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Educação

Com mais de R$ 11 milhões investidos, duas escolas estaduais de Costa Rica são reformadas

O prefeito Delegado Cleverton Alves dos Santos agradeceu pelo apoio do Governo de MS

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Governo do Estado, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), entregou na tarde de quarta-feira (19.04) a reforma de duas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino). Tratam-se da Escola Estadual Santos Dumont e Escola Estadual José Ferreira da Costa, ambas localizadas no município de Costa Rica.

EE Santos Dumont

A unidade escolar, direcionada pela professora Leiliane Martins Urzedo Barbosa e diretora adjunta Simone Aparecida Silva de Morais, conta com 629 estudantes matriculados em 20 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Sendo 2 turmas de 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral e 1 turma de 2º ano do ensino Médio com a oferta do Ensino em Tempo Integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”.

“É uma satisfação receber todos em nossa escola para este momento tão importante, batalhamos muito para que chegássemos este instante , o quanto nossa escola está bonita, uma conquista, não só da gestão, mas de toda comunidade de Costa Rica que merecia a Santos Dumont como está hoje”, mencionou diretora Leiliane Barbosa.

“Colegas professores, servidores e estudantes, o Governo de Mato Grosso do Sul fez a sua parte, o município vai fazer a sua também, destinamos uma emenda de projeto para internet para unidade escolar, que contribuiu e continua contribuindo tanto para o formação de nossos jovens de Costa Rica”, mencionou a vereadora Professora Manuelina Martins da Silva, ex secretária municipal de Educação e ex-presidente da UNDIME/MS.

“Estou assumindo a Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul e ficou muito feliz quando vejo o lado esportivo com tanto investimento por parte da SED, temos muitas ideias e projetos para Mato Grosso do Sul, através do PRODESC e, com toda certeza, com o trabalho conjunto, quem sairá vencedor será o estudante sul matogrossense”, enfatizou Diretor presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

O prefeito Delegado Cleverton Alves dos Santos agradeceu pelo apoio do Governo de MS e da Secretaria de Estado de Educação pelos investimentos na educação de Costa Rica, “não apenas de nossa cidade, mas tem todo estado recebendo obras e programas que vem de encontro comos anseios da comunidade, agradecer o empenho do ex governador Reinaldo e da dedicação do nosso governador Eduardo Riedel, que olha para frente e contribui para o desenvolvimento de nossa região com obras determinantes, enfím o governo do estado vem cumprindo conosco todas as promessas, quem ganha é a comunidade”, relatou.

Secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, representando o governador Eduardo Corrêa Riedel, mencionou a toda comunidade escolar a importância da entrega da reforma das unidades “inicialmente quero deixar registrado que Delegado Cleverton foi o primeiro prefeito que me procurou, lutando para trazer ensino superior para costa rica, parabéns por colocar educação como prioridade, quero mencionar aos pais, professores e estudantes obrigado pela paciência, passamos por uma pandemia, foi muito difícil, mas estamos vencendo, e obras como est dão oportunidade aos nossos estudantes de um ambiente melhor para aprendizagem, para nossos professores e servidores proporcionar e desenvolver com exccelência o ensino aos nossos estudantes de Mato Grosso do Sul “, finalizou.

Os serviços de intervenção incluem impermeabilização, substituição de cobertura, revestimentos de pisos, paredes e forros, esquadrias, pintura geral interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha, adequação de calçadas internas e externas, serviços hidro sanitários, urbanização, reforma da quadra e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.

Já os equipamentos entregues foram freezer, refrigerador, liquidificador, forno industrial, processador de alimentos, ar condicionado, dispenser, armários, mesas para diretor e professores, mesa de refeitório, conjuntos escolares, micro computadores, tabletes, Chromebook’s, laboratório, dentre outros.

