Connect with us

Cultura

Som da Concha: MPB e músicas autorais encantam público com Kalélo e Giane Torres

Em 2024, pela primeira vez, o projeto também vai levar apresentações a cidades do interior do Estado.

Publicado

on

O projeto Som da Concha deste domingo (22) foi marcado por muita MPB (Música Popular Brasileira) e apresentações de músicas autorais de Kalélo e Giane Torres. O público compareceu em peso ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e foi surpreendido pela diversidade do repertório dos artistas sul-mato-grossenses.

Criado em 2008 pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da FCMS (Fundação de Cultura), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o projeto Som da Concha busca valorizar e difundir a produção musical sul-mato-grossense, oferecendo shows gratuitos aos domingos. Em 2024, pela primeira vez, o projeto também vai levar apresentações a cidades do interior do Estado.

Kalélo trouxe uma fusão de ritmos, misturando a música popular brasileira com influências internacionais, como hip hop, afrobeat, samba, rock, maracatu e salsa. Suas letras abordam temas que atravessam sua geração, como identidade, dependências, relacionamentos, religiosidade e questões da periferia. Já Giane Torres, cantora e compositora de Dourados, apresentou uma mescla de faixas de seus dois álbuns autorais, além de versões de grandes compositores da MPB.

Após a apresentação na Concha Acústica Helena Meirelles, Kalélo refletiu sobre o significado de tocar no Som da Concha. “Esse é um espaço que eu frequento desde a época em que eu era apenas parte do público. Eu vinha para os eventos no Parque das Nações e consumia muita música por aqui. Com o tempo, comecei a tocar violão, fui para os bares, montei a banda Projeto Kzulo e acabamos aparecendo na Concha Helena Meirelles. Hoje, porém, estou com um trabalho solo e totalmente autoral. Para mim, a arte é como um prato à la carte, você entrega para o público se servir. De nada adianta ter um prato se não houver ninguém para consumir. A arte é para o mundo, não para mim”.

A importância do projeto Som da Concha para artistas do interior foi destacada por Giane Torres. Ela ressaltou que o evento é uma oportunidade única de divulgar trabalhos autorais e dar visibilidade a músicos de fora da Capital. “Já é a terceira ou quarta vez que participo e, para mim, é uma honra. O projeto oferece uma estrutura fantástica, o que é imprescindível para a qualidade do show. Isso torna o Som da Concha fundamental para a difusão da música em Mato Grosso do Sul”.

Para a cantora, fazer música autoral em Mato Grosso do Sul não é uma tarefa fácil, especialmente no estilo que mistura MPB com outras influências. “Acho que o segredo é encontrar o público certo, descobrir o seu nicho e investir nisso, especialmente hoje, com tantas possibilidades de divulgação nas mídias sociais”.

Entre o público, Danilo Rodrigues Silence, mecânico de aviões, de Blumenau (SC), aproveitou o fim de semana em Campo Grande para conhecer o Som da Concha. “Vim prestigiar os pontos turísticos e acabei conhecendo o projeto. Eu gosto muito de música, então foi uma ótima experiência”, disse ele, satisfeito com o evento.

Lucas de Oliveira Rabelo, músico e irmão de Kalélo, também estava presente para apoiar o show. “Acho o Som da Concha um projeto essencial. Viver de arte aqui na cidade é difícil, pois as oportunidades são poucas. Temos muitos artistas, mas a quantidade de projetos e vagas não atende nem metade da demanda”, pontuou.

Thales Brizola, músico e designer, conheceu o projeto no ano passado e desde então faz questão de prestigiar os shows. “O Som da Concha é fundamental, é o nosso contato com os artistas regionais. É muito bom vir ao parque, aproveitar o dia e ouvir música ao vivo. Já conhecia o Kalélo de outros projetos e sempre o admirei. Hoje, vim por causa dele e foi ótimo também conhecer o trabalho da Giane”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cultura

Festa da Páscoa terá diversidade de ritmos com Dj, duplas e grupos em todas as noites

Publicado

on

Dupla Kleber e Kleberson é uma das atrações que subirão ao palco da Festa da Páscoa em Dourados. Crédito: Divulgação

A animação está garantida na 1 ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados e que contará com diversidade de ritmos musicais nas apresentações para o público nas quatro noites do evento, entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. As atrações culturais no palco começam a partir das 18h, na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18) e, a partir das 17h30 no sábado e no domingo, a partir das 17h.

O evento está sendo estruturado para levar diversão a todas as faixas etárias e, com isso, a Secretaria Municipal de Cultura selecionou atrações que vão ‘cair no gosto’ de toda a família. Além disso, uma diversidade de estilos vão compor a ‘playlist’,  entre os quais estão o sertanejo, o eletrônico, o chamamé e o gospel.

