fbpx
Connect with us

Educação

Escola de Corumbá oferta projeto AJA/MS pela primeira vez

O ensino diversificado contribui para o crescimento intelectual e científico, podendo atender às perspectivas iniciais no mundo do trabalho

Publicado

on

A Escola Estadual Dom Bosco, de Corumbá, está ofertando pela primeira vez o Projeto AJA/MS – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul. O projeto é destinado a estudantes adolescentes entre 13 e 17 anos, na etapa do ensino fundamental, e jovens de 17 a 21 anos, na etapa do ensino médio.

O objetivo é oportunizar aos jovens estudantes, com distorção idade-ano, a possibilidade de acesso ao sistema educacional e a complementação de seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.

O curso AJA/MS proporciona que o jovem participe de diversas atividades interativas, dinâmicas e criativas. O ensino diversificado contribui para o crescimento intelectual e científico, podendo atender às perspectivas iniciais no mundo do trabalho, bem como, maiores oportunidades para constituir-se socialmente.

Na proposta metodológica, há uma organização de estratégias que visam oportunizar as relações dialógicas em sala de aula, entre a escola, professores/estudantes, estudantes/professores, professores/professores que possam direcionar a comunicação. Dentre esses momentos de interação, existe a Acolhida, que é um momento criado para estreitar os laços de convívio e proporcionar afetividade, amizade, conhecimento e interatividade. Um momento de encontro entre estudantes, professores, equipe multidisciplinar e demais profissionais envolvidos com o Projeto.

Neste sentido, a coordenadora do Projeto AJA/MS na EE Dom Bosco, Gisele Correa Duarte, afirma que “o Avanço na escola Dom Bosco está preparado para fazer diferença na vida dos alunos, sendo referencial a nível de Mato Grosso do Sul”. “Além disso, estamos comprometidos com a metodologia do projeto, trabalhando a proposta da tutoria e da pedagogia da presença. Estamos focados no ensino humanizado e, desta forma, com essa condição estaremos construindo um processo de ensino aprendizagem que vai levar os nossos alunos a serem protagonistas da sua própria história.”

O diretor Fernando da Silva Cruz também levanta considerações acerca do impacto do projeto em sua escola. “Eu me surpreendi com o que eu vejo dos meus alunos. Eles que só deram problemas no ano passado, naquele pouco tempo que tivemos de aula presencial. Hoje são alunos que produzem, cheios de energia, imaturos e têm a questão da indisciplina que os acompanha. Junto a tais características, eles têm um histórico que tem um contexto familiar, socioeconômico, no entanto, descobri potencialidades ali que até eu e os professores desconhecíamos”, enfatiza.

“Dessa forma, vejo que o Projeto AJA-MS trouxe para nossa escola um sentido, que talvez nos últimos tempos de trabalho na educação eu tenha visto muito pouco, de que a escola existe e que sentido que ela tem feito na vida desses alunos”, finaliza diretor.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Educação tecnológica na prática: alunos da Escola Sesi resolvem desafios da vida real

É uma aprendizagem que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Publicado

on

A educação tecnológica é muito mais do que operar robôs ou aprender a utilizar dispositivos eletrônicos e digitais. É uma poderosa ferramenta que integra conhecimentos de tecnologia, ciência, matemática, trabalho em equipe e programação, com o objetivo de resolver problemas e desafios da vida real. É uma aprendizagem que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Ao incorporar a inovação e a tecnologia em sua grade curricular, a Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul impulsiona a pesquisa e criatividade entre os alunos, favorecendo o aprendizado prático. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como é aplicado em nossas escolas?

O que é Educação Tecnológica?

É uma abordagem pedagógica que promove o desenvolvimento integral do estudante, na qual são estimuladas habilidades fundamentais como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e criatividade. Nesse contexto, a tecnologia é aliada do aprendizado.

Com o apoio de professores e especialistas em tecnologia, os estudantes são guiados em uma jornada de descoberta dos conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (conhecida como Metodologia STEAM), além de programação, mecânica, eletrônica, automação e soft skills. Todo esse aprendizado é abordado e explorado de forma prática, divertida e envolvente, alinhado à cultura maker e às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa de Educação Tecnológica do Sesi abrange quatro dimensões: design; letramento digital; iniciação científica e pensamento computacional. A partir delas, os estudantes são direcionados a resolverem problemas atuais com soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis.

“A educação tecnológica está presente em todas as disciplinas da grade curricular. Por isso, independentemente do assunto que os alunos estão estudando, eles desenvolvem competências tecnológicas e socioemocionais, além do pensamento crítico e da criatividade. Por se tratar de um aprendizado prático, os estudantes se capacitam para resolver problemas reais da sociedade e saem preparados para o mercado de trabalho do futuro”, explica o articulador da educação tecnológica da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul, Washington Luiz de Oliveira Carvalho.

Na prática: alunos solucionam problemas reais em Aparecida do Taboado

Os alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado são incentivados a solucionar problemas reais por meio de experimentos científicos. Para isso, utilizam um dispositivo chamado LabDisc, que permite calcular pressão atmosférica, latitude e longitude, velocidade, umidade relativa ambiente, potencial hidrogeniônico (PH), entre outras medições.

Entre as pesquisas realizadas pelos estudantes por meio do LabDisc em Aparecida do Taboado, estão os riscos da exposição dos trabalhadores a altas temperaturas nas caldeiras de indústrias, o impacto dos ruídos no ambiente de produção industrial em um frigorífico e a influência da temperatura e umidade na qualidade dos alimentos das quitandas. Os resultados dos estudos foram submetidos e aprovados em feiras científicas de Mato Grosso do Sul.

“Nossos estudantes são encorajados a usarem a tecnologia a favor da vida e da ciência e fazem isso com naturalidade e diversão. Além de sentirem o prazer de estudar em uma instituição que oferece e preza por prepara-los não só para a vida escolar, mas também para a acadêmica e profissional”, destacou o professor Mohab Pedroso.

Iniciação científica é tema de intercâmbio entre alunos de Campo Grande e Corumbá

Estudantes do ensino médio da Escola Sesi de Campo Grande e dos anos finais do ensino fundamental da Escola Sesi de Corumbá participaram de um intercâmbio online sobre iniciação científica. Acompanhados pelos professores Leandro Félix da Silva e Jairo Ramos, os alunos compartilharam suas pesquisas em desenvolvimento e trocaram experiências sobre ciências, tecnologias e áreas afins.

“O momento foi oportuno, pois além de realizarmos trocas de informações sobre a importância da ciência na resolução de problemas diários, houve uma aproximação entre as equipes de iniciação científica das duas escolas, fortalecendo ainda mais nossa instituição e a aplicabilidade das dimensões da Mandala Sesi”, disse o professor Jairo Ramos.

“Foi uma experiência inovadora para mim. Os mentores da outra equipe contribuíram com dicas para o desenvolvimento de um dos projetos da nossa equipe. Considero reuniões como essa uma excelente fonte de conhecimento compartilhado”, pontuou a aluna Giovana Viegas, do 2º ano do ensino médio.

Expedição do Conhecimento em Naviraí discute água, energia e sustentabilidade

Alunos do 4º e 5º anos da Escola Sesi de Naviraí participaram da Expedição do Conhecimento, com destino ao Parque Municipal do Córrego Cumandaí. A convite da Gerência Municipal de Educação, os estudantes aprenderam lições práticas sobre a geração de energia limpa e a importância da manutenção dos biomas.

“A atividade foi inovadora, proporcionando aos alunos condições de desenvolvimento da criatividade e imaginação, trazendo a percepção de vários assuntos, como energias renováveis com maquetes inteligentes, sistema solar. A ação finalizou com a apresentação da composição dos seres vivos, com observação das células animais e vegetais no microscópio”, relatou a professora Pamela Caetano Gimenes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Professora do Senac Corumbá representa MS em prêmio nacional de educação

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo (SP).

