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Cidades

Governo inicia entregas de primeiras cestas alimentares do ano aos indígenas de MS

As mais de 19 mil cestas alimentares, com mais de 25 quilos cada

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O Governo do Estado já iniciou as entregas de cestas alimentares para a população indígena de Mato Grosso do Sul. As 19.899 cestas alimentares que chegam em 29 municípios e 86 aldeias do estado são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD). Ontem (3), indígenas das aldeias Limão Verde e Jaguari, em Amambai, foram alguns dos que já receberam os alimentos.

“As equipes da SEAD já começaram as entregas neste ano desde o último dia 2. Além da entrega, nossas equipes também conversam com as pessoas e verificam situações de novas famílias que migraram de uma aldeia para outra, ou ainda de casos de novas formações familiares. Caso haja necessidade, as cestas são remanejadas de uma aldeia para outra, ou seja, mesmo que uma família se mude, não deixa de receber os alimentos”, destacou a titular da SEAD, Elisa Cleia Nobre.

As mais de 19 mil cestas alimentares, com mais de 25 quilos cada, compreendem uma ação que garante segurança alimentar aos indígenas de Mato Grosso do Sul. Cada cesta alimentar é composta por 21 itens, como por exemplo, arroz, feijão e carne.

Em 2023 devem ser entregues ao menos 238.788 cestas alimentares. A entrega é mensal e realizada por equipes identificadas. Na sua maioria, as equipes de entrega são as mesmas todos os meses, o que facilita e aproxima a relação com os beneficiários.

A estimativa é que mais de 90% da população indígena do Estado seja beneficiada. Outras áreas indígenas, não demarcadas, são atendidas com cestas alimentares de responsabilidade do Governo Federal.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Cidades

Alan Guedes deixa legado de eventos que geraram oportunidades para artistas e comerciantes

O Dourados Brilha, retomado com força na gestão de Alan Guedes, se consolidou como uma das maiores festas de fim de ano da região.

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A gestão do prefeito Alan Guedes em Dourados será lembrada por um legado de grandes eventos culturais que movimentaram a economia local e fortaleceram a cultura da cidade. Entre os principais destaques estão o Dourados Brilha, a Festa Junina, o Giro Cultural e as parcerias que proporcionaram visibilidade a artistas locais e oportunidades para pequenos comerciantes.

O Dourados Brilha, retomado com força na gestão de Alan Guedes, se consolidou como uma das maiores festas de fim de ano da região. Realizado na Praça Antônio João, o evento não só encantou famílias com atrações como a icônica roda gigante e shows variados, mas também aqueceu a economia local. Ambulantes, food trucks e comerciantes do centro expandiram suas operações, gerando renda e movimentação.

“Essa festa não é apenas lazer, é um momento de união da cidade e de estímulo ao empreendedorismo”, destacou Alan Guedes.
Outro marco da gestão foi a realização da 44ª Festa Junina, que reuniu milhares de pessoas em um espaço seguro e bem estruturado no Centro de Convenções. Com mais de 30 barracas de comidas típicas, shows nacionais e espaço para pequenos empreendedores, a festa destacou-se pela inclusão e pelo fomento cultural e econômico. 

Entidades sociais também foram beneficiadas, administrando barracas de alimentação e levando crianças carentes para aproveitar o parque de diversões. Paralelamente, a 12ª Feira da Reme, realizada no mesmo espaço, promoveu cerca de 70 empreendedores locais, ampliando as oportunidades de negócios.

O Giro Cultural também foi um símbolo do compromisso com a valorização dos artistas de Dourados. Com apresentações em diversos bairros, o projeto deu voz e palco a talentos regionais, garantindo maior acesso à cultura para a população.

Sob a liderança de Alan Guedes, eventos como esses criaram uma vitrine para a diversidade cultural da cidade, fortaleceram a economia local e deixaram um legado de inclusão e prosperidade. A marca da gestão foi transformar a cultura em motor de oportunidades, unindo tradição, inovação e impacto social.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

 

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Dourados Brilha leva Natal aos bairros e distritos

O Papai Noel já passou pela Vila Macaúba, Distrito de Formosa, Jardim Santa Maria, Jardim Jóquei Clube, Jardim dos Estados, Vila Mary e Parque das Nações II

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A Prefeitura, através da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) e Semds (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação), deu início ao Dourados Brilha 2024 na sexta-feira (29/11), com a abertura na Praça Antônio João. A celebração começou com queima de fogos e marcou a chegada do Papai Noel.

Desde então, o projeto tem levado o Natal aos bairros e distritos. Na segunda-feira (02/12), o Papai Noel foi até a Vila Macaúba e passou na Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos. Ele também andou pelas ruas do distrito de Formosa e visitou a Escola Municipal Padre Anchieta.

Na terça-feira (03), foi a vez do Jardim Santa Maria e Jardim Jóquei Clube, com visitas às Escolas Municipais Laudemira Coutinho de Melo e Profª Clori Benedetti de Freitas no período da manhã. À tarde, as celebrações continuaram no Jardim dos Estados e Vila Mary, na Escola Frei Eucário Schmitt, Albertina Pereira de Matos.
Nesta sexta-feira (06), o Papai Noel continua espalhando alegria no Parque das Nações II, passando na Escola Municipal Profª Antônia Cândida de Melo e na Etalívio Penzo, e de tarde pelo Jardim Guaicurus, indo até a Profª Maria da Conceição Angélica e finalizando o dia no Lar Santa Rita.

O Dourados Brilha 2024 segue com programações culturais na praça Antônio João de quinta a domingo. O evento conta com apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, Inpasa, Spaten, Câmara Municipal de Dourados, Sanesul e Parque Diversões Azoia.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procon de Dourados promove Campanha “Natal Legal”

O objetivo da campanha incentivar o consumo no comércio local

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A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon, inicia nesta quinta-feira (5) a Campanha “Natal Legal”, com o objetivo de incentivar a educação para o consumo consciente e valorizar o comércio local. Com o lema “Menos excesso, mais essência”, a iniciativa busca orientar consumidores e fornecedores sobre escolhas responsáveis e reforçar o verdadeiro significado do Natal.

Entre as ações previstas, estão a divulgação dos direitos do consumidor nas compras de fim de ano e dicas para evitar armadilhas promocionais, comuns nessa época do ano. A campanha também incentiva a compra antecipada de presentes e a pesquisa de preços, destacando a possibilidade de variações significativas entre os estabelecimentos.

Durante o mês de dezembro, o Procon realizará uma programação especial, incluindo blitzes educativas com distribuição de panfletos informativos, divulgação de pesquisas de preços de produtos natalinos e ações de fiscalização com orientações às empresas da cidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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