Histórico

No dia 10 de março de 1.949, foi criada em Taquarussu, Município de Camapuã, com a denominação de “Filintro Muler” a Escolar Rural Mista. Em 27 de maio de 1.969 foi elevada à categoria de Grupo Escolar, com a denominação de Escolas Reunidas de Costa Rica.

No ano de 1.972, atendendo a pedidos da comunidade, a escola passou a oferecer as séries finais do Ensino de 1º Grau. Em 1.974, democraticamente, foi realizado junto à comunidade estudantil um plebiscito para a escolha de um nome para a referida escola.

A escolha recaiu sobre o nome do brasileiro Santos Dumont. A partir do ano de 1976, para atender as necessidades da comunidade, a escola passou a oferecer o Curso Magistério, e em 03 de abril de 1.978, elevou o nível da escola de 1º para 2º Grau. Em março de 1.981, a comunidade comemorou e ganhou novas instalações, mobiliário novo e sede nova.

As gestões da escola sempre pautaram pelo comprometimento e excelência oferecendo cursos como o Magistério, Normal médio, Técnico em contabilidade e em administração, e atualmente o agronegócio e se tornando atualmente escola parcial em tempo integral.

No ano de 1991, através do Decreto nº 5.868, de 17 de abril de 1991, a democracia chega na Escola com a implantação do Colegiado Escolar e eleição direta para Diretor. A comunidade teve a oportunidade de escolher pela primeira vez na sua história o diretor, sendo eleito, através do voto direto e secreto, o professor José Bernardino Bruno. Na mesma oportunidade a comunidade também elegeu os membros do Colegiado Escolar.

No ano de 2.008 houve a instalação da Sala de Tecnologia. No dia 20 de fevereiro de 2009 de acordo com a Resolução nº 2230 da SED foi criado e implantado o Projeto Além das Palavras para atender os componentes curriculares/disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. No ano de 2010 houve também a implantação do CAAT na Escola. Foi autorizado de acordo com a Resolução da SED/MS nº 2391 de 2010 o curso Técnico em Contabilidade – Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios – Educação profissional Técnica de nível médio. No ano de 2012, de acordo com os avanços tecnológicos, foi estabelecido pela SED/MS no mês de agosto a realização do planejamento on-line.

A escola viabilizou para o ano de 2012, de acordo com a Cartilha de Acessibilidade do Estado de Mato Grosso do Sul o Projeto de Acessibilidade para o atendimento aos alunos com necessidades específicas. Em 04 de janeiro de 2012 de acordo com a Instrução Normativa 01 e Resolução nº 2509 Projeto Além das Palavras que atendia os componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática foi transformado em Programa Além das Palavras.

A Resolução/SED nº 3.293, de 22/06/2017 implantou o Curso Normal Médio – Habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental, o curso se manteve até 2018.

A escola vem se destacando no IDEB desde 2013 até os dias atuais, vem melhorando as proficiências essenciais no processo de ensino aprendizagem, com destaque para os anos iniciais que atingiu uma das melhores médias nacionais, sendo 6.8 e no último IDEB de 2021, manteve-se com a média, mesmo em anos de pandemia, o que mostra a responsabilidade e compromisso mantido em sua missão.

Diretores e referência

 

As gestões da escola sempre pautaram a qualidade do ensino como prioridade e entre todos os gestores a missão vem sendo cumprida com excelência, os diretores que passaram pela escola são João Margoso, Almir Paiva Lafiti, Ana Alves de Moraes, Vilaí Dias Oliveira, Nilza Silva Lemos, Irene Nunes Machado, Rosa, Nelson Silva Soares, Wilse, Ivonete Correa Gomes Carvalho, José Bernardino Bruno, Semi Faustino Alves, Vair Eduardo da Silva, Edmundo Barbosa da Costa e desde 2018 Leiliane Martins Urzedo Barbosa.

