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Educação

Prefeitura começa monitorar e avaliar Plano Municipal para a Primeira Infância

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Decreto nomeia membros da Comissão que vai acompanhar aplicação da lei que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas ao segmento. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Dourados publicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 117 de 12 de fevereiro de 2025 que nomeia os membros titulares e suplentes da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância (CMA-PMPI) e, também, a definição da equipe técnica que vai que vai acompanhar a aplicação da lei que estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas ao segmento infantil.

A CMA-PMPI tem a finalidade de orientar e coordenar o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal para a Primeira Infância, para o decênio 2025/2035 e será integrada por representantes de vários órgãos e instituições, como os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, de Educação e de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais em Educação.

Também integram a Comissão, o Conselho Tutelar, a Câmara Municipal, as secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Obras Públicas e de Planejamento; além do Fórum Municipal de Educação, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e representantes de professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, da Educação Escolar Indígena, da Educação do Campo e da Educação Especial.

À CMA – PMPI compete monitorar anualmente e avaliar a cada dois anos os resultados das ações do PMPI em âmbito municipal, com base em fontes de pesquisas oficiais: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa Nacional de Pesquisas por Amostra de Domicílio (PNAD), Censo Escolar; políticas de saúde e assistência social, planejamento, entre outros.

Compete também analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas; e divulgar anualmente os resultados do monitoramento e, a cada dois anos os das avaliações, do cumprimento das metas e estratégias do PMPI nos respectivos sítios institucionais da internet, nas instituições de atendimento à primeira infância e em outros meios de divulgação que a CMA – PMPI entender necessários.

O plano é considerado de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e as normativas foram elaboradas por especialistas de acordo com as necessidades básicas com o objetivo de garantir e estabelecer diretrizes e cuidados desde a maternidade até o período escolar.

As políticas públicas da primeira infância são instrumentos por meio dos quais o Município assegura o atendimento aos direitos das crianças na primeira infância, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-as como sujeitas de direitos e cidadãs.

PRIMEIRA INFÂNCIA

A primeira infância é o período que abrange os primeiros 6 anos completos ou 72 meses de vida da criança. São nos primeiros anos de vida que ocorrem o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, além da iniciação social e afetiva.

Estudos mostram que quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial. Pesquisas têm demonstrado que essa fase é extremamente sensível para o desenvolvimento do ser humano, pois é quando ele forma toda a sua estrutura emocional e afetiva e desenvolve áreas fundamentais do cérebro relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.

Esse processo continua ao longo do tempo, moldado pelas experiências positivas ou negativas vividas e compartilhadas, principalmente com seus pais, parentes e cuidadores em geral. Por isso, a proteção é essencial: problemas graves logo no início da vida, como violência familiar, negligência e desnutrição, podem interferir no desenvolvimento saudável do cérebro.

Por outro lado, o estímulo adequado gera benefícios, que vão desde o aumento da aptidão intelectual, que favorece o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e evasão, até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano.

Com assessoria.

Educação

Prefeitura homologa contratação de conveniadas para Educação Infantil

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A Prefeitura de Dourados garantiu 3 mil vagas para a Educação Infantil em unidades educacionais conveniadas- Crédito: A. Frota

A Prefeitura de Dourados certificou a autorização e homologação da contratação das unidades de ensino conveniadas para 3 mil vagas na Educação Infantil, conforme publicação no Diário Oficial nesta quinta-feira (13). O processo de chamada pública n° 001/2024 foi conduzido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), após atuação célere do prefeito Marçal Filho, juntamente com a equipe jurídica do município, o que resultou na reversão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) da perda destas vagas em escolas infantis parceiras. O impasse ocorreu em razão de erros grotescos cometidos pela gestão anterior nos trâmites burocráticos ligados a esse processo.

O Processo de Chamada Pública n° 001/2024/ da Semed visa ao credenciamento das entidades, associações e/ou instituições particulares de ensino, objetivando oferecer vagas para a Educação Infantil, para crianças de 0 a 5 anos, em tempo parcial para o ano letivo de 2025.

