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Iniciativa desenvolvida em escolas estaduais estimula autonomia e protagonismo dos alunos

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As paredes coloridas da biblioteca e do laboratório de ciências emolduram os sonhos dos alunos da Escola Estadual 26 de Agosto, em Campo Grande.

“Bernardo”, o ‘menino árvore’ do poeta Manoel de Barros, “bateu assas e avoou” para realizar o seu maior sonho de “ser um arãquã para compor o amanhecer” do cerrado. É este poema que inspirou os alunos do projeto “Estudantes no Controle” – da CGE (Controladoria-Geral do Estado) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) – e foi escolhido para fazer parte da nova área de leitura do espaço, que foi totalmente revitalizado.

“Eu acho essencial, porque aqui na escola, ainda mais na biblioteca, o pessoal não tinha muito contato com os livros, nem com a história. A gente escreveu textos de Manoel de Barros, que é daqui do Estado, e do Machado de Assis. Então eu acho muito importante a gente revitalizar os espaços, porque assim o pessoal tem mais acesso e tem mais vontade de conhecer esses lugares”, disse a aluna Thaisa Aparecida, 17 anos, do 3° ano do ensino médio.

Ela é uma das estudantes que fazem parte do projeto e contribuiu para que todo o planejamento fosse concretizado ao longo do ano.

O projeto fomenta a cidadania fiscal através da percepção do meio, identificação dos desafios e apresentação de propostas que promovam soluções, com o objetivo de incentivar e propiciar – de maneira lúdica e pedagógica -, a participação efetiva e direta dos estudantes na organização das políticas públicas.

“Eu amo muito o projeto porque eu me senti participando mais da escola e a gente deixa uma marca. É uma satisfação, uma alegria, porque o pessoal não ficava, então agora eles vêm, sentam, leem um livro. Antes eu não vinha aqui, aí depois disso eu venho, sento, converso, tem mais contato”, disse Thaisa.

Em meio ao cuidado do espaço e a leitura, a agente de biblioteca Dalgiva Kruki, afirma que a revitalização trouxe vida ao local e proximidade dos alunos com os livros. “Agora a gente tem movimento o tempo todo, os professores fazem as aulas aqui e os alunos frequentam, parecem que ficaram com mais vontade de ler”.

Com 185 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, outro espaço revitalizado foi o laboratório de ciências, que também proporcionou melhorias para a rotina da escola. O local recebeu o nome de “Laboratório Neiva Maria Robaldo Guedes”, em homenagem a bióloga que atua em Mato Grosso do Sul e é responsável pelo projeto “Arara Azul”.

“Os alunos pesquisaram, leram a história dela e o trabalho que ela tem para preservar o Pantanal. E quando o espaço foi batizado a Neiva esteve na escola, conheceu os alunos, foi emocionante”, explicou a professora e coordenadora de Ciências da Natureza, Angelina Libório. “Os que participaram do projeto, gostaram bastante, principalmente porque eles não só pintaram as paredes, eles organizaram aqui dentro, a parte dos vidros utilizados e passaram a conhecer. Eles se envolveram, pintaram e descobriram bastante coisa aqui dentro”, finalizou a coordenadora.

Toda a ação que inspirou os alunos foi organizada pela professora de matemática e coordenadora do projeto, Soraya Maria da Silva, que resolveu contribuir para que os alunos se envolvessem e pudessem sair vencedores, após dois anos participando da premiação. “No primeiro ano que a escola participou, houve uma intervenção na cozinha, no ano passado a quadra de esportes passou por revitalização e agora conseguimos fazer a biblioteca, o laboratório de ciências e também reparos estéticos nos banheiros. O grupo de alunos do projeto participa, mas também envolvem todos os estudantes, que se sentem parte integrante”, disse a professora.

“Ajudei a pintar, fazer decoração de alguns armários, arrumar os móveis, catalogar livros. Eu quis participar, no ano passado vi outros alunos e me inspirei, pensei que é uma maneira de ajudar a escola”, afirmou o aluno Vinícius Souza, 18 anos.

A validação das ações pelos alunos contribuiu para o pertencimento de cada um em relação ao ambiente escolar. “O pensamento deles muda, têm mais preocupação em cuidar da escola. E isso faz eles se engajarem mais, tenham mais interesse em estar neste lugar. E autonomia, eles escolhem as áreas, os projetos que eles querem que melhorem a escola. Isso, é a escolha deles, então por ser a escolha deles, eles tendem a cuidar mais. E isso eu acho que é o principal resultado”, afirmou a coordenadora do projeto Soraya Silva.

Em outra unidade, na Escola Estadual Eduardo Perez, em Terenos, o projeto “Estudantes no Controle” também contribuiu para que os alunos se tornasse protagonistas das decisões que envolvem a escola. “O projeto trouxe para os estudantes uma visão muito ampla da importância deles como protagonistas, na tentativa de trazer mudanças do controle social na escola. Com essas ações que foram desenvolvidas ao longo do projeto eles conseguiram perceber a importância que eles têm enquanto cidadãos. Conduzir, orientar estudantes para promover ações que vai mudar o seu cotidiano, isso torna algo muito significativo”, afirmou o orientador do projeto, Claudeir Calvis.

