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Educação

Diretores da REE da capital recebem 6ª edição da Teia da Educação 2022

As 75 unidades escolares da REE de Campo Grande participaram da Teia

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Prosseguindo a agenda da 6ª edição da Teia da Educação 2022 – “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou na manhã desta segunda-feira (20.06) em Campo Grande, reunião técnico-pedagógica, com a participação de 75 unidades escolares jurisdicionadas pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-6), por intermédio da Coordenadoria de Gestão Escolar da SED (Coges).

Após encontros em Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas e região metropolitana, a Teia da Educação 2022 teve a participação dos gestores, adjuntos, coordenadores e secretários escolares da CRE-6, coordenada pela professora Adalberto Nascimento, responsável pela Coordenadoria de Gestão Escolar da SED, responsável por 43,4 mil estudantes atendidos nas instituições da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS).

Ao todo, as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino localizadas em Campo Grande já contaram com mais de R$ 114 milhões investidos, em reformas, adequações e outras intervenções, desde o início da atual gestão.

O coordenador de Gestão Escolar, Adalberto Nascimento, na abertura com gestores, adjuntos, coordenadores, secretários escolares e representantes das APMs, mencionou a importância da reunião técnico-pedagógica, “momento importante de reflexão, de poder levar a aos diretores, coordenadores, secretários e APMs, uma retrospectiva das ações educacionais com orientações e atendimentos, bem como os desafios que temos pela frente, do setor educacional de MS que é hoje referência para todos estados do Brasil, sob a batuta de nossa querida professora Cecilia”, enfatiza Adalberto.

Apresentação

Na abertura da Teia da Educação, no auditório do Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a estudante Carollyne Gomes Diniz, do 2° Ano “A” – Ensino Médio da Escola Estadual General Malan, apresentou com Flauta transversal, com interpretação da música “Aquarela”, composta por Toquinho.

Na sequência a estudante Kamilly Machado Neves da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, acompanhada dos cantores Ronaldo Sorriso e Célio Costa, realizaram homenagem a cantora Delinha, interpretando a música clássica sertaneja sul-mato-grossense “O sol e a lua”.

Ronaldo sorriso e Célio Costa também interpretaram o chamamé Gaivota Pantaneira, com acompanhamento dos estudantes Amanda Nascimento de Souza, Guilherme Garcia Rodrigues, Juliana Aparecida Luiz Antônio, Kamilly Machado Neves, Kelven Martinez Gonçalves, Laura Sales Vilella, Maickon Farias Vilela, Maria Eduarda Leal de Brito, Mauro Alexandre Oliveira Nogueira, Murillo Vinicius Novaes, Samuel Machado Neves, Vitória de Souza, Alanah Sollis, Camila Borges, Gabrielly Lima, Gustavo Silva Bastos, Ana Luiza Aparecida Luiz Antônio.

Retrospectiva e desafios

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta explanou sobre o cenário estadual e nacional da Educação, com relato sobre a crise educacional e prejuízo da aprendizagem com impacto da pandemia, panorama mundial e obrigações constitucionais, bem como sobre retrospectiva dos desafios da Educação de Mato Grosso do Sul, desde início da gestão, em 2015.

Cecilia Motta relatou aos gestores que tinha como desafio, no início da gestão, melhorar a aprendizagem dos estudantes do MS, diminuir os índices de reprovação, oferecer formação continuada, passar do processo de ensino para processo de aprendizagem, melhorar a infraestrutura das escolas da REE e espaços de aprendizagem, bem como combater o abandono escolar, “ temos a sensação do dever cumprido, a marca do governo Reinaldo Azambuja foi pautada pela política do municipalismo e regime de colaboração entre os órgãos governamentais, se hoje somos referência nacional de gestão educacional, esta referência é reflexo do empenho de cada servidor estadual, gratidão pela dedicação de todos e poder proporcionar o melhor para nossos estudantes da REE”.

