A agitação da rotina é inevitável e, junto a ela, nem sempre é fácil manter o bom humor. Em meio a tantas atividades do dia a dia é muito comum ter momentos de estresse, mas, em certas ocasiões, os sentimentos podem fugir do controle.
Conseguir evitar o estresse e administrar os períodos de irritação é fundamental para manter um sono tranquilo, controlar o peso, recuperar-se mais rapidamente quando se está mal, conviver harmonicamente com familiares e amigos e ter menos dores em regiões como pescoço e costas.
Falar sobre esta temática ganha ainda mais força na próxima sexta-feira (23), data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Estresse. Entenda mais sobre o assunto!
O que é estresse?
É a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir.
Tipos de estresse
O estresse ocorre de diferentes maneiras, resultando em diferentes tipos. São eles:
Agudo: o mais corriqueiro. É a reação isolada diante de algum novo desafio, podendo ser considerado saudável.
Agudo episódico: é quando o estresse agudo começa a ocorrer com mais frequência, ocasionando crises nervosas.
Crônico: esse é o estresse que não desaparece, que dura por muito tempo.
Pós-traumático: o estresse causado pela dificuldade em se recuperar de alguma situação traumática vivida ou exposição.
Principais sintomas
Vários sintomas cognitivos, físicos e emocionais podem ser percebidos com o estresse.
Cognitivos: problemas de memória e para se concentrar, preocupação excessiva, agitação, pessimismo.
Físicos: náuseas, taquicardia, dor de cabeça, diarreia, dores no peito, dor de estômago, disfunção intestinal, cansaço, etc.
Emocionais: alteração no humor, dificuldade para relaxar, sobrecarga, muita irritação, etc.
Como minimizar e controlar o estresse diário?
Planeje o seu tempo e mantenha-se organizado
Escreva uma lista de coisas a fazer, estipule o que é prioridade e seja realista sobre a média de tempo que cada tarefa leva para ser concluída.
Ouça música
Segundo a musicoterapeuta Mônica Zimpel, a música proporciona muitos benefícios para a saúde, podendo auxiliar no combate ao estresse do dia a dia.
Relaxe os músculos
O estresse pode deixar os músculos tensos. Faça exercícios de alongamento ao longo do dia.
Mantenha-se ativo
A atividade física regular pode ajudar a relaxar os músculos, melhorar o humor, prevenir e administrar o estresse.
O Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura, psiquiatra da Unimed Campo Grande, relata que a prática de atividades físicas tem vários benefícios, ajudando tanto no tratamento quanto na prevenção do desenvolvimento de depressão e ansiedade. Além disso, de acordo com o especialista, os exercícios diminuem o estresse.
Alimente-se saudavelmente
Forneça ao seu corpo energia em abundância através da ingestão de alimentos saudáveis – vegetais, frutas e fontes de proteína magra, como clara de ovo, peito de peru, frango (sem pele), peixe e iogurte desnatado.
Cuidado com álcool e cigarro
Não utilize álcool ou cigarro para minimizar o estresse, essa atitude pode levar à dependência ou consumo em excesso. Além do mais, a consequência pode ser contrária ao esperado: ansiedade intensificada, ao invés de sensação de tranquilidade.
Reserve um tempo para se divertir
Procure encontrar amigos e familiares com frequência. Crie oportunidades ao longo da semana para colocar o papo em dia e estar próximo de pessoas que te façam bem.
(Com assessoria. Foto: Divulgação)