Qualificação profissional e acesso ao emprego. Com este objetivo o programa “Voucher Desenvolvedor” vai oferecer curso técnico de Tecnologia da Informação gratuito para 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino e 140 profissionais que desejam atuar no setor.
“Compromisso que a gente tem com o desenvolvimento do Estado e a formação da nossa população, em especial aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. Eles dispõem de uma renda mais elevada como desenvolvedores, programadores de software em geral, que é uma atividade importante no Estado”, afirmou o governador.
Riedel destacou que o programa do Governo do Estado vai aproximar os estudantes do ensino médio ao mercado de trabalho. “Hoje é um dia de celebrar, pois assim iremos preparar estudantes para ingressar no mercado, ter acesso ao emprego e gerar renda para sua família. Estamos aqui formando pessoas que farão a diferença na sociedade”.
Desenvolvido pela Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a SED (Secretaria de Educação) e Fecomércio (Sistema da Federação de Comércio), o Voucher Desenvolvedor faz parte do programa “MS Qualifica”, que visa justamente capacitar profissionais para atender a demanda do mercado.
As inscrições ficaram abertas de 21 de novembro até 19 de janeiro. Cerca de 2,2 mil pessoas participam da seleção. A prova escrita será feita neste domingo (28) e as turmas devem começar em março. São 540 vagas, sendo 300 para Campo Grande, 90 Dourados, 90 Três Lagoas, 30 Corumbá e 30 Ponta Porã.
“Ficamos surpresos com este nível de demanda que tivemos. Estas 2,4 mil pessoas passam pelo processo seletivo, para definirmos o perfil adequado. Assim que os cursos começarem ficaremos atentos ao mercado, se tiver vagas disponíveis vamos dar sequência ao programa. Em março inicia (curso) com prazo de 16 meses, e acreditamos que em seis meses algumas pessoas já farão estágio”, disse o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
O valor do convênio com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) será de R$ 2,6 milhões e o curso vai dispor de 17 turmas, com duração de 16 meses, dispondo de uma carga horária de 1.200 horas. Os estudantes da Rede Estadual precisam estar no mínimo no 2º ano do Ensino Médio. Eles vão se formar como técnicos em desenvolvimento de sistemas e software.
Parceria e mercado
Para desenvolver o programa, o Governo do Estado firmou nova parceria com a Fecomércio, por meio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). “Celebrar mais esta parceria para o desenvolvimento do Estado, que ajuda a moldar a educação e atender as demandas do mercado, neste setor de tecnologia que está em pleno crescimento. O programa é uma grande iniciativa para sociedade”, afirmou Edison Araújo, presidente da Fecomércio.
Representando as empresas de TI, o desenvolvedor de Software Jefferson Moreira também elogiou a iniciativa do Estado. “Este programa vai ajudar a transformar a realidade do Mato Grosso do Sul, que já tem uma mão de obra excelente no setor, mas que ainda é pouca. Serão 540 profissionais que vão se formar e estarão conectados com as empresas da área”.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos, adiantou que ao longo do curso serão disponibilizadas 50 bolsas de estágio para os alunos de destaque. “Eles já poderão começar a trabalhar na área. Assim a gente encurta o caminho para o mercado de trabalho, podendo começar este estágio já em outubro. Este é um setor em que o salário inicial já começa com R$ 3 a 4 mil por mês”.
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realiza na próxima sexta-feira (29), mais uma edição do Emprega CG, para funções operacionais, em contratações do Grupo Morhena Facilities. O processo seletivo acontece entre as 13h e as 16h, com a distribuição de até 150 senhas de atendimento.
Haverá a presença de recrutadores do grupo empresarial, que farão as primeiras fases de entrevistas da triagem, inclusive com a possibilidade de aprovação imediata a alguns candidatos. A escolha dos contratados será realizada no piso térreo da Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, 992, na Vila Glória.
Os candidatos interessados também poderão consultar guichês do órgão para ater acesso às vagas do dia no painel geral de oportunidades. Já no processo seletivo do Grupo Morhena Facilities, feito em parceria com a Fundação, haverá buscas por colocação nas funções de auxiliar de higienização, auxiliar de jardinagem, auxiliar de manutenção, agente de conservação e asseio, além de um supervisor de operações.
Mais informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone (67) 99248-5179 ou no (67) 4042-0585/Ramal 5839.
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.033 vagas de emprego nesta terça-feira (26). Para o público PCD (Pessoa com Deficiência) têm à disposição 20 vagas exclusivas: almoxarife (1); atendente de berçário (1); atendente de farmácia (3); auxiliar administrativo (2); auxiliar de estoque (1); auxiliar de lavanderia (1); auxiliar de limpeza (1); escriturário (1); recepcionista (2); técnico em Segurança do Trabalho (1); vigilante (6).
Quanto às vagas para as quais não há exigência de experiência prévia, estão disponíveis 1.252 postos de trabalho em 90 funções, entre eles, vagas para almoxarife (1); ajudante de reflorestamento (20); atendente no setor de frios e lacticínios (15); auxiliar de limpeza (37); auxiliar de linha de produção (135); auxiliar nos serviços de alimentação (157); gesseiro (6); servente de obras (46); vigilante (6).
Serviço
Para participar dos processos seletivos, os candidatos deverão comparecer à Funsat, na Rua 14 de Julho, 992 – Vila Glória, munidos com documentos pessoais com foto e Carteira de Trabalho, no caso de Carteira de Trabalho Digital, traga o celular com bateria e recarga, para acesso aos dados. É necessária a atualização cadastral.
Nesta quarta-feira (13), o mercado de trabalho de Campo Grande disponibiliza um total de 3.395 vagas de emprego, com oportunidades em diversas áreas e para diferentes níveis de escolaridade. As vagas estão sendo oferecidas pelas principais agências de emprego da cidade, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
A Funsat oferece 2.176 vagas para 190 funções, com destaque para áreas como atendente de lojas, auxiliar de linha de produção e operador de caixa. Entre as vagas, 1.261 não exigem experiência prévia, e há 26 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. Para se candidatar, os interessados devem comparecer à sede da fundação, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, das 7h às 17h, com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Também é possível se inscrever pelo aplicativo Sine Fácil.
Por outro lado, a Funtrab oferece 1.219 vagas, com uma grande variedade de ocupações, como açougueiro, mecânico e auxiliar administrativo. A fundação também disponibiliza 88 vagas para pessoas com deficiência e uma oportunidade de estágio para estudantes de ensino superior. Os interessados podem se dirigir à sede da fundação, na Rua 13 de Maio, nº 2.773, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com os documentos exigidos.
Além das vagas presenciais, ambas as instituições oferecem serviços de orientação e cadastro para quem deseja buscar uma nova colocação no mercado de trabalho. A Funsat também realiza atendimento em unidades da Rede Fácil, em diferentes bairros de Campo Grande.
Os candidatos devem ficar atentos, pois as vagas são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.