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Educação

Prefeitura de Campo Grande abre inscrições do Projeto Controlador Jovem 2023

Para participar do Projeto, as escolas deverão formar uma equipe de trabalho

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Para reforçar a ideia de cidadão atuante, com capacidade de verificar situações de incentivo no ambiente escolar e a se manifestar de maneira qualificada, a Prefeitura de Campo Grande lançou nesta semana, mais uma edição do Projeto Controlador Jovem. A ação idealizada por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), fomenta a cultura de transparência e controle social na Rede Municipal de Ensino (Reme). O Edital CGM/SEMED n. 001/2023-01 foi publicado no Diogrande desta quarta-feira (10).

“O objetivo desse projeto é estimular ações que contribuam para a disseminação de conhecimentos práticos de participação e controle social da educação básica, levando à reflexão e atividades de professores, estudantes e demais colaboradores. A intenção também é avaliar as causas do problema e projetar possíveis soluções”, explica o controlador-geral do município, João Batista.

Até o dia 19 de maio, as instituições de ensino do Município, com alunos do 6º ao 9º ano (ensino fundamental), poderão se inscrever por meio do site https://controladorjovem.campogrande.ms.gov.br/

Para participar do Projeto, as escolas deverão formar uma equipe de trabalho, sendo: um monitor selecionado pela direção e equipe escolar, desempenhando o papel de orientador educacional, supervisor escolar, coordenador pedagógico ou apoio pedagógico e quatro alunos, que desenvolverão a função de auditores, sendo