Além de todas as conquistas e tradição a EE Santos Dumont é referência em educação em nosso município, atingindo e sendo destaque em aprovações em vestibulares, avaliações internas e externas. A escola tem o papel fundamental em formar cidadãos éticos, comprometidos com os problemas da sociedade e busca incentivar a pratica de esportes, a busca de uma vida saudável e socialmente alegres, através de eventos tradicionais como a Festa Junina, Festa das Nações, feiras culturais e de ciências entre outros.

EE José Ferreira da Costa

A diretora Liliane Carrijo Gomes de Menezes e diretor adjunto Weiller Resende Carrijo recepcionaram o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher e secretário adjunto Edio Castro, para  o descerramento da placa inaugural da reforma da Escola Estadual José Ferreira da Costa.

A escola conta com 1060 estudantes matriculados em 32 turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todas trabalhando em período parcial, além disto, atendemos programa de correção de fluxo, são duas turmas de AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e 2 turmas de EJA – Conectando Saber (Educação de Jovens e Adultos), por fim, ainda trabalha com oferta de 2 turmas de Normal Médio.

“A reforma é um sonho antigo da comunidade e com certeza veio em um momento importante para que nossos estudantes tenham condições físicas e pedagógicas de desenvolverem habilidades para se relacionarem consigo mesmos e com os demais, tendo autonomia e competências para lidarem com novos desafios que virão. Desejo que os estudantes tomem posse da escola, cuidem desse espaço e aproveitem ao máximo cada instante que por aqui estiverem, afinal toda ação escolar, é planejada para que eles tenham condições de alcançar seus sonhos e objetivo”, ”, menciona gestora Liliane.

“São dias como este que nos fazem tão alegres , enaltecendo a educação, desporto e cultura de nosso Estado de MS, com entrega de mais de R$11 milhões em investimentos nas duas escolas da REE de Costa Rica, uma satisfação poder estar em um municipio progressista e muito bem administrado pelo Delegado Cleverton, parabenizar a diretora liliane e toda equipe escolar pela brilhante gestão na unidade escolar. O governo de MS há 08 anos faz gestão municipalista, tínhamos escolas que há mais de 50 anos não tinha passado por um procedimento, tão pouco uma pintura, hoje temos o orgulho de dizer que estamos chegando na totalidade, o governador Eduardo Riedel já nos incumbiu de terminar, seja com reforma, ampliação ou reparos, todas as unidades escolares de Mato Grosso do Sul”, mencionou secretário adjunto de Estado de Educação Edio Castro.

Investimentos

Foram investidos o montante de R$ 3.799.702,32, sendo que R$ 196.586,12 em equipamentos e R$ 3.603.116,20 no prédio, com serviços de reforma geral da unidade escolar com acessibilidade, contemplando adequação da edificação às normas vigente de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária.

Os serviços de intervenção incluem impermeabilização, substituição de cobertura, revestimentos de pisos, paredes e forros, esquadrias, pintura geral interna e externa, reforma dos banheiros e cozinha, adequação de calçadas internas e externas, serviços hidro sanitários, urbanização, reforma da quadra e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade discente.

Com relação aos equipamentos foram adquiridos dispenser, mesa para diretor e adjunto, conjuntos escolares, micro computadores, tabletes, Chromebook’s, laboratório, dentre outros.

Histórico

A unidade escolar teve seu nome deferido em homenagem a José Ferreira da Costa, com a denominação na unidade, por seu desempenho, e por ter enfrentado com grande êxito o curso da vida, foi pioneiro e fundador de Costa Rica.

A escola iniciou suas atividades em março de 1977, com apenas seis salas de aula, na época atendendo aproximadamente 347 (trezentos e quarenta e sete) alunos, da zona urbana e rural. Os mesmos eram matriculados de 1ª a 4ª séries e, por contar com profissionais que desempenharam um trabalho voltado para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo, comprometidos com o futuro dos alunos, a mesma foi ganhando protagonismo na sociedade, sendo necessária sua ampliação.

