Atlas de Obesidade Infantil, publicado pela World Obesity Federation, alerta para o problema de saúde pública no País. Somente em Mato Grosso do Sul, segundo a publicação, cerca de 12,3% das crianças entre cinco e nove anos estão com obesidade.
Já entre crianças menores, há uma redução – 6% das crianças de dois a quatro anos estão com obesidade, enquanto 6,3% das menores de dois anos apresentam obesidade. Já os dados sobre excesso de peso mostram que 16,1% das crianças com menos de 2 anos são atingidas pelo problema, bem como 14,8% das crianças entre 2 e 4 anos, e 30,1% das que estão entre 5 e 9 anos.
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) alerta que crianças com obesidade desenvolvem problemas de saúde, com maior facilidade, que podem evoluir para a fase adulta. Entre elas, está aumento da possibilidade de doenças cardiovasculares, hipertensão e distúrbios metabólicos.
Segundo o mesmo estudo, prevê-se que 23,12% das crianças de 5 a 9 anos e 18,60% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela obesidade até 2030. Estima-se que seja registrado um total de 44 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em todas as Américas.
(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)