O total de vagas será distribuído entre a Associação Brasileira de Crédito Desenvolvimento da Educação e do Esporte (ABCDE), Centro Educacional Nova Geração, Centro Educacional São Matheus, Centro Educacional Antonio Raposo Tavares (Ceart), Colégio Paraíso, Escola e Hotelzinho Mundo da Alegria, Escola de Recreação e Ensino Fundamental Novos Tempos do Saber, Escola Paraíso, Escola Paraíso Infantil (Doce Encanto), Instituto Educacional da Grande Dourados (Iegran), Instituto Educacional Alecrim Dourado (matriz), Instituto Educacional Alecrim Dourado (filial), Instituto Crescer, Instituto Educacional Caminho do Saber, Instituto Máximos, Lar de Crianças Santa Rita e Sônia de Fátima Aparecida da Silva  Novachinski.

Entre as medidas adotadas pelo prefeito Marçal Filho para assegurar vagas nas conveniadas às famílias de Dourados, foi determinada a garantia do envio de merenda escolar às entidades filantrópicas contratadas, enquanto as escolas não filantrópicas ficarão responsáveis pelo fornecimento da merenda por conta própria.

Outro encaminhamento do prefeito Marçal Filho foi que a Secretaria Municipal de Educação assumisse a responsabilidade pelo fornecimento dos kits de material escolar e que as escolas contratadas pelo município ficariam responsáveis pelo fornecimento dos uniformes.

MAIS VAGAS

A Prefeitura de Dourados garantiu ainda outras 300 vagas para as crianças de 4° ao 9°, por meio de intermédio da Secretaria Municipal de Educação junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que vai assumir as crianças, garantindo a continuidade do ensino na série devida, por exemplo, na Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, na região do Jardim Guaicurus, e na Escola Estadual Maria da Gloria Muzzi Ferreira, no Jardim Água Boa. Para tanto, os pais/responsáveis pelos alunos devem se dirigir à Central de Matrículas para os encaminhamentos devidos.

Com assessoria.

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Educação

Na Escola Clori Benedetti, Marçal reafirma compromisso com a Educação

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Crianças interagiram com o prefeito e depois foram brincar no parquinho coberto

O prefeito Marçal Filho esteve na manhã desta quarta-feira na Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, localizada no Jardim Jóquei Clube, para entregar a cobertura do parquinho dos alunos da pré-escola e reafirmou o compromisso da atual gestão com a Educação de qualidade em toda Rede Municipal de Ensino de Dourados. “Vamos trabalhar muito para garantir que todos os estudantes tenham acesso à educação de qualidade, cuidando muito bem dos nossos alunos, sem esquecer da importância dos profissionais que trabalham para levar conhecimento aos alunos da rede municipal”, enfatizou. “Eu sei o valor do professor, do coordenador, do diretor-adjunto e do diretor, por isso o primeiro projeto de lei que mandei para a Câmara Municipal, que já foi aprovado e vou sancionar, beneficia os trabalhadores na Educação”, completou o prefeito.

O diretor da Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, Jair Silveira de Almeida apontou as principais necessidades da unidade de ensino após apresentar o prefeito aos alunos. “Esse aqui é um dos mais experientes locutores de Dourados, apresentava os programas lá na rádio 94FM, mas agora ele está prefeito e vai cuidar da nossa cidade”, afirmou. “Ao meu ver, ele começou bem e nesses 42 dias já demonstrou que cuidará de Dourados e nos quatro anos que ele vai estar à frente da prefeitura vai trazer coisas boas para vocês, para nossa comunidade escolar”, destacou o diretor.

Ele apontou que com o esforço de todos, direção, professores, funcionários, a escola vai recebendo melhorias como pinturas e pequenos reparos, mas que precisa de investimentos maiores, como a instalação de um transformador de energia para que os aparelhos de ar-condicionado das salas de aulas possam ser colocados em funcionamento. “Os aparelhos de ares-condicionados estão todos instalados, a nossa rede é boa, mas para proporcionar esse conforto aos alunos precisamos de um transformador”, completou.