Em agosto de 1989, foi implantada na escola a Coordenação Pedagógica. No ano de 1991, através do Decreto nº 5.868, de 17 de abril de 1991, a democracia finalmente chega na Escola com a implantação do Colegiado Escolar e Eleição direta para Diretor. A comunidade teve a oportunidade de escolher pela primeira vez na sua história o Diretor, sendo eleito, através do voto direto e secreto.

No ano de 2005, com o objetivo de utilizar as tecnologias educacionais no processo pedagógico para a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem, foi publicada a Resolução/SED nº 1.842, de 08 de abril de 2005, que dispõe sobre a criação das Salas de Tecnologias Educacionais – STE nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino.

Em 04 de janeiro de 2012 de acordo com a Instrução Normativa 01 e Resolução nº 2509 o Projeto Além das Palavras que atendia os Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática foi transformado em Programa Além das Palavras, o programa passa a dispor de Coordenação  de Área para os Componentes Curriculares/ Disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O Programa “Além das Palavras” deixou de fazer parte da rotina da escola no ano de 2015, os coordenadores de área também deixaram de existir nesse mesmo ano.

Em 03 de fevereiro de 2020, conforme disposto na Matriz Curricular, passam a compor o currículo os componentes curriculares Pesquisa e Autoria e Projeto de Vida.

No ano de 2022 para atender às necessidades de potencializar ações de educação científica e tecnológica, por meio de atividades inovadoras implanta-se na escola o Projeto Pedagógico Práticas Inovadoras, por meio da RESOLUÇÃO/SED Nº 4.031, de 05 de maio de 2022.

PPP

A escola traz em seu Projeto Político Pedagógico o desenvolvimento intelectual, social, físico e moral de seus educandos, tem como intuito assegurar um ensino público de qualidade, a escola juntamente com o apoio da Comunidade Escolar.

Tem como missão o fortalecimento da cidadania; buscando oferecer um ambiente de aprendizagem e uma prática pedagógica, que favoreça o desenvolvimento de competências em que o estudante tenha a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar consigo mesmo e os outros, compreendendo e gerindo suas emoções, estabelecendo e atingindo objetivos, tomando decisões autônomas / responsáveis, e enfrentando situações novas de maneira construtiva e criativa.

Denominações

Desde sua criação até o momento a Unidade Escolar teve várias denominações: 1977 a 1988 – Escola Estadual de 1º Grau “José Ferreira da Costa”; 1989 – Escola Estadual de Pré-Escolar e 1º Grau “José Ferreira da Costa”; 1990 a 1997 – Escola Estadual de Pré-Escolar, 1º e 2º Grau “José Ferreira da Costa”; A partir de 1998, passou a ter a seguinte denominação Escola Estadual José Ferreira da Costa.

Hoje a Escola Estadual José Ferreira da Costa, é a maior unidade escolar do município de Costa Rica e conta com mais de 1000 alunos matriculados, doze salas de aula, área administrativa, recreio coberto, biblioteca, cozinha, sala de tecnologias educacionais, quadra poliesportiva coberta, além de uma equipe preparada, que faz a diferença e confia no sucesso dos seus estudantes. Trazendo em seu histórico uma lista de conquistas, reflexo de um trabalho de envolvimento de toda a comunidade escolar e preserva a sua história antes mesmo do Ato de sua criação.

Direção

Construindo história, não esquecemos jamais e agradecemos aos diretores, diretores adjuntos e secretários, que se eternizaram em todo o contexto essencial desta escola.

 

Fazem parte da história dessa escola os diretores: Ivonete Correa Gomes Carvalho, Evair Gomes de Oliveira, Dalva Donizete Martins Barbosa, Florinda Maria Soares Oliveira, Helena Otoni Camargo Braun, Antonio Barbosa da Costa, Maria de Fátima Martins Gomes Maia.

