A Prefeitura de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), é parceira do projeto “City Branding – Uma marca para Dourados”, lançado pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com colaboração da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). O objetivo é criar um símbolo que represente a cidade, atraia investimentos e seja destaque para divulgar os produtos e serviços genuinamente douradenses.
“Tivemos essa grande satisfação de acompanhar em parceria com a Aced e com a um Unigran, o concurso que vai escolher a marca e o slogan de Dourados. Isso vai poder fazer parte dos rótulos de produtos que são produzidos aqui no município e vem também para poder divulgar o município junto ao ambiente global, a fim de, realmente, promover os itens da nossa região. Toda cidade que prospera, que está em fase de crescimento, possui esses modelos de marketing bastante fundamentais”, comenta o secretário da Semdes, Cleriston Recalcatti.
A nova marca deve gerar uma revitalização do espírito local, expandir a consciência econômica e cultural, proporcionando desenvolvimento inteligente na formação de identidade e valorização da cidade. Segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados tem ganhado cada vez mais destaque como um importante centro de serviços, de transações comerciais e formação educacional.
“Acreditamos que a criação de uma marca para Dourados é a bússola para o futuro da cidade. Vamos conseguir promover nossos produtos e atrair investimentos, inclusive para políticas públicas de desenvolvimento. Estamos muito felizes, nos inspirando em vários exemplos de sucesso, Nova York fez isso, Peru fez isso e sobram outros casos pelo mundo. Queremos trazer o que há de mais moderno no mundo, precisamos ter uma ‘cara’ e assim recuperar o orgulho dos douradenses e atrair outros que querem construir uma vida na nossa cidade”, disse o Diretor de Relações
Institucionais e Internacionais da Aced, Aurélio Rolim Rocha.
A escolha acontece por meio de um concurso cultural, dividido em duas etapas, entre produção e votação popular. A
primeira foi voltada aos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Unigran, que foram responsáveis por criar logotipo e o slogan. O material produzido pelos estudantes foi avaliado por um júri técnico que selecionou três marcas e três slogans.
Agora é a vez da população participar da seleção da marca oficial. As três propostas de marca e slogan escolhidas pela banca julgadora passam por votação popular entre os dias 10 e 19 de novembro. “Quem melhor pode escolher é o nosso cidadão, então agora está na mão do douradense. A partir dessa escolha vamos fazer a grande divulgação no dia do aniversário da cidade, 20 de dezembro”, destaca Cleriston Recalcatti.
Além da importância profissional de participar de um momento histórico para o município, os estudantes ganhadores receberão prêmios em dinheiro e menções honrosas. “Vejo como uma oportunidade de escrever o seu futuro profissional. Não só pela visibilidade e experiência, mas também e principalmente pela contribuição histórica à
nossa cidade. Será um marco na vida e carreira desses acadêmicos”, destaca Lana Guedes, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda.
A Prefeitura de Dourados, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), lançou três editais de processos seletivos para contratação temporária de profissionais da área da educação. As inscrições, abertas no dia 26/11, são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br até o dia 29 de novembro de 2024.
O edital nº 130/2024 é voltado para Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38. Já o edital nº 131/2024 contempla a formação de cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais, incluindo as áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por fim, o edital nº 132/2024 é direcionado a professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas e habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.
“Neste processo vamos valorizar as capacitações realizadas para os professores pela SEMED, unidades escolares e Ceim’s. Elas valem ponto, é uma forma de reconhecer a participação dos profissionais”, explica o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo.
Segundo ele, para as vagas de Auxiliares de Apoio Educacional, também serão consideradas as experiências nas áreas de atuação, para isso, o candidato precisa comprovar as mesmas.
Todos os candidatos devem preencher os requisitos estabelecidos nos respectivos editais, como formação adequada para a função pretendida. A seleção será realizada em etapa única e baseada em análise de títulos e experiência.
O processo seletivo não oferece vagas para professores de Artes, Inglês e Professor de Apoio Pedagógico Educacional (APE), para esses profissionais será utilizada a lista do concurso vigente.
A lista de classificados será divulgada no Diário Oficial do Município, e a contratação estará condicionada à necessidade da administração pública. Para mais detalhes, os interessados devem consultar os editais completos disponíveis no site da Semed (clique aqui).
Os contribuintes de Dourados têm até o dia 29 de novembro para regularizar suas dívidas junto ao município com condições especiais de desconto, através do programa Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de abatimento em juros e multas para pagamentos à vista e até 60% para parcelamentos.
“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, afirma o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
O atendimento para adesão pode ser realizado presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, no Centro, ou no Poupatempo, situado à rua Salviano Pedroso, 1050 – Jardim Água Boa. Mais informações no site oficial da prefeitura.
Lançado em julho deste ano, o programa contempla tanto pessoas físicas quanto jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. O objetivo é facilitar a regularização de pendências fiscais, promovendo um alívio para os contribuintes e impulsionando a arrecadação municipal.
O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.
A família de acolhimento representa para a criança ou adolescente uma possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio, harmonioso, seguro e livre de qualquer tipo de violação de direito. Receber uma criança em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho, bem como não é um processo de adoção.
A família de apoio assume o papel de parceiro no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta. Toda a família acolhedora recebe uma ajuda de custo, enquanto durar o acolhimento. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.
Normalmente cada família acolhedora acolhe uma criança e/ou adolescente por vez, exceto quando se trata de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
As inscrições estão abertas de 25 de novembro à 13 de dezembro e serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, cito à Rua Dom Aquino Corrêa nº 884 Centro. Esta modalidade de acolhimento não é adoção.