Connect with us

Política

Doações Eleitorais de Fiscais Tributários de MS vira notícia nacional

Houve grande engajamento de seus integrantes nas doações eleitorais se concentraram nos dois candidatos

Publicado

on

Nas eleições de 2022, dois Fiscais Tributários pretendem disputar vagas no Poder Legislativo: o Deputado Estadual Amarildo Cruz (PT), que busca seu quarto  mandato na Assembleia Legislativa, e  Chiquinho Assis (REP), atual presidente licenciado do Sindifiscal/MS, que almeja seu primeiro mandato como Deputado Federal.

Como ocorre tradicionalmente na categoria dos Fiscais Tributários, houve grande engajamento de seus integrantes nas doações eleitorais, que, neste ano, se concentraram nos dois candidatos da própria categoria, as quais estão sendo realizadas por meio de “vaquinhas virtuais”, sistema aprovado pelo TSE que dá mais transparência e publicidade para as doações.

O engajamento e determinação dos Fiscais com as doações fizeram com que o pré-candidato Chiquinho Assis (REP) figurasse, até o momento, como o candidato com mais recursos decorrentes de doações para a campanha em todo o país, ficando à frente de figuras notórias nacionalmente como Deltan Dallagnol (operação Lava-Jato) e o deputado federal Kim Kataguiri (União).

Situação que chamou atenção da imprensa nacional, sendo noticiada pela Folha de São Paulo e pelo jornal O Globo, entretanto, em que pese a surpresa dos tabloides, não há nada de de inesperado nesse caso, isso porque quem conhece a categoria dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul sabe que tradicionalmente seus integrantes participam ativamente do processo eleitoral, principalmente no financiamento das campanhas dos candidatos da confiança de cada um.

Conforme o Diretor de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Falco, “Os Fiscais sempre participaram, é hábito, um costume, e, apesar do tom pejorativo das notícias, é motivo, na verdade, de orgulho que nossa categoria tenha tamanho engajamento, espírito político e força para colocar nossos candidatos em condições competitivas no processo eleitoral, o que demonstra a nossa capacidade quando caminhamos para uma mesma direção, agora reconhecida nacionalmente.”

Falco destaca a legalidade das doações “são doações oficiais, nos termos da lei eleitoral  e na na forma estabelecida pelo TSE, realizadas livremente pelos Fiscais que acreditam nos candidatos, que são, na verdade, amigos e companheiros de trabalho de décadas na Secretaria de Fazenda, conhecedores, portanto, da capacidade de ambos.”

Em fato agravante, o Jornal O Globo ainda equivocadamente noticiou que “Um dos doadores é investigado pela Justiça Federal por suspeita de desviar R$ 6,5 milhões em recursos federais que eram destinados ao desenvolvimento da agricultura familiar no estado.”, ocorre que o doador não é a mesma pessoa investigada no referido processo, se tratando de pessoas homônimas (sujeitos distintos com o mesmo nome), situação facilmente verificável por meio dos CPFs de ambos, que são diferentes.

Sobre esse ponto, Falco completa “O erro constante na matéria o O Globo atinge a honorabilidade dos Fiscais Tributários, razão pela qual a repudiamos e, por óbvio, pediremos a devida retratação”.

E finaliza: “Para quem acha que já se arrecadou muito, é porque não conhece o tamanho e o potencial de nossa categoria, tenho certeza que, até o final do prazo, depois da homologação das candidaturas, ocorrerão ainda muitas outras doações, eu, por exemplo, doarei mais”.

O presidente em exercício do Sindifiscal/MS, Erik Bittencourt, esclarece que “Apesar de o Sindifiscal/MS não participar, de nenhuma forma, do processo eleitoral, alguns Fiscais, principalmente aposentados, nos procuram para obter informações sobre os meios de se fazer as doações por meio da vaquinha virtual, situação na qual nos limitamos a indicar os meios de comunicação e divulgação dos candidatos”.

Exemplo do referido engajamento, a Fiscal aposentada Denise Goossens, na última quinta-feira (28/7), compareceu à sede do sindicato em busca de informações sobre as doações, pois havia visto comentários de colegas nos grupos de WhatsApp, segundo ela “Sempre doei para os candidatos em que acredito, sendo fiscais ou não, é extremamente importante participarmos do processo eleitoral, neste ano vou doar R$ 4.000,00, metade para cada candidato de nossa categoria.”

