Cidades

CONECTA-MS avança levando conectividade, conhecimento e capacitação a todo o Ms

. O sinal de internet é provido por um satélite chamado GESAC que possibilita navegar em uma boa velocidade.

Publicado

on

Na atual gestão, a criatividade e a CT&I são princípios norteadores da política de estado, com diretrizes, programas e ações transversais e sustentáveis perpassando por várias secretarias. As diretrizes traçadas para a CT&I são operacionalizadas por meio do fomento a programas e projetos de pesquisas, de ambientes de inovação, de formação e qualificação de pessoas/pesquisadores, da atração de talentos, transferência de tecnologia, divulgação e popularização da ciência para a sociedade.

Com o encerramento do TECSOCIAL em 2020 (convênio com o governo federal que viabilizou a instalação de 11 centros de inclusão digital), o governo do estado enxergou que não poderia parar dada a importância das salas digitais para as comunidades longínquas, principalmente, em um ano em que a pandemia isolava alunos de suas escolas, pessoas de suas famílias e todos do conhecimento. Sendo assim, buscou parceria novamente com o governo federal, e deu continuidade ao projeto investindo na iniciativa do hub Comunidades Rurais Conectadas em Mato Grosso do Sul – programa CONECTA MS que integra as ações de conectividade no campo, em parceria com os Ministérios da Agricultura e das Comunicações. O sinal de internet é provido por um satélite chamado GESAC que possibilita navegar em uma boa velocidade.

As novas salas, montadas com recursos da SEMAGRO, são equipadas com computadores, algumas tem data show, impressoras e TV, mobiliários e bolsistas que são remunerados por uma parceria SEMAGRO/SENAI-MS. Além da utilização para comunicação, os locais recebem diariamente moradores das comunidades que buscam conhecimento e capacitação. Os monitores são frequentemente treinados pela equipe da CT/I da Semagro para que eles possam divulgar ações oriundas das políticas públicas do governo do estado, além de cursos nas áreas de informática, produção rural e empreendedorismo.

O impacto positivo da conectividade na zona rural, permite a comunicação de dados em banda larga a partir de faixa dedicada a essa transmissão com alta velocidade e qualidade para locais remotos e de difícil acesso. O programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) leva inclusão digital a áreas remotas do Estado, já conta com 101 pontos de internet distribuídos em 28 salas. E com o investimento da Ciência e Tecnologia no Estado deve chegar a 50 salas até o final do ano.

Wi-Fi Brasil

Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras.

O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

O programa é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação, as TIC’s.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Sair da versão mobile