Diretores adjuntos: Carmen Silvia Paulino Matheus, Márcia Aparecida de Souza Oliveira, Maria de Fátima Martins Gomes Maia, André da Silva. Secretários Escolares: Rosa Maria Faria, Vinicia Nascimento da Silva, Noelia Medereiros Brun, Adelmo Mariano de Brito, Gleice Marta Correa Barbosa, Edileusa Lopes Martins, Liliane Carrijo Gomes de Menezes, Valdete Aparecida Pereira de Araujo Baches.

Hoje os servidores que encontram-se a frente dos trabalhos educacionais são eles: secretária escolar Anne Leal Rodrigues Gonçalves; coordenadora de Práticas Inovadoras Gleice Rodrigues Miranda Silva; coordenadoras Edriângela Queiroz Celestrino Oliva, Marcela Maioli Baduy, Nereide Soares Santos, Tamara Esteves Vasquez, Winnie Reiller da Silva.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Escolas buscam soluções para regular o uso de celular pelos alunos

Brasil busca uma norma nacional para tecnologias na sala de aula

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Caixas para guardar celulares e perda de pontos em avaliações são algumas das estratégias usadas para que estudantes não se distraiam nas salas de aula com os celulares pela Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza. A escola recebeu nesta quinta-feira (31) a visita dos ministros da Educação que participaram dos encontros do G20 nesta semana.

Apesar de alguns estados e municípios já restringirem o uso dos aparelhos nas escolas, o Brasil busca uma norma nacional para regular o uso de smartphones e outros aparelhos eletrônicos.

Para a estudante Débora de Paula, do 1º ano do ensino médio da escola, a restrição é bem-vinda. “O celular para fins educativos pode ser muito bem utilizado, mas a gente tem que ter certos cuidados para que a gente não distorça um pouco o uso dele. Até porque a gente tem que estar atento ao que o professor está falando. A gente quer prestar atenção ao conteúdo que está sendo dado, que é aquilo que a gente vai usar para a nossa vida”.

Débora cursa na escola produção audiovisual. Ela conta que no curso a estratégia é tirar nota de quem usa o aparelho indevidamente. “Tem essa outra nota, que é a nota de perfil, que a gente começa com 10 pontos e, dependendo de alguns pontos a gente vai perdendo. Um deles é o uso indevido do celular. Então aqui a gente tem esse incentivo de não usar o celular durante a sala de aula, a não ser quando o professor está pedindo”.

Isso ajuda a própria estudante a controlar o uso também fora da escola. Na casa dela, ela instituiu até para os pais a regra de usar o celular só até as 22h.

Fortaleza (CE), 31/10/2024 - Ministro da Educação Camilo Santana durante visita à Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira. Foto: Ângelo Miguel/MEC
Fortaleza (CE), 31/10/2024 – Ministro da Educação Camilo Santana durante visita à Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira. Foto: Ângelo Miguel/MEC

A estudante Lua Clara também está no 1º ano de produção audiovisual e, da mesma forma, tenta controlar o uso do aparelho. “Justamente para não sugar a sua energia. Porque às vezes uma adolescente fala ‘nossa, eu estou tão cansado, com dor de cabeça’. Porque foi dormir às 2h da manhã e estava jogando um jogo. Então, é controlar, mas se adaptar também”, defende.

Já no curso profissional de eletromecânica, a estratégia é guardar os aparelhos dos estudantes, conta Allan Sousa, estudante do 2º ano do ensino médio.

“Eu uso o celular quando o professor permite, inclusive na minha sala de aula”, diz. “O nosso diretor de turma, ele conversou com os pais e eles aceitaram fazer uma caixinha onde a gente coloca os nossos celulares. E a gente só pega se o professor permitir, quando a gente for usar para poder fazer atividade mesmo”.

Ele também apoia a restrição do aparelho. “O celular é um dos principais motivos para distrair o aluno em sala de aula. Imagina, o aluno está tendo uma aula sobre alguma coisa, aí aparece uma notificação do celular que, às vezes, pode ser mais interessante do que a aula que ele está tendo em si”, diz o estudante.

