fbpx
Connect with us

Esportes

Atletas de 13 municípios brilham nas Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul

A competição foi organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte

Publicado

on

No último fim de semana, de 12 a 14 de julho, ocorreu a 13ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A competição foi organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

As Paraesc são a principal competição de esporte paralímpico em nível escolar no estado, funcionando como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. O evento, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), reúne representantes de vários estados do país e tem como objetivo fomentar e incentivar a prática do esporte paralímpico, além de ser uma vitrine para a descoberta de novos talentos.

Estiveram em Campo Grande 158 estudantes-atletas, com idades entre 11 e 18 anos, competindo em modalidades individuais como atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa. As provas de atletismo foram realizadas no Parque Olímpico Ayrton Senna, enquanto as competições de bocha, parabadminton e tênis de mesa ocorreram no clube de campo da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira).

No total, 13 municípios participaram da competição escolar: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

Wendy Maciel Barbosa, 15 anos, ainda está em fase de diagnóstico de sua deficiência. Ela entrou para o esporte em 2018 e nunca mais parou. “Estou fazendo tratamentos para saber se sou autista ou tenho TDAH. Comecei a jogar tênis de mesa porque um professor me convidou, e isso mudou minha vida. O esporte é uma superação para mim, conheci novas pessoas e lugares. Participar das Paraesc pela primeira vez é uma honra”, compartilha Wendy.

Também de 15 anos, Maria Clara Peralta tem dificuldades com a coordenação motora e entrou no esporte por causa de seu irmão. “Eu jogava em um parque perto de casa até que o professor Diego Vidal me viu e me convidou para jogar tênis de mesa. Pratico há quatro anos e o esporte me ajudou muito com minha coordenação motora. Participar dos jogos é inspirador”.

João Pedro Ibañes, 15 anos, tem deficiência intelectual e joga parabadminton há seis meses. “Comecei no tênis de mesa há cinco anos, e agora estou no parabadminton, que está sendo excelente para mim. O esporte me ajudou a melhorar minha concentração e foco”.

O chefe da delegação de Nova Andradina, Wagner Jorge Rodrigues, trouxe 20 atletas para competir na bocha, atletismo e tênis de mesa. “A participação das crianças com deficiência nesses jogos é de suma importância. É nossa terceira competição, e cada vez trazemos mais atletas. O esporte ajuda no desenvolvimento motor e social dos participantes, além de promover inclusão”.

Rinaldo Benevides, técnico da equipe de Corumbá, ressalta a importância de trazer os alunos para os jogos, apesar das dificuldades de distância e transporte. “O esporte é um momento de vitória e descontração. Eles demonstram mais emoções e superação durante as competições”.

Jonas Everton Romão Alves, 13 anos, atleta da bocha, tem paralisia cerebral. Sua mãe, Gleicyane da Silva Romão, destaca a importância do esporte na inclusão social do filho. “A inclusão é fundamental para eles se distraírem e não pensarem em coisas negativas. Participar dos jogos é bom para ele conhecer cidades e se envolver no esporte”.

Ederson Marques Dolores, treinador da equipe de tênis de mesa de Dourados, valoriza a participação no paradesporto. “Temos uma delegação grande e cada dia mais motivada. O esporte melhora a vida escolar e social dos atletas”.

Lázaro Antonio de Sena, chefe da delegação de Aquidauana, destaca o crescimento do paradesporto em seu município. “Além de ser uma competição de alto nível que dá vaga para jogos nacionais, ela promove o paradesporto no nosso município. O esporte faz com que os atletas sejam reconhecidos e levem essa experiência para suas comunidades”.

Confira os resultados gerais das Paraesc 2024:

Bocha

Masculino Categoria A: Alejandro Apollo Prietro França (Campo Grande)
Feminino Categoria B: Ana Beatriz Vitória da Silva Monteiro (Campo Grande)

Parabadminton

Simples Masculino Cat. “A” SI7: Luiz Fernando Bueno de Brito (Aquidauana)
Simples Feminino Cat. “A” SL4: Suzanna Sena Salustiano de Souza (Campo Grande)

Tênis de mesa

Categoria A Masculino (Classe 11): Khayo Brito (Campo Grande)
Categoria A Feminino (Classe 11): Kauanny Berçocanga (Campo Grande)

Atletismo

Resultado das Equipes Masculinas: Campo Grande
Resultado das Equipes Femininas: Dourados

Confira todos os resultados e demais detalhes no Boletim 4 – Paraesc 2024.

Veja aqui a galeria completa de fotos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Fundesporte organiza Festival Paralímpico com atividades para jovens com deficiência

Desde 2018, o Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em todo o Brasil

Publicado

on

Com o objetivo de celebrar e aumentar a visibilidade das modalidades paralímpicas, o Festival Paralímpico acontece neste sábado (21) em Campo Grande, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O Festival ocorrerá no sábado (21), das 7h às 12h, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande.

Desde 2018, o Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em todo o Brasil. O principal objetivo é proporcionar aos participantes a chance de vivenciar o esporte paralímpico e aproximar crianças e jovens com deficiência da prática esportiva.

O evento é voltado para jovens de 7 a 20 anos e contará com uma manhã repleta de atividades. Serão oferecidas oficinas de três modalidades: futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo e tiro com arco. As atividades serão organizadas em formato de rodízio, com cada modalidade sendo praticada por 30 minutos. Municípios como Amambai, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste também estarão participando.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a importância de eventos inclusivos para a integração social por meio do esporte. “É fundamental divulgar o movimento paralímpico e suas modalidades, estimulando a prática de atividades físicas entre crianças com deficiência. Eventos como este festival desempenham um papel crucial nesse processo”, destacou o secretário.

Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, enfatizou a importância do Festival Paralímpico. “Este é um dos eventos mais significativos do Brasil e o único na América Latina com o objetivo de proporcionar a crianças com deficiência a experiência de participar de modalidades paralímpicas e promover sua inclusão social através do esporte”, afirmou.

As inscrições estão abertas. Clique aqui para acessar.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Sesi faz parceria para garantir as melhores fotos dos participantes na Corrida do Pantanal

A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Publicado

on

Os participantes da Corrida do Pantanal, que será realizada no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande, terão a oportunidade de ter memórias de alta qualidade do evento. A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Responsável pelo registro de eventos esportivos nacionais e internacionais, a Fotop atua em países como Portugal, Equador e Austrália, além de eventos esportivos de grande porte, como Rally dos Sertões, Corrida Internacional de São Silvestre e Maratona do Rio, fazendo a conexão entre fotógrafos profissionais e participantes de eventos esportivos.

Os interessados em adquirir pacotes antecipados podem fazer a aquisição pelo https://fotop.com.br/fotos/eventos?evento=92290 e assim receber as imagens poucas horas após a corrida. Para os demais, que pretendem comprar as imagens, o material deve ficar disponível na noite do mesmo dia do evento. Em caso de dúvidas, a Fototop está com um estande no local da prova.

Neste ano, 25 mil atletas participaram da corrida que será dividida em três percursos, nas provas de 5 km (caminhada), 8 km e 15 km, passando pelas principais avenidas da cidade. Além dos corredores amadores e profissionais, haverá a participação de atletas com deficiência.

O evento esportivo será realizado no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal. A prova de 15 km tem largada prevista para 5h55 e a de 8 km, às 06h30. A caminhada de 5km também será às 6h30, dentro do Parque das Nações Indígenas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Brasil se classifica para oitavas da Copa do Mundo de futsal

Vaga veio com goleada de 8 a 1 sobre a Croácia

Publicado

on

O Brasil goleou a Croácia por 8 a 1, nesta terça-feira (17) no Uzbequistão, e garantiu, de forma antecipada, a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de futsal. O triunfo da equipe comandada pelo técnico Marquinhos Xavier foi construído com gols de Pito (dois), Marcel (dois), Dyego, Neguinho, Arthur e Rafa.

Com este resultado a seleção brasileira lidera o Grupo B com os mesmos seis pontos da Tailândia, mas o Brasil está na primeira posição por ter um saldo de gols melhor. A chave também conta com a participação de Croácia e Cuba, que ainda não pontuaram na competição.

O último compromisso da equipe canarinho na fase de grupos será contra a Tailândia, a partir das 9h30 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (20), no Bukhara Universal Sports Complex, no Uzbequistão.

Diante dos tailandeses, o técnico Marquinhos Xavier espera um confronto muito movimentado: “Será um jogo mais rápido, de jogadores mais leves, mais velozes, então acho que competirão conosco pelos espaços dentro da quadra, tentar desgastar nossa equipe, porque eles também já vêm com o volume de dois jogos, isso vai pesar um pouquinho nesse terceiro jogo”.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67