A Secretaria de Saúde do Estado de MS confirmou que um homem de 41 anos de idade, morador de Campo Grande, é a primeira pessoa de Mato Grosso do Sul a contrair a varíola dos macacos, doença que se espalhou pelo mundo neste ano a partir da Europa.
O homem apresentou sintomas como febre, adenomegalia (ínguas), erupção cutânea (feridas) na pele e na genitália. Conforme a SES, a doença se manifestou no dia 29 de junho último. Ele viajou para São Paulo (SP) entre os dias 16 e 19 de junho.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o paciente ficou em isolamento domiciliar, sem necessidade de hospitalização e encontra-se com as lesões cicatrizadas e não possui mais risco de transmissão.
O exame foi realizado e confirmado pelo laboratório de referência localizado no estado do Rio de Janeiro. A Vigilância em Saúde do município e do Estado estão acompanhando o caso.
Mato Grosso do Sul registrou até o momento quatro casos notificados, sendo três descartados.
O último caso investigado pela Secretaria de Saúde foi uma criança, de dois anos, residente em Londres, no Reino Unido, que esteve em Mato Grosso do Sul.
(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)