Publicado

on

A professora do Senac Corumbá, Silvana do Valle Leone, é finalista no prêmio nacional “Educador Transformador”, na categoria Educação Profissional da região Centro-Oeste, com um projeto de um aplicativo sobre a cidade de Corumbá, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Administração. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo (SP).

Dentro do projeto integrador do Senac, a professora Silvana Leone desenvolveu com os alunos a criação do aplicativo “Corumbá na Palma da Mão – Um tour pela cidade de Corumbá-MS”, que tem o objetivo de auxiliar os turistas que visitam Corumbá a explorar e aproveitar ao máximo o potencial turístico, cultural e histórico da região. O aplicativo conta com um e-book sobre o Pantanal, com informações sobre Corumbá, como história e pontos turísticos, além de opções de hospedagem, restaurantes e notícias da região, entre outras informações.

“Pensamos no aplicativo, pois seria uma solução eficiente e inovadora, focada na sociedade, para melhorar a experiência dos turistas que nos visitam. O aplicativo permitirá aos visitantes e à própria população corumbaense conhecer locais históricos, pontos de interesse e experiências culturais. Nossa escola tem esse objetivo, de formar pessoas que estejam preparadas para lidar com a realidade do dia a dia e impactar positivamente a vida de outras pessoas. Estou muito feliz com essa indicação, sendo finalista no prêmio, e atribuo essa conquista também ao empenho dos alunos e ao apoio do Senac, que é fundamental para que possamos desenvolver projetos como este em sala de aula”, afirma a professora.

A iniciativa converge com a missão do Senac MS, em transformar por meio da tecnologia e inovação. O projeto integrador, que faz parte da metodologia de ensino do Senac, marca o encerramento do curso e é uma estratégia de ensino–aprendizagem, cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas abordados durante as aulas. Uma ferramenta para promover a aprendizagem ativa e a colaboração entre os alunos, bem como para desenvolver competências relevantes.

Prêmio Educação Profissional – A premiação é composta por três etapas, sendo a primeira uma etapa estadual, a segunda uma etapa regional e a terceira e última etapa, nacional, em que são selecionados os projetos considerados os mais transformadores do Brasil. Sete projetos serão vencedores e ganharão a oportunidade de participar de uma missão técnica nacional, além de ganhar notebooks, certificados e troféus.

A premiação é uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todas as regiões do Brasil.

O aplicativo pode ser acessado no link: https://www.guiacorumba.com/.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Educação

Semed busca parceria com o MEC para projeto de educação indígena

Carlos Vinícius se reuniu com o deputado Geraldo Resende e a secretária do Secadi, Zara Figueiredo

Publicado

on

O secretário municipal de Educação, professor professor Dr. Carlos Vinícius Figueiredo, esteve em Brasília essa semana e participou, na última terça-feira (9), de reunião no Ministério da Educação. Acompanhado pelo deputado federal Geraldo Resende, Vinicius foi recebido pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo, para discutir o fortalecimento da Educação no município.

Durante o encontro, o secretário de Educação levou ao MEC a proposta para que a pasta participe de um programa de formação continuada voltado para os servidores da pasta de educação. Além disso, destacou a relevância de fortalecer os laços entre as famílias indígenas e as escolas, promovendo uma educação mais inclusiva e participativa.

“Nós apresentamos a nossa necessidade de criação de CEIMs dentro das comunidades indígenas e fomentamos a parceria para um projeto piloto, fortalecimento de vínculos entre as famílias e conhecimento da importância da escola na vida de cada criança”, disse Carlos Vinícius.

Zara Figueiredo já esteve em Dourados. Em setembro do ano passado, a secretária foi recebida pelo prefeito Alan Guedes e outras autoridades para discutir aspectos relacionados à educação na Reserva Indígena.

Carlos Vinicius destacou a importância do encontro para a Educação de Dourados. “Esse projeto nós vamos tramitar junto à Secadi para atender a comunidade indígena e estabelecer a educação como prioridade dentro do nosso município e ter a parceria do Ministério da Educação é fundamental para atingirmos esse objetivo”, completa o secretário.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67