O diretor da escola, Kamillo Silva, diz que a instituição busca um equilíbrio. “A ideia é usar as tecnologias com sabedoria”, diz. “Se há uma competição muito grande com a questão relacionada à atenção, que o celular seja diminuído. Se a gente pode utilizar como recurso para a resolução de problemas, como é o caso da educação profissional e do ensino médio, que ele seja mais liberado. Então, talvez o desafio seja encontrar esse equilíbrio. Para nós, para o ensino híbrido, é mais um espaço, é mais uma ferramenta para a resolução do problema, para a aprendizagem, para a devolutiva das atividades também”.

Tecnologia no mundo

O uso da tecnologia nas escolas é tema de debate nos encontros internacionais que ocorrem essa semana em Fortaleza. Foi discutido tanto nos encontros de educação do G20, que terminaram nessa quarta-feira (30), quanto na Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que começou nesta quinta-feira (31).

O relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, aponta que o uso da tecnologia é muito desigual entre os países. Em países de alta renda, oito em cada 10 adultos conseguem enviar um e-mail com um anexo, mas em países de renda média, como é o caso do Brasil, apenas 3 em cada 10 adultos são capazes de fazer isso.

Segundo o diretor do relatório GEM, Manos Antoninis, uma das mensagens mais impactantes do relatório é a queda na aprendizagem dos estudantes em todo o mundo. De acordo com ele, essa queda começou a ser observada em 2010, antes mesmo da pandemia. Entre as razões para que isso ocorra, sobretudo em países de renda alta e média, como o Brasil, está o uso de tecnologia nas escolas.

“É irônico porque todos esses que vendem a tecnologia, prometem que a tecnologia melhora a aprendizagem. A realidade é que quando há um melhoramento é só para muito poucos. Para a maioria dos alunos há um efeito negativo”, disse.

Regras nacionais

Nesta quarta-feira (30), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 104/2015, que proíbe o uso de celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis nas salas de aula de escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas.O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Pelo PL, o celular pode ser usado apenas para atividades pedagógicas, ou seja, orientadas pelos professores, nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano e no ensino médio. Já nos anos anteriores, na educação infantil e nos anos iniciais do fundamental, do 1º ao 5º ano, o uso fica proibido. O texto, no entanto, permite ainda o uso do aparelho para fins de acessibilidade, inclusão e condições médicas.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Ministro diz que Pé-de-Meia impulsionou as inscrições no Enem

Exame deste ano superou em 10% os confirmados em 2023

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O programa Pé-de-Meia impulsionou as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Com 4,3 milhões de inscritos, o exame superou em 10% os confirmados em 2023. O Enem será aplicado neste domingo (3) e no próximo (10).

“Nós tivemos um incentivo do Pé-de-Meia, que garante que quem fizer as duas provas do Enem recebe mais uma parcela mensal. Eu acho que isso deu esse estímulo, e eu espero que a gente possa ter um sucesso no Enem”, disse nesta quarta-feira (30).

O programa Pé-de-Meia funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no ensino médio. O programa, que é voltado para estudantes de famílias inscritas no CadÚnico e com renda por pessoa mensal de até meio salário mínimo, faz pagamentos mensais e anuais aos alunos que estão matriculados e frequentando as aulas.

Além desses incentivos, o estudante também recebe R$ 200 pela participação no Enem.

Recuperar as inscrições no Enem é preocupação do governo. Isso porque o total de pessoas inscritas para o Enem vinha caindo desde 2017. O recorde de inscritos foi em 2014, quando mais de 8,7 milhões de pessoas se candidataram para fazer as provas. Em 2017, mais de 6,1 milhões de pessoas se inscreveram.

Mas, em 2022, esse número caiu para quase a metade, com pouco mais de 3,3 milhões de candidatos. Agravado pela pandemia, o ano de 2021 foi o que apresentou o menor interesse pelo Enem desde 2005, com apenas 3,1 milhões de inscritos.

