O céu de Dourados, cidade a 251 quilômetros da Capital, foi tomado pela neblina durante a noite desta sexta-feira (28). O fenômeno aconteceu diante da queda na temperatura, que despencou de 27ºC às 13h para 16ºC, precisamente às 23h19.
De acordo com Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o nevoeiro é a umidade que se condensa próxima do solo. No dia de hoje, foi registrado 93%. As gotículas de água são extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície.
A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno, explica o Inmet.
Conforme noticiado pelo Campo Grande News, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 31 cidades de Mato Grosso do Sul sob alerta de temporal, com risco de chuva intensa e ventos fortes, até às 21h. No entanto, a previsão não se confirmou e a estiagem continua pelos próximos 15 dias nos principais municípios da região sul.
Amambaí, cidade 351 quilômetros da Capital, foi a cidade que mais choveu no dia de hoje, onde a estação automática de meteorologia instalada na região central registrou 7,1 mm às 09h30. Já em Dourados, o nível atingiu 7 mm no mesmo período. Ambas as cidades registraram 24ºC de máxima e 17ºC de mínima entre às 00h e 19h. A umidade relativa do ar chegou a 93%, com ventos a 5 km/h.
A situação se repetiu em cidades como Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Ivinhema, Ponta Porã, Sete Quedas, Taquarussu e Vicentina, onde a média de chuva não ultrapassou 3 mm durante a manhã.
Porém, a previsão para os próximos dias é de tempo estável com sol e variação de nebulosidade devido ao avanço da alta pressão pós-frontal que favorece o tempo quente e seco.
Rápida frente fria – A temperatura na capital de Mato Grosso do Sul caiu durante o início da noite. Os termômetros, que chegaram a registrar 31ºC às 12h30, agora medem 22ºC e com sensação térmica de 18ºC.
De acordo com o portal Climatempo, o céu campo-grandense permanece limpo, acompanhado de ventos leves a 18km/h. A umidade relativa do ar segue baixa, com 32%.
Conforme observado nos últimos dias, as amplitudes térmicas (diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima) continuarão acentuadas. A situação não deve mudar no final de semana, que tem previsão de continuidade do tempo seco, altas temperaturas e baixos valores de umidade relativa do ar.
Para evitar prejuízos a saúde, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto:Reprodução)