Para abrir o evento em grande estilo, na quinta-feira (17), a partir das 18h, o palco será abrilhantado por Catedral Erudita, a dupla Kleber e Kleberson, o grupo Roda de Chamamé e o Dj Vini Araújo. Na sexta-feira (18), a Festa será embalada pelo Grupo Nosso Coral vinculado a Igreja Adventista, cantor Felipe Barros, Grupo Ministério Doce Presença vinculado a igreja Batista Boas Novas e Emerson Rios.

Para o sábado, a animação está garantida com Dj Vini Araújo, João Vicente e Banda, Grupo Não Tem Hora e Jads & Jadson. No domingo será a vez das crianças fazerem a festa, com o Show Pipoca Tum, Show Batucando Histórias, Vitor Fidelis e Grupo Som Styllo. A entrada será gratuita em todos os dias.

A realização da festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. A expectativa é que a celebração se torne um marco cultural e de entretenimento para a cidade, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o cenário artístico local.

FESTA DA PÁSCOA

O Parque Antenor Martins contará com uma estrutura ampla, com praça de alimentação, exposição de produtos diversos, comércio de pescado. O lago estará liberado para a pescaria e os interessados precisam observar as regras já divulgadas anteriormente no site da prefeitura. O evento contará ainda com a Corrida da Páscoa, Torneio de Vôlei de Praia, entre outras atividades voltadas para esporte, cultura e lazer.

REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO

A 1ª Festa da Páscoa tem organização do Lar Ebenézer com realização da Prefeitura de Dourados em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). O apoio é da Ambev, UFGD, Senar, Agraer e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. O patrocínio é da Sorveteria Gela Boca, Comercial Pelicano, Casa de Carnes Simental, Grupo JBS, Unigran, Sicredi, Aço Telha, GWA Transportes, Cooperativa Cergrand, Grupo Valor, Viação Dourados, São Bento Incorporadora, Supermercados ABV e Aço Telha.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Cultura

Valorizando a piscicultura e a economia local Governo Municipal promove a 3ª Feira do Peixe em Rio Brilhante

Publicado

on

Vem aí mais uma edição da Feira do Peixe, dias 16 e 17 de abril na Praça Dr Boa Ventura. O evento que já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário da Agricultura Familiar em Rio Brilhante, reunirá produtores, consumidores e famílias rio-brilhantenses em um ambiente repleto de sabor, cultura e valorização da nossa economia.

Promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a proposta da feira é fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura no município, em um espaço para que os piscicultores comercializem diretamente seus produtos, garantindo peixe fresco e de qualidade ao consumidor final. Além de movimentar o comércio, a feira incentiva o consumo consciente e saudável, aproximando produtores e a população.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, destacou que além da comercialização do peixe fresco, a programação também conta com atrações musicais e gastronômicas de outros derivados, tornando o evento um verdadeiro ponto de encontro da comunidade. “Este é um evento que une desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e social. Fortalecemos nossa produção local e incentivamos hábitos alimentares mais saudáveis, com produtos frescos e acessíveis”, disse Adailton Lima.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Quarta-feira – 16 de abril

14h00 – Início da venda de peixe fresco

17h30 – Abertura da praça de alimentação

18h00 – Cerimônia oficial de abertura

20h00 – Show com a dupla Álvaro e Augusto

Quinta-feira – 17 de abril

07h00 às 17h00 – Venda de peixe fresco durante todo o dia

Participe, apoie quem produz e celebre o desenvolvimento de Rio Brilhante!

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Cultura

Valorizando a piscicultura e a economia local Governo Municipal promove a 3ª Feira do Peixe em Rio Brilhante

Publicado

on

Vem aí mais uma edição da Feira do Peixe, dias 16 e 17 de abril na Praça Dr Boa Ventura. O evento que já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário da Agricultura Familiar em Rio Brilhante, reunirá produtores, consumidores e famílias rio-brilhantenses em um ambiente repleto de sabor, cultura e valorização da nossa economia.

Promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a proposta da feira é fortalecer a cadeia produtiva da piscicultura no município, em um espaço para que os piscicultores comercializem diretamente seus produtos, garantindo peixe fresco e de qualidade ao consumidor final. Além de movimentar o comércio, a feira incentiva o consumo consciente e saudável, aproximando produtores e a população.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, destacou que além da comercialização do peixe fresco, a programação também conta com atrações musicais e gastronômicas de outros derivados, tornando o evento um verdadeiro ponto de encontro da comunidade. “Este é um evento que une desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e social. Fortalecemos nossa produção local e incentivamos hábitos alimentares mais saudáveis, com produtos frescos e acessíveis”, disse Adailton Lima.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Quarta-feira – 16 de abril

14h00 – Início da venda de peixe fresco

17h30 – Abertura da praça de alimentação

18h00 – Cerimônia oficial de abertura

20h00 – Show com a dupla Álvaro e Augusto

Quinta-feira – 17 de abril

07h00 às 17h00 – Venda de peixe fresco durante todo o dia

Participe, apoie quem produz e celebre o desenvolvimento de Rio Brilhante!

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67