“Hoje você faz a prova do Enem onde você está e pode concorrer para qualquer universidade do Brasil inteiro. Então, isso democratizou, deu oportunidade para todos. Infelizmente, nos últimos anos, o Enem não estava sendo estimulado. A curva era descendente do número de inscritos. Nesses dois anos, a gente conseguiu recuperar”, avaliou Santana.

De acordo com o ministro, aumentou nesta edição a porcentagem de estudantes egressos do ensino médio que se inscreveram no exame. Para esses estudantes, nas escolas públicas, as provas são gratuitas. Os estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia estão entre esses estudantes. Ao todo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1,6 milhão de inscritos são concluintes do ensino médio. Em 2023, esses estudantes eram 1,4 milhão.

“Nós demos um salto importante para garantir que os alunos que estão regularmente matriculados no terceiro [ano do ensino médio], que vão concluir o ensino médio, se matriculassem. Vários estados se inscreveram, até porque é gratuito. E é a única porta de entrada para o jovem da universidade. Então, não há motivo para o jovem não se inscrever no Enem”, disse o ministro.

Os dados do Inep mostram que o Distrito Federal e 13 estados tiveram 100% dos estudantes concluintes das escolas públicas inscritos no Enem: todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, que teve 83,42% dos estudantes concluintes inscritos; Acre, Amapá, Pará, Goiás e Espírito Santo. Todos os demais tiveram inscrições desse público acima de 70%.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. É utilizado para o ingresso em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Também é usado, por exemplo, para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande empossa 448 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

A nomeação está publicada no Diogrande n.º 7.691, em edição extra de 23 de outubro de 2024.

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Para reforçar o efetivo da Rede Municipal de Ensino – Reme, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), promove até o dia 1º de novembro, a posse de 448 novos professores aprovados no Concurso Semed/2023. A nomeação está publicada no Diogrande n.º 7.691, em edição extra de 23 de outubro de 2024.

Os novos servidores foram distribuídos conforme as necessidades educacionais, incluindo 200 professores para a Educação Infantil e 250 para os anos iniciais, além de profissionais para disciplinas específicas como Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Arte, totalizando 448 novos docentes para atuar nas escolas da Capital.

Entre os professores empossados, um momento especial chamou a atenção dos servidores da Gerência de Concurso (Gecon): Rafaela Beatriz da Silva Ribeiro, de 28 anos, foi surpreendida com um pedido de casamento enquanto assinava seu termo de posse. Natural de Dourados, Rafaela assume o cargo nos anos iniciais da Reme, realizando um sonho que, segundo ela, é fruto de muitos anos de esforço e dedicação. O pedido foi feito por seu namorado Elton Olinski Farias, que também é servidor público, após quatro anos de relacionamento.

Rafaela descreveu a surpresa como um dos momentos mais felizes de sua vida. “Foi uma surpresa, literalmente, além de ser um momento muito esperado. Tudo isso acontecendo junto. Foi um dos melhores dias da minha vida, dia de conquista, de crescimento, assinatura do termo de posse e oficialmente de professora concursada dos Anos Iniciais. É uma conquista que é fruto de muito estudo, dedicação e esforço! ”

Além de celebrar o novo passo em sua vida pessoal, Rafaela destacou a satisfação de contribuir para a educação pública, que ela tanto valoriza. “Agora, finalmente, poderei retribuir tudo aquilo que a educação pública fez por mim. Vou fazer pelos meus alunos, o que meus professores fizeram por mim. Estarei lá para mostrar, auxiliar e ensinar que, com dedicação e esforço, conquistamos aquilo que almejamos”, conta.

Com a posse desses novos professores, a Prefeitura de Campo Grande reafirma seu compromisso com a valorização da educação e com o aprimoramento constante das condições de ensino na rede municipal, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e preparando-os para os desafios do futuro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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