fbpx
Connect with us

Tempo

Nova onda de calor em MS pode atingir 43ºC e causar riscos à saúde; veja como se prevenir

Aliado à previsão de altas temperaturas, esperam-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%, com destaque nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul deve enfrentar altas temperaturas nos próximos dias, com máximas que podem chegar a 43°C. A informação é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Essas temperaturas elevadas são causadas por conta de um bloqueio atmosférico aliado ao El Niño – fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial, que favorece uma intensa onda de calor.

Com esse bloqueio, o Estado pode enfrentar a maior temperatura do ano. Até o momento, a temperatura mais elevada foi registrada na região Norte de Mato Grosso do Sul, em Pedro Gomes, com 40,7°C, no dia 17 de setembro de 2023. Na mesma data, Água Clara e Porto Murtinho registraram, respectivamente, 40,6°C e 40,3°C.

Aliado à previsão de altas temperaturas, esperam-se ainda baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 10% e 20%, com destaque nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do Estado.

Segundo o médico e responsável clínico pelo Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), Alexandre Moretti de Lima, a baixa umidade relativa do ar acarreta riscos à saúde e pode resultar, principalmente, em doenças respiratórias e virais.

“Isso impacta nas doenças respiratórias, como rinite, sinusite e, às vezes, até pneumonia. É um grande risco para a saúde, principalmente para a saúde respiratória. Além disso, também aumenta a chance de doenças virais. Os vírus predominam nessa situação”.

Além dos impactos causados pelos baixos índices de umidade do ar, as altas temperaturas ainda somam perigos para a saúde como um todo. “Ela vai gerar um risco de maior insolação, queimadura aguda e desidratação, principalmente na pele. Quando a gente perde líquido, perde também eletrólitos e corre o risco de sofrer arritmia cardíaca, alteração da condição cardíaca e morte”.

Tempo seco e quente exige cuidados especiais da população (Foto: Bruno Rezende)

Cuidados a serem tomados

Entre as recomendações para lidar com a onda de calor em Mato Grosso do Sul, o Cemtec orienta beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. Além disso, o médico Alexandre Moretti destaca que todo excesso deve ser evitado, seja ele de calor ou de frio.

“Como a gente não consegue mudar a natureza, devemos evitar sair durante esses períodos, evitar os picos de altas temperaturas e exercícios extenuantes, assim como buscar sombras, tomar bastante líquido, usar roupas leves e ficar sempre em lugares frescos e ventilados”.

Para driblar os baixos índices de umidade do ar e as doenças respiratórias em meio às ondas de calor, o médico indica manter os ambientes úmidos com umidificadores de ar ou baldes de água. Banhos demorados e muito quentes também devem ser evitados, visto que a pele também tende a ficar mais seca e desidratada.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Tempo

Meteorologia indica risco de temporal a partir de hoje em MS

Chuvas devem persistir durante o fim de semana no Estado

Publicado

on

A quinta-feira começa com sol, mas a meteorologia que a chuva pode aparecer no decorrer da tarde e deve durar até o fim de semana. Há risco de tempestades em Mato Grosso do Sul.

O Metsul Meteorologia explica que esses temporais localizados são típicos de verão devido à atmosfera quente e úmida, e ocorrem principalmente entre os períodos vespertino e noturno, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical e gerando movimentos de ar ascendente na atmosfera.

Essa convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus e Cumulonimbus, que causam os temporais isolados. Essas nuvens podem atingir até 10 quilômetros de altura e se formam a partir do aquecimento, por isso as tempestades podem ser mais fortes.

O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.

Campo Grande registra 27ºC nesta manhã. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima prevista para hoje é de 33ºC. Para sexta-feira a máxima não passa dos 32ºC.

A chuva pode aparecer de maneira isolada na Capital. O volume esperado para hoje é de 1,5 milímetro, mas na sexta-feira o Climatempo estima chuva de 10,1 milímetros.

Para a região pantaneira as máximas do dia são de 39ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Coxim e Corumbá, e 33ºC em Aquidauana. Ponta Porã tem máxima de 31ºC e Dourados de 33ºC.

Outras máximas para esta quinta-feira são de 36ºC em Três Lagoas e Nova Andradina, 35ºC em Ivinhema e Paranaíba, 34ºC em Maracaju e Água Clara, 33ºC em Bonito, Naviraí e Nova Alvorada do Sul, e 31ºC em Costa Rica e São Gabriel do Oeste.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Avanço de frente fria deve trazer chuva para MS a partir de amanhã

Quarta-feira ainda será quente, mas calorão deve amenizar nos próximas dias

Publicado

on

A meteorologia indica que a quarta-feira deve ser quente em Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de pancadas de chuva isolada, mas o tempo deve mudar mesmo a partir de amanhã com aumento de nebulosidade e risco até mesmo de tempestade com a passagem de uma frente fria.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a quarta-feira será de tempo firme e seco. As temperaturas devem se aproximar dos 40ºC e a umidade relativa do ar cair para 15% no decorrer do dia. A chuva pode aparecer, mas sem grandes volumes.

Já para quinta-feira é esperada uma mudança de tempo que deve durar até fim de semana, com aumento de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada. Essa instabilidade é resultado do transporte de calor e umidade, somado ao avanço de uma frente fria, que deve apenas amenizar o calorão. Os ventos podem atingir os 60 km por hora.

Campo Grande tem céu com algumas nuvens e registra 27ºC nesta manhã. A temperatura não passa hoje dos 32ºC. Para quinta e sexta-feira as máximas previstas são de 33ºC e 32ºC, respectivamente.

Para a região pantaneira as máximas desta quarta-feira são de 38ºC em Porto Murtinho, 36ºC em Coxim e 34ºC em Corumbá. No sul do Estado, Ponta Porã tem máxima de 32ºC e Dourados de 34ºC. Outras máximas para hoje são de 36ºC em Três Lagoas, 33ºC em Bonito e Maracaju e 31ºC em Chapadão do Sul.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Tempo

Dia será de altas temperaturas e baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul

Temperatura deve chegar hoje aos 34ºC nesta tarde em Campo Grande

Publicado

on

A terça-feira promete ser de altas temperaturas e umidade relativa do ar próxima dos 15% em Mato Grosso do Sul. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo estável deve predominar até quarta-feira, mas não são descartadas pancadas de chuva isolada.

Campo Grande amanheceu ensolarada e marcando 27ºC. A temperatura deve chegar hoje aos 34ºC. Para quarta a máxima prevista é de 33ºC. Já na quinta e sexta-feira o índice deve atingir os 32ºC.

A região pantaneira promete nesta terça-feira com máximas de 38ºC em Porto Murtinho, 37ºC em Aquidauana, e 36ºC em Coxim e Corumbá. Para a região sul do Estado as máximas previstas são de 33ºC em Ponta Porã e de 36ºC em Dourados.

Outras máximas previstas para hoje são de 36ºC em Três Lagoas, Água Clara, Naviraí, Maracaju e Nova Andradina, 34ºC em Bonito, Paranaíba e Nova Alvorada do Sul, 33ºC em São Gabriel do Oeste e 32ºC em Chapadão do Sul.

A partir de quinta-feira o tempo começa a mudar no Estado. A previsão é de aumento de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada. Há risco de tempestades em áreas pontuais, resultado do transporte de calor e umidade somado ao deslocamento de cavados, além da atuação de área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o avanço de uma frente fria.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67