Saúde

CRTH conclui Ciclo de Atualização em Tuberculose e Hanseníase em Dourados

Ação reuniu enfermeiros, farmacêuticos e médicos da Atenção Primária à Saúde de Dourados

Publicado

on

O CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase) concluiu no último dia 25 de maio a Atualização em Tuberculose e Hanseníase para profissionais Enfermeiros, Farmacêuticos e Médicos da Atenção Primária à Saúde de Dourados. O projeto contou com o apoio da Coordenação de Programas Estratégicos, Departamento de Vigilância em Saúde e Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

A atualização teve início no mês de abril e a equipe do CRTH destacou a boa adesão dos profissionais convidados e a troca de informações gerada durante os encontros, com a exposição de dificuldades e experiências exitosas na condução dos casos de Tuberculose e Hanseníase nas unidades de saúde.

Nos encontros, os profissionais foram sensibilizados e alertados quanto ao impacto causado pela tuberculose e hanseníase na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos doentes.

Realizada nas acomodações do CRTH, a atualização possibilitou uma maior proximidade entre os profissionais, através do estabelecimento de uma rede de relacionamento entre as equipes envolvidas. Também foi apresentado aos participantes o laboratório de micobacteriologia do setor, reinaugurado recentemente, e que oferece a realização de exames importantes para o diagnóstico laboratorial da Tuberculose e Hanseníase, por meio de técnicas de microscopia óptica, bem como biologia molecular.

Nos últimos trinta dias, já foi possível observar um aumento importante nas solicitações de exames laboratoriais pelos profissionais da atenção primária. Houve um acréscimo de 40% na realização destes exames pelo laboratório do setor, o que resultará em incremento na detecção de novos casos de Tuberculose e Hanseníase.

Com os bons resultados da atualização, a equipe do CRTH irá oferecer de forma permanente ações semelhantes, visando à qualidade dos serviços, com foco na busca por novos casos , diagnósticos e tratamentos precoces e, consequentemente, controle destas doenças em Dourados.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile