Connect with us

Educação

Alunos da Escola Sesi vão apresentar oito projetos na Fetec MS, a maior feira de ciências do Estado

Os projetos selecionados para a mostra presencial da Fetec MS foram elaborados por estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de instituições de ensino públicas e privadas

Publicado

on

Qual a importância do sono para a aprendizagem? Como a falta de sono atrapalha o desempenho nos estudos? Crianças e adolescentes podem estar enfrentando dificuldades na vida escolar por conta do uso excessivo de tecnologia, que leva a padrões irregulares de sono.

A discussão sobre o assunto serviu como base para a pesquisa dos alunos Pedro Antônio Vilerá, Gabriel Alves e Hyan Vasconcelos, da Escola Sesi de Aparecida do Taboado. Orientados pelo professor Mohab Pedroso, os estudantes elaboraram um projeto que foi submetido à 14ª Fetec MS, a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Este é um entre os oito projetos que serão apresentados na mostra oficial por alunos da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul.

Organizada pela UFMS, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro na Cidade Universitária, em Campo Grande. Além da mostra de projetos, a programação do evento conta ainda com palestras e oficinas.

Ao longo do ano letivo, a Escola Sesi incentiva seus estudantes a mergulharem no universo da ciência e da tecnologia. Segundo o articulador de iniciação científica da Rede Sesi, Washington Luiz de Oliveira Carvalho, as Escolas Sesi contam com professores dedicados a estimular os alunos e orientá-los a produzir artigos e projetos científicos.

“Os alunos são protagonistas desse processo quando identificam as problemáticas que encontram na sociedade e buscam soluções em forma de projeto de pesquisa, sob orientação dos nossos professores. Muitos desses problemas surgem nas indústrias. Isso reforça o DNA do Sesi de trabalhar em favor da indústria”.

Os projetos selecionados para a mostra presencial da Fetec MS foram elaborados por estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de instituições de ensino públicas e privadas. A visitação à feira é gratuita.

Confira os projetos da Escola Sesi na 14ª Fetec MS:

Escola Sesi de Corumbá

Articuladora: Fernanda Maria de Russo Godoy

Desenvolvimento de bioplásticos a partir do amido de batata, mandioca e milho como alternativa sustentável ao plástico convencional

Coorientador: Jairo Ramos da Silva

Alunos: Luiza Ester Rojas Rodrigues, Valeska Larissa Barbosa da Conceição, Ingrid Neves Lima Araújo

Prospecção de fungos filamentosos com potencial de biodegradação de microplástico

Coorientadora: Nayara Fernanda Lisbôa Garcia

Alunos: Eliza Moura Vera, Nathally Victória Diniz Patrício, Giovana Viegas Mello de Araújo

Formulação de bioinseticida para controle da mosca-branca em hortaliças no município de Corumbá

Coorientadora: Nayara Fernanda Lisbôa Garcia

Alunos: Victor Andriell Oros Ramalho, Dâmaris Rosa Leite, Lucas Pietro Salinas Amaral

Percepção dos estudantes do ensino fundamental e médio sobre as queimadas incêndios florestais no Pantanal

Coorientador: Jairo Ramos da Silva

Alunos: Caio Rafael Medina Pereira, Jean Carlos Medina Pereira

Escola Sesi de Aparecida do Taboado

Articulador: Mohab Angelo Pedroso

O impacto da participação dos jovens em projetos de ações sociais na formação dos valores humanos

Alunos: Isabelly Leite Santos Silva, Camila Machado Prasil, Anna Luisa Sayuri Gavioli Yamashita

Impacto do sono no aprendizado e cognição de crianças e adolescentes

Alunos: Pedro Antônio Vilerá Feitosa, Gabriel Alves de Oliveira, Hyan Vasconcelos Fagundes Neves

Modificação de sementes para quebra da dormência e germinação acelerada

Alunos: Pedro Leonardo da Silva Souza, Carlos Enrique Caluz da Silva, Anna Laura Dias Rodrigues

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Educação

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Publicado

on

© Jose Cruz/Agência Brasil

Os resultados finais dos recursos referentes às solicitações de atendimento especializado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estão disponíveis na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados devem ser consultados com a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O atendimento especializado garante recurso de acessibilidade para participantes que comprovem a necessidade, como pessoas com deficiência (PCD), gestantes, lactantes, pessoas idosas, estudante em classe hospitalar, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outra condição específica.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Provas

O Inep aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da federação. De forma excepcional, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará.

A exceção ocorre devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), na capital paraense, no período da aplicação regular do Enem 2025.

O exame é constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia de provas terá duração de 5 horas e 30 minutos e avaliará as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio: língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.

No segundo dia de provas, os candidatos serão testados nas provas de matemática, química, física e biologia.

Orientações

O Inep criou uma página eletrônica com as principais orientações para os participantes do Enem.

De forma resumida os candidatos também podem conferir as perguntas mais comuns e as respectivas respostas sobre a realização do Enem.

O participante deve acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova pelo Página do Participante.

A data de liberação do Cartão de Confirmação da Inscrição pelo Inep no mesmo endereço eletrônico ainda será divulgada.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A nota individual do Enem pode ainda ser aproveitada nos processos seletivos de instituições de ensino de Portugal que têm convênio com o Inep.

O Enem voltou a ser uma opção aos candidatos com mais de 18 anos que querem obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Continue Lendo

Educação

Em reunião com prefeito, Unifron anuncia Faculdade de Medicina para Dourados

Publicado

on

Legenda: Prefeito Marçal Filho e secretário de saúde Márcio Figueiredo receberam o Diretor-geral da Unifron, Henrique Sartori

Prefeito comemora avanço do Ensino Superior e destaca que município tem muito a ganhar com a nova faculdade; Ministério da Educação autorizou o funcionamento e aulas devem começar em agosto com 60 vagas

 

Dourados terá uma nova faculdade de Medicina. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), durante reunião no gabinete do prefeito Marçal Filho com o diretor-geral da Faculdade da Fronteira Oeste (Unifron), professor Dr. Henrique Sartori. O curso foi oficialmente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), que também credenciou a nova instituição vinculada ao grupo Unifron Educacional.

A portaria com a autorização foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União e credencia o funcionamento da Faculdade de Medicina de Dourados (FMD) da Unifron, a segunda do município, 25 anos após a criação do curso na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O credenciamento, válido por quatro anos, foi homologado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com base no parecer CNE/CES nº 536/2024, aprovado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Para o prefeito Marçal Filho, a chegada de mais um curso de Medicina consolida a posição de Dourados como referência em educação superior e fortalece a saúde pública da região. “É um avanço significativo”, enfatizou. “A formação de novos profissionais amplia a capacidade de atendimento e contribui com a residência médica e a fixação de médicos na cidade”, afirmou.

Marçal Filho destacou ainda que a Faculdade de Medicina recoloca Dourados no lugar de destaque que o município sempre teve como Cidade Universitária. “Antes, apenas Campo Grande oferecia Curso de Medicina em instituição particular, depois os municípios de Corumbá e Ponta Porã também tiveram essa conquista”, analisou o prefeito. “Agora chegou a vez de Dourados, a segunda maior cidade do Estado, também oferecer Curso de Medicina pela faculdade particular, que se somará à UFGD para formar mais de uma centena de novos médicos todos os anos”, completa o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, também participou da reunião e destacou a importância da nova instituição. “A ampliação da oferta de cursos na área da saúde é um passo importante para o município”, disse. “Esses profissionais prestarão um importante serviço ao município ainda durante a formação acadêmica, quando precisarão passar por estágios supervisionados e, também, na fase da Residência Médica obrigatória”, completou.

Segundo o professor Henrique Sartori, o vestibular com 60 vagas será realizado já neste mês de julho de 2025, com previsão de início das aulas em agosto. A nova Faculdade de Medicina funcionará, neste momento, no Bloco B da Faculdade Anhanguera, na rua Manoel Santiago, até que sua sede própria esteja concluída. O diretor da Unifron Educacional falou sobre esse momento importante para o município. “O credenciamento e a autorização do curso de Medicina representam uma conquista histórica para Dourados e para o Mato Grosso do Sul”, enfatizou Sartori.

A Unifron é a faculdade mais nova de Dourados e atualmente tem em sua grade de formação o curso de Direito. Com a chegada da Medicina, Dourados reforça seu papel como polo universitário e amplia o acesso ao ensino médico na região sul do Estado.

 

Foto: A. Frota

Continue Lendo

Educação

Dourados é selecionada para estruturar projeto inovador de liderança para Educação

Publicado

on

Prefeito Marçal Filho, Secretário Nilson e adjunto José Vicente participam de reunião com representantes da Fadeb- Crédito: A. Frota

Dourados foi selecionada pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb) para desenvolver uma proposta inovadora junto aos gestores da Educação. Em reunião na manhã desta segunda-feira (16), na Prefeitura, representantes da Fundação, do Governo do Estado, apresentaram ao prefeito Marçal Filho o projeto que visa impulsionar pessoas com senso de liderança, de forma coletiva e em todos os níveis, promovendo transformações na educação brasileira.

A ação é desenvolvida juntamente com o Ensina Brasil, que também atua incentivando lideranças, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. Para o prefeito Marçal Filho, a novidade vai ser de impacto positivo no setor. “Nossos profissionais vão poder desenvolver ao máximo seu potencial e protagonismo, e isso vai levar benefícios lá na frente para o desenvolvimento dos alunos”, disse.

A diretora-presidente da Fadeb disse que o prefeito Marçal Filho abraçou a iniciativa e a expectativa é anunciar o lançamento e outros trâmites em breve. “O prefeito Marçal Filho ficou empenhado na proposta, pois isso vem agregar de forma geral para o área. Ele disse que, assim que possível, vamos fazer um movimento para lançar o programa e promover grandes líderes na Educação”, citou, pontuando ainda que os interessados participarão de uma seleção e, posteriormente, passarão por seis meses de curso.

O Fadeb atua nos eixos de Gestão Escolar Baseada em Evidências, Aprendizagem Significativa e Fomento À Inovação, Pesquisa e Tecnologia. Para o secretário de Educação Nilson Francisco da Silva, a ação significará uma “transformação” para os participantes e a expectativa é que seja lançada nos próximos meses.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67