“Ter essa acessibilidade de lazer, de favorecer o aluno no ambiente onde ele está pode ajudar no desenvolvimento educacional”, opinou o aluno Gabriel Alves.

E com a participação dos estudantes, algumas prioridades foram estabelecidas. “A horta é acessível, colocamos piso tátil feito pelos próprios estudantes, além da pintura da escadaria do acesso a biblioteca. Tivemos também vários espaços de socialização, é muito importante, pois a nossa escola é de tempo integral e na hora do almoço há uma necessidade muito grande desses espaços para que eles possam desfrutar”, disse Calvis.

“A melhoria não é só para mim mas para todos que estão aqui, é muito bom”, disse a aluna Júlia de Matos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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, Mato Grosso do Sul renova certificação com o selo MigraCidades

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

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O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

MS concluiu todas as etapas necessárias para a obtenção do certificado

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

 Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

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A entrega do Cepa (Certificado Estadual de Protetores de Animais) começou nesta semana, com a primeira ação realizada na sede da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal).

A certificação, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem como objetivo reconhecer entidades e protetores independentes, além de facilitar o acesso a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o ‘MS Vida Animal’.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 300 entidades de proteção animal. Para obter o certificado, é necessário enviar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa criminal e a carteirinha de vacinação antirrábica dos animais – que é gratuita – para o e-mail vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a importância da certificação para fortalecer a rede de proteção animal no estado.

“É um certificado que representa um grande avanço na valorização do trabalho dos protetores e das entidades que atuam na causa animal. Ao oferecer suporte e acesso a programas estaduais, garantimos que mais vidas sejam cuidadas com qualidade e responsabilidade”.

De acordo com o titular da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o certificado permitirá aos protetores acessar benefícios importantes, como a Caravana da Castração, programada para começar entre março e abril.

“A Caravana vai oferecer 25 vagas de castração por campanha às entidades certificadas. Hoje, as ONGs conseguem acesso por terem CNPJ, mas muitos protetores independentes não têm. Com o certificado, vamos interligá-los à ferramenta SigPet, que organiza o cadastro para as castrações”.

Outro benefício em fase de elaboração é a doação de rações. “Estamos trabalhando em um edital para compra de ração. O certificado nos ajudará a identificar a demanda real, como a quantidade de protetores e animais atendidos. Isso permitirá uma distribuição mais eficiente desse recurso”, afirma o titular da Suprova.

Sônia Marly Palhano, do Instituto Mãe de Pets, foi a primeira a receber o certificado. O Instituto abriga atualmente 222 cães e 32 gatos.

“Nosso maior desafio é manter a qualidade de vida dos animais. Temos altos custos com ração, medicação, atendimento veterinário e até energia elétrica. Esse certificado é um benefício gigantesco, porque vai nos ajudar com castrações, rações e até na redução de custos fixos. Ser protetora é enfrentar desafios diários, mas o amor pelos animais fala mais alto”.

A iniciativa da Suprova também busca incluir os protetores independentes, que muitas vezes têm mais animais sob seus cuidados do que as ONGs.

“Não havia nada no Estado que regularizasse a atuação dessas protetoras voluntárias. O certificado é uma forma de trazê-las para dentro das políticas públicas, garantindo que tenham acesso aos mesmos benefícios das entidades formalizadas”, finaliza Carlos Eduardo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Governo de MS lança mapeamento para fomentar políticas públicas de economia criativa

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor.

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O Governo do Estado está realizando o Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), busca identificar e cadastrar agentes criativos de diversos segmentos, promover um diálogo mais próximo com a comunidade e facilitar a formulação de políticas públicas.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor. “A economia criativa é uma das forças que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural do nosso estado. Esse mapeamento será essencial para que possamos criar políticas públicas eficientes e inclusivas, que atendam às demandas reais dos nossos criativos”.

Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, reforça a relevância da iniciativa. “Sem o mapeamento, não sabemos onde estão e quem são os criativos de Mato Grosso do Sul, e não podemos fazer políticas públicas sem dados, sem estatísticas. Por isso, essa ação é fundamental para a criação do banco de dados do MS + Criativo”.

O cadastro é realizado de forma on-line, por meio de um formulário (clique aqui para acessar). A proposta inclui os segmentos de artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, entre outros.

Os dados coletados servirão como base para consultas e eventuais convites a ações realizadas pela Secretaria, sem gerar vínculos obrigatórios de contratação. “Os formulários recebidos ficarão armazenados no setor, permitindo que conheçamos as iniciativas criativas existentes em Mato Grosso do Sul e promovendo o desenvolvimento do setor”, conclui a superintendente.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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