fbpx
Connect with us

Saúde

Capital abre mais de 20 locais para vacinação contra covid-19 neste sábado

Continua aplicando dose 3 e dose 2

Publicado

on

Neste sábado (11), a Prefeitura de Campo Grande abre mais de 20 pontos de imunização nas sete regiões urbanas e distritos para a vacinação contra a Covid-19.  O atendimento acontece de 7h30 às 17h em todos os locais.

Conforme o calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), haverá aplicação  da dose de reforço (terceira dose) para os idosos de 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 06 de abril e para as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, para os imunossuprimidos o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.  É necessária aparesentação de laudo médico. que ateste um das condições relacionadas abaixo no ato da vacinação:

I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)
em uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune.
VII – Pacientes em hemodiálise.
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas,
auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Segunda dose

Pessoas que tomaram  a Coronavac-Sinovac-Butantan até o dia 17 de agosto,  Comirnaty-Pfizer até o dia 05  de agosto ou a Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 12 de julho, devem procurar um dos pontos de vacinação para receberem a segunda dose

Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar qualquer um dos locais de vacinação referenciados. A vacinação será feita mediante disponibilidade de doses.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Saúde realiza oficina preparatória do PlanificaSUS em Campo Grande

Durante a abertura do encontro, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões Corrêa, destacou a importância do PlanificaSUS para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado.

Publicado

on

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) realizou na quarta-feira (4) ‘Oficina Preparatória PlanificaSUS Campo Grande’, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, com o objetivo de expandir a planificação no Mato Grosso do Sul.

Durante a abertura do encontro, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões Corrêa, destacou a importância do PlanificaSUS para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no estado. Com a expansão do projeto para a macrorregião de Campo Grande, os cidadãos sul-mato-grossenses terão acesso a um atendimento mais humanizado e eficiente, com foco na prevenção e no cuidado integral.

“Campo Grande é a maior área e a mais complexa do nosso Estado, que ela sirva de exemplo para quando nós formos ampliar o Planifica para as demais regiões do nosso Estado e também para as demais linhas de cuidado. Vamos fazer boa utilização do recurso público e desenvolver um trabalho que daqui alguns anos os próximos gestores possam falar do belíssimo trabalho que foi feito, um trabalho realizado por todos nós”, afirmou o secretário.

O Estado tem se destacado na implementação do PlanificaSUS, um projeto estratégico desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). O objetivo principal do PlanificaSUS é aprimorar e integrar a APS (Atenção Primária à Saúde) com a AAE (Atenção Ambulatorial Especializada) na organização da RAS (Rede de Atenção à Saúde) no SUS.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa já foi implementada nas regiões de Jardim e Aquidauana na linha de cuidados materno infantil, buscando criar protocolos e fluxos de trabalho que tornem a APS mais acessível e eficaz, reduzindo o tempo de espera por atendimentos especializados e aumentando a satisfação dos usuários. Com a padronização dos processos e a adoção de boas práticas, espera-se que Mato Grosso do Sul consiga reduzir os indicadores de óbito materno e infantil, que são grandes desafios para o sistema de saúde pública.

Para a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante da Costa, o principal objetivo da SES é a sustentabilidade do projeto. “Sustentabilidade do projeto, esse é o nosso objetivo. Primeiro, aproveitar toda essa oportunidade e material que o Einstein traz para nós, essa transferência de tecnologia, e vocês vão perceber que eles trazem as ferramentas de trabalho e que essas ferramentas de trabalho podem ser customizadas, vocês vão perceber que é muito precioso isso. E a intenção é a gente padronizar esses processos de trabalho, tanto na gestão estadual, como na gestão municipal também. E a nossa linha de cuidado, a primeira que trabalhamos no Estado foi a linha materno infantil, essa metodologia é a nossa metodologia, o nosso carro-chefe”, enfatizou Karine.

A secretária municipal de saúde de Campo Grande, Rosana Leite, destacou a importância de realizar o PlanificaSUS na Capital do estado. “Isso faz do SUS essa pujança, é essa prática individualizada que ela se customiza e vai para as outras instâncias. E essa participação de todos vocês, cada um trazendo algo que possa ser contribuído”.

Além disso, a integração entre a Atenção Primária e a Atenção Ambulatorial Especializada tem se mostrado essencial para garantir que os pacientes sejam acompanhados de forma contínua e integral, evitando a fragmentação do cuidado. O PlanificaSUS também tem permitido a otimização dos recursos, através do uso de ferramentas de gestão que auxiliam no monitoramento e avaliação dos resultados das ações.

“Nós somos muito satisfeitos de ter o município de Campo Grande como participante do projeto e muito satisfeitos de renovar mais um triênio com o estado do Mato Grosso do Sul, essa parceria grande, com todo o time da secretaria”, finalizou o coordenador Nacional do PlanificaSUS, Márcio Paresque.

A oficina também contou com a presença da assessora e responsável pela Câmara Técnica da APS do CONASS, Maria José Evangelista, e do consultor do CONASS, Eugênio Vilaça Mendes.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

SUS passará a custear novo remédio para tratamento de neuroblastoma

Conitec aprova betadinutuximabe, conhecido como Qarziba

Publicado

on

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou nesta quinta-feira (5) a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Isso significa que o remédio passará a ser custeado e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.

O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.

Em janeiro deste ano, uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Em apenas três dias, a campanha alcançou a meta, mas a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma.

Na reunião da Conitec desta quinta-feira também foi aprovada a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica. Confira as demais deliberações da comissão aqui.

 

Neuroblastoma - infográfico sintomas e destaque. Foto: Arte/EBC
Arte/EBC

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

 

 

Continue Lendo

Saúde

Programas de residência abrem 63 vagas no Hospital Regional em Campo Grande

Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional estão com inscrições abertas

Publicado

on

A Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau/MS) está com processos seletivos em aberto para preenchimento de vagas em programas de residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Para o Programa de Residência Médica 2025 estão sendo ofertadas 33 vagas para acesso direto, discriminadas nas seguintes especialidades: Anestesiologia (2), Clínica Médica (7), Cirurgia Geral (5), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina Intensiva (3), Neurologia (2) e Pediatria (10). Com pré-requisito estão disponíveis dez vagas: Cardiologia (4), Coloproctologia (1), Gastroenterologia (2) e Nefrologia (3).

As inscrições para a residência médica iniciaram nesta quinta-feira, 5 de setembro, e seguem até dia 18 de setembro de 2024, e são feitas exclusivamente pelo site da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), pelo endereço www.amrigs.org.br ou www.amms.com.br.

Já o Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2025 ofertam 20 vagas em diversas áreas e três áreas de concentração, como mostra a tabela abaixo.

O período de inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2025 iniciou no dia 26 de agosto de 2024 e segue até 10 de setembro de 2024. As inscrições deverão ser realizadas através da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), exclusivamente pelo site www.fundatec.org.br.

É importante que cada candidato revise atentamente as informações e os cronogramas descritos nos editais disponíveis nos links abaixo.

Edital Programa de Residência Médica 2025

Edital Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2025

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67