Secretária falou ainda das conquistas e os novos desafios da Educação de MS, “foram ações de sucesso, como fortalecimento e autonomia na gestão escolar da Rede Estadual de Ensino e ensino em tempo integral, através do programa Escola da Autoria e implantação das Coordenadorias Regionais de Educação, nos colocou no patamar nacional como referência para outros estados da Federação”.

“Nós ainda temos muito para conquistar, são diversos desafios, como a melhoria da conectividade da REE, melhoria do IDEB das escolas, modernização das bibliotecas escolares, ampliação dos centros de educação profissional, criação do programa MS Matemática, ampliação das escolas de tempo integral e renovação do parque tecnológico das escolas, bem como ampliação do programa ‘Escola Segura, Família Forte’ para outros municípios,”, finaliza secretária.

Valorização

Mato Grosso do Sul conta atualmente com a maior remuneração dos professores entre as redes estaduais de ensino do Brasil, em outubro está previsto novo reajuste e o salário vai chegar a R$ 10.318,00 por 40 horas aulas. A variação dos valores de 2015 a outubro de 2022 corresponderá a um aumento de 158,3%, remuneração inicial competitiva é um dos principais fatores para atração de profissionais qualificados para a carreira do magistério de MS.

De todas as redes estaduais do Brasil, a REE/MS é a que apresenta maior investimento por estudante do Ensino Médio, de acordo com dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE).

Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, desde 2015, já foram investidos em infraestrutura nas unidades educacionais da REE, mais de R$ 490 milhões. Das 348 unidades escolares da REE, 315 escolas estaduais já receberam investimentos, com mais de 720 intervenções realizadas (entre reformas, obras em geral, readequações nas redes hidráulica e elétrica, pintura e acessibilidade). Estão previstos mais R$ 120 milhões para até o final deste ano.

Teia da Educação

Marca da atual gestão educacional de Mato Grosso do Sul, a 6ª Teia da Educação 2022, já passou por Paranaíba, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Três Lagoas e Metropolitana, as próximas reuniões acontecem nas CREs, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Corumbá.

Com o tema “Aprendizado de ontem, trabalho de hoje e desafios de amanhã”, a iniciativa leva a equipe da SED para percorrer todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, promovendo palestras, orientações e atendimentos aos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino das 348 unidades escolares.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

De acordo com Tânia Nugoli, gestora da Coordenadoria de Modalidades Específicas para a Educação, existem componentes específicos para os estudantes indígenas.

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A REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) vem avançando cada vez mais na oferta da Educação Escolar Indígena, observando algumas premissas, tais como, educação comunitária, respeito às legislações vigentes nacionais e estaduais, e também a manutenção da língua materna, vinculada a língua falada na comunidade na qual a escola está inserida, respeitando as especificidades linguísticas locais.

De acordo com Tânia Nugoli, gestora da Coordenadoria de Modalidades Específicas para a Educação, existem componentes específicos para os estudantes indígenas.

“A Educação Escolar Indígena, além da língua materna, tem componentes curriculares específicos que perpassam a realidade local, cada escola tem sua matriz curricular que se adequa às suas realidades locais, somando com a Formação Geral Básica. Essas disciplinas são de: Questões Indígenas Brasileiras, Sistema de Produção, Etnomatemática, Ciências Humanas, Língua e História Indígena”, afirma Tânia.

Avanços

Em números podemos ver que a oferta da Educação Escolar Indígena evoluiu significativamente desde 2015, como demonstrado nos gráficos abaixo:

Em 2024, a rede estadual está com 18 escolas indígenas, um centro de formação e 15 extensões, totalizando 34 unidades escolares, sendo sete unidades integrais e 26 unidades parciais. Já o centro trabalha com o regime de alternância.

Ao todo a rede possui 3.245 estudantes na educação escolar indígena parcial, 624 estudantes na educação escolar indígena integral e 225 estudantes na educação escolar indígena Formação Inicial – Curso Normal Médio.

Novos desafios

A SED (Secretaria de Estado de Educação) pretende melhorar ainda mais o atendimento da Educação Escolar Indígena, com a criação da categoria de professores indígenas, com o Alfabetiza MS Indígena (Produção de material próprio para alfabetização em língua materna-2024, implantação em 2024); implementando a Língua Indígena de Sinais (LIS) e também com a criação de novas escolas indígenas no Conesul do Estado.

