerramento)
Local: Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, o ‘Jorjão’
Endereço: Rua Itamarati, 100 – Jardim Água Boa

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Banda de Porto Murtinho Brilha no Aniversário de Jardim com Apoio do Prefeito Nelson Cintra

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, que acompanhou o evento à distância, aproveitou a ocasião para elogiar a gestão de Jardim

Publicado

on

A cidade de Jardim celebrou seu 78º aniversário em grande estilo no último 14 de maio, com a Banda Municipal de Porto Murtinho destacando-se como uma das principais atrações do desfile cívico. Sob a direção do maestro Denis Gurke Corrêa, os músicos jovens demonstraram talento e profissionalismo, reforçando a rica tradição musical da região.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, que acompanhou o evento à distância, aproveitou a ocasião para elogiar a gestão de Jardim, destacando o trabalho da prefeita Clediane Matzenbacher e de seu marido, Gilson Roque. “É uma satisfação ver o comprometimento deles com a cidade de Jardim, e orgulhamo-nos em participar deste evento especial através do talento excepcional de nossa banda municipal”, comentou Cintra.

Este evento foi mais uma oportunidade para a premiada Banda Municipal de Porto Murtinho mostrar sua excelência, que recentemente foi comprovada com várias vitórias no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. O prefeito Nelson Cintra reiterou seu orgulho e apoio ao grupo: “Parabéns a todos os integrantes da banda pela dedicação e pelo espetáculo maravilhoso. Ver esses jovens talentosos representando nossa cidade é um verdadeiro orgulho.”

Banda de Porto Murtinho Brilha no Aniversário de Jardim com Apoio do Prefeito Nelson Cintra

A performance da banda não apenas animou o público presente, mas também reforçou a importância da cultura e das artes na formação dos jovens.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67