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

1ª Festa da Páscoa seleciona expositores, barracas gastronômicas e ambulantes

Publicado

on

Parque Antenor Martins será palco da Festa da Páscoa com inúmeras atrações para as famílias douradenses. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para os interessados em comercializar itens diversos na 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de Chamada Pública, divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 27 de março, visa o preenchimento das vagas para comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e comércio varejista de produtos diversos.

As vagas disponíveis são para as categorias de ambulante, expositor de produtos artesanais, food trucks, barraca para restaurante associativo, barraca para empreendedor gastronômico, espaço para estandes.

Os interessados deverão comparecer na sede da Semaf, situada na Rua José Luiz da Silva, número 3350, no bairro Terra Roxa, entre os dias 28 de março e o dia 2 de abril de 2025, das 8h às 13h, munidos da documentação exigida no edital 001/2025, do Diário Oficial do município divulgado na quinta-feira (27).

As definições detalhadas dos produtos que podem ser comercializados em cada categoria constam no Diário Oficial. Cada proponente poderá fazer apenas uma inscrição, não podendo o cônjuge, o companheiro e os filhos dependentes possuírem outra licença, em igual categoria, sob pena de aplicação das sanções cabíveis.

A averiguação e habilitação das inscrições, bem como seleções e sorteios, serão realizados pela Comissão de Seleção para realização de Chamadas Públicas da Semaf (Decreto Municipal No 109/2025). O resultado das classificações será divulgado no dia 03 de abril.

FESTA DA PÁSCOA

A primeira Festa da Páscoa será um grande evento com ambiente familiar e entrada franca todos os dias. Haverá praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade e  diversão.

O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de festa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças.

Com assessoria.

Continue Lendo

Política

COMUNICADO AOS ELEITORES DE ITAPORÃ-MS

Publicado

on

O Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã, comunica que  244 eleitores do município podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio de 2024.

Os principais motivos de irregularidade são:
✔️ Falta de biometria
✔️ Ausência em três ou mais eleições sem justificativa

Para evitar o cancelamento do título, os eleitores devem comparecer ao Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã dentro do prazo estabelecido.

 

Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Política

Elias Ishy visita secretária de Cultura e defende política municipal de cultura

Publicado

on

Ishy esteve na sexta-feira (21) com a secretária Gisella Melo, na Secretaria de Cultura. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na Secretaria de Cultura, na sexta-feira (21) para conhecer os projetos desenvolvidos pela pasta e levar as demandas relativas ao mandato. Ele foi recebido pela secretária Gisella Silva Melo Dourado, que apresentou os principais projetos em andamento, agenda de eventos programados para os próximos meses e os desafios enfrentados neste início de gestão.

No encontro, o vereador destacou a necessidade de maior investimento na política cultural do município, a valorização de artistas locais e ressaltou ações do mandato para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

Também reforçou a importância de projetos culturais em bairros periféricos, entre eles, o incentivo à cultura hip hop como forma de inclusão social. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição, para que tenhamos uma política cultural à altura da nossa cidade, envolvendo todos os segmentos do município”, afirmou Ishy, autor da lei que cria a Semana do Hip Hop.

Ishy também abordou sobre o Teatro Municipal, que ainda depende de melhorias para o pleno funcionamento. Segundo a secretária, o local passou por algumas reformas, entre elas, no palco de apresentações. Porém segue interditado. “Vamos acompanhar a aplicação dos recursos existentes, para que a retomada dos eventos no teatro, aconteça o mais rápido possível”, afirmou Gisella.

O vereador destacou ainda a participação das entidades de ensino na agenda de eventos e programações culturais. “Dourados conta com o Instituto Federal e quatro universidades, entre públicas e particulares, colocando a cidade como um centro cultural para todo o Estado. Quero colocar o mandato à disposição, para buscar recursos federais, estaduais, municipais, para fomentar com a comunidade cultural do município uma política cultural bem ativa”, reforçou.

Autor:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67