Investimentos

Ao todo, o Governo do Estado por intermédio da SED já investiu entre 2023 e 2024, mais de R$ 5.6 milhões escolas indígenas da rede estadual. “Com esses investimentos aumentamos a oferta da educação em tempo integral, com a entrega de kit escolares, novos uniformes, repasse financeiro, direto para escola, para aquisição da merenda escolar com cardápio diferenciado e transporte escolar para os alunos indígenas”, finaliza Hélio Daher, secretário de Educação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Educação tecnológica na prática: alunos da Escola Sesi resolvem desafios da vida real

É uma aprendizagem que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes.

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A educação tecnológica é muito mais do que operar robôs ou aprender a utilizar dispositivos eletrônicos e digitais. É uma poderosa ferramenta que integra conhecimentos de tecnologia, ciência, matemática, trabalho em equipe e programação, com o objetivo de resolver problemas e desafios da vida real. É uma aprendizagem que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Ao incorporar a inovação e a tecnologia em sua grade curricular, a Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul impulsiona a pesquisa e criatividade entre os alunos, favorecendo o aprendizado prático. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como é aplicado em nossas escolas?

O que é Educação Tecnológica?

É uma abordagem pedagógica que promove o desenvolvimento integral do estudante, na qual são estimuladas habilidades fundamentais como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e criatividade. Nesse contexto, a tecnologia é aliada do aprendizado.

Com o apoio de professores e especialistas em tecnologia, os estudantes são guiados em uma jornada de descoberta dos conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (conhecida como Metodologia STEAM), além de programação, mecânica, eletrônica, automação e soft skills. Todo esse aprendizado é abordado e explorado de forma prática, divertida e envolvente, alinhado à cultura maker e às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa de Educação Tecnológica do Sesi abrange quatro dimensões: design; letramento digital; iniciação científica e pensamento computacional. A partir delas, os estudantes são direcionados a resolverem problemas atuais com soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis.

“A educação tecnológica está presente em todas as disciplinas da grade curricular. Por isso, independentemente do assunto que os alunos estão estudando, eles desenvolvem competências tecnológicas e socioemocionais, além do pensamento crítico e da criatividade. Por se tratar de um aprendizado prático, os estudantes se capacitam para resolver problemas reais da sociedade e saem preparados para o mercado de trabalho do futuro”, explica o articulador da educação tecnológica da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul, Washington Luiz de Oliveira Carvalho.

Na prática: alunos solucionam problemas reais em Aparecida do Taboado

Os alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado são incentivados a solucionar problemas reais por meio de experimentos científicos. Para isso, utilizam um dispositivo chamado LabDisc, que permite calcular pressão atmosférica, latitude e longitude, velocidade, umidade relativa ambiente, potencial hidrogeniônico (PH), entre outras medições.

Entre as pesquisas realizadas pelos estudantes por meio do LabDisc em Aparecida do Taboado, estão os riscos da exposição dos trabalhadores a altas temperaturas nas caldeiras de indústrias, o impacto dos ruídos no ambiente de produção industrial em um frigorífico e a influência da temperatura e umidade na qualidade dos alimentos das quitandas. Os resultados dos estudos foram submetidos e aprovados em feiras científicas de Mato Grosso do Sul.

“Nossos estudantes são encorajados a usarem a tecnologia a favor da vida e da ciência e fazem isso com naturalidade e diversão. Além de sentirem o prazer de estudar em uma instituição que oferece e preza por prepara-los não só para a vida escolar, mas também para a acadêmica e profissional”, destacou o professor Mohab Pedroso.

Iniciação científica é tema de intercâmbio entre alunos de Campo Grande e Corumbá

Estudantes do ensino médio da Escola Sesi de Campo Grande e dos anos finais do ensino fundamental da Escola Sesi de Corumbá participaram de um intercâmbio online sobre iniciação científica. Acompanhados pelos professores Leandro Félix da Silva e Jairo Ramos, os alunos compartilharam suas pesquisas em desenvolvimento e trocaram experiências sobre ciências, tecnologias e áreas afins.