Marçal Filho destacou a satisfação em estar conhecendo a escola e estar ao lado do diretor Jair Silveira de Almeida. “É uma alegria estar aqui com vocês, com todas essas crianças maravilhosas, com esses sorrisos fantásticos e com nossos profissionais da educação”, ressaltou. “É um prazer estar aqui ao lado do diretor mais antigo de Dourados com mais de 27 anos atuando como diretor, o que significa que ele é competente”, completou.

O prefeito ressaltou que desde o primeiro dia de aula o kit escolar está sendo entregue e isso é muito importante porque antes não acontecia e agora está acontecendo. “Ver as melhorias que são feitas aqui na escola e, com certeza, nós vamos lutar para que projetos ainda melhores sejam realizados, afinal de contas a escola é um lugar também da comunidade, como a quadra coberta que está ali, que atende nossos jovens, o parquinho para os alunos, enfim, a Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas está integrada com as pessoas de todo Jóquei Clube”, finalizou o prefeito Marçal Filho.

Com assessoria.

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Educação

Pais e alunos se emocionam ao receber kit escolar no primeiro dia de aula

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Um misto de emoção e felicidade. Assim foi a abertura do ano letivo na manhã desta segunda-feira (10) pela Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. Assim que os estudantes entraram nas salas de aulas os kits estavam sobre as carteiras, acondicionados em caixas de papelão e ao abrirem as embalagens os olhos dos estudantes brilhavam e o sorriso tomava conta do rosto. O mesmo sentimento era compartilhado por pais de alunos da pré-escola que receberam os kits escolares e a mochila diretamente das mãos do prefeito Marçal Filho. Era visível a emoção e a satisfação deles com o cuidado que o município estava tendo com as crianças, já que pela primeira vez na história de Dourados o kit escolar foi entregue no primeiro dia de aula.

O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, estiveram em algumas escolas e Ceims e conferiram a satisfação de pais e alunos com a entrega dos materiais. “É muito bom, isso facilita muito, pois sabemos que a compra de materiais escolares nesse início de ano compromete o orçamento de muitas famílias e essa entrega vai ajudar muito”, disse Natália Aparecida Matos, mãe de dois estudantes na Escola Municipal Sócrates Câmara, no bairro Canaã I.

A escola teve momento de acolhida dos pais e alunos e entrega de pipoca. Todos eles se direcionaram para a quadra de esportes onde ocorreu a entrega simbólica de alguns kits. Silvia Regina falou em nome dos pais dos alunos e enalteceu a entrega do kit. “Parabéns prefeito e a todos os envolvidos na educação que possibilitaram as crianças terem os kits nesse primeiro dia de aula. A gente tem percebido uma mudança na cidade em todos os aspectos e isso é muito bom”, discursou Silvia, que tem um filho que estuda no primeiro ano na Escola Sócrates Câmara.

O prefeito Marçal Filho deu boas-vindas à comunidade escolar, abraçou alunos e também fez entrega de pipoca. “Estarei com todos vocês na missão de termos em Dourados uma educação de qualidade, para isso escolhi o secretário Nilson para cuidar de todas as escolas”, enfatizou. “Estou muito feliz estar prefeito e entregar os kits nesse primeiro dia de aula”, prosseguiu. “Lembro que em anos anteriores isso não acontecia e muitos pais ficavam na expectativa e os materiais só eram entregues muito tempo depois das aulas começarem”, completou o prefeito.

Ele também esteve no Ceim Celso Almeida, no Canaã I, onde acompanhou a recepção dos alunos e conferiu a entrega dos kits. O prefeito e o secretário de Educação, Nilson Francisco, ainda estiveram na Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos, na Vila Arapongas, e na Escola Municipal Neil Fioravanti, conhecida como Caic, no Parque Nova Dourados.

Todos os mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados, das quatro fases da educação – Infantil (Ceims), Pré-Escola (I e II), Fundamental I, de 1ª a 4ª, e Fundamental II, de 5º ao 9º anos – receberam os kits escolares completos, contendo entre 11 e 15 itens essenciais, como cadernos apropriados para a faixa etária, lápis, régua, canetinhas, tinta guache, lápis de cor, massa de modelar, borracha, tesoura sem ponta e folhas de papel sulfite. Além disso, as crianças da Educação Infantil e da Pré-Escola também receberam mochilas.

Com assessoria.

 

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