“O momento foi oportuno, pois além de realizarmos trocas de informações sobre a importância da ciência na resolução de problemas diários, houve uma aproximação entre as equipes de iniciação científica das duas escolas, fortalecendo ainda mais nossa instituição e a aplicabilidade das dimensões da Mandala Sesi”, disse o professor Jairo Ramos.

“Foi uma experiência inovadora para mim. Os mentores da outra equipe contribuíram com dicas para o desenvolvimento de um dos projetos da nossa equipe. Considero reuniões como essa uma excelente fonte de conhecimento compartilhado”, pontuou a aluna Giovana Viegas, do 2º ano do ensino médio.

Expedição do Conhecimento em Naviraí discute água, energia e sustentabilidade

Alunos do 4º e 5º anos da Escola Sesi de Naviraí participaram da Expedição do Conhecimento, com destino ao Parque Municipal do Córrego Cumandaí. A convite da Gerência Municipal de Educação, os estudantes aprenderam lições práticas sobre a geração de energia limpa e a importância da manutenção dos biomas.

“A atividade foi inovadora, proporcionando aos alunos condições de desenvolvimento da criatividade e imaginação, trazendo a percepção de vários assuntos, como energias renováveis com maquetes inteligentes, sistema solar. A ação finalizou com a apresentação da composição dos seres vivos, com observação das células animais e vegetais no microscópio”, relatou a professora Pamela Caetano Gimenes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Professora do Senac Corumbá representa MS em prêmio nacional de educação

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo (SP).

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A professora do Senac Corumbá, Silvana do Valle Leone, é finalista no prêmio nacional “Educador Transformador”, na categoria Educação Profissional da região Centro-Oeste, com um projeto de um aplicativo sobre a cidade de Corumbá, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Administração. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo (SP).

Dentro do projeto integrador do Senac, a professora Silvana Leone desenvolveu com os alunos a criação do aplicativo “Corumbá na Palma da Mão – Um tour pela cidade de Corumbá-MS”, que tem o objetivo de auxiliar os turistas que visitam Corumbá a explorar e aproveitar ao máximo o potencial turístico, cultural e histórico da região. O aplicativo conta com um e-book sobre o Pantanal, com informações sobre Corumbá, como história e pontos turísticos, além de opções de hospedagem, restaurantes e notícias da região, entre outras informações.

“Pensamos no aplicativo, pois seria uma solução eficiente e inovadora, focada na sociedade, para melhorar a experiência dos turistas que nos visitam. O aplicativo permitirá aos visitantes e à própria população corumbaense conhecer locais históricos, pontos de interesse e experiências culturais. Nossa escola tem esse objetivo, de formar pessoas que estejam preparadas para lidar com a realidade do dia a dia e impactar positivamente a vida de outras pessoas. Estou muito feliz com essa indicação, sendo finalista no prêmio, e atribuo essa conquista também ao empenho dos alunos e ao apoio do Senac, que é fundamental para que possamos desenvolver projetos como este em sala de aula”, afirma a professora.

A iniciativa converge com a missão do Senac MS, em transformar por meio da tecnologia e inovação. O projeto integrador, que faz parte da metodologia de ensino do Senac, marca o encerramento do curso e é uma estratégia de ensino–aprendizagem, cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas abordados durante as aulas. Uma ferramenta para promover a aprendizagem ativa e a colaboração entre os alunos, bem como para desenvolver competências relevantes.

Prêmio Educação Profissional – A premiação é composta por três etapas, sendo a primeira uma etapa estadual, a segunda uma etapa regional e a terceira e última etapa, nacional, em que são selecionados os projetos considerados os mais transformadores do Brasil. Sete projetos serão vencedores e ganharão a oportunidade de participar de uma missão técnica nacional, além de ganhar notebooks, certificados e troféus.

A premiação é uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todas as regiões do Brasil.

O aplicativo pode ser acessado no link: https://www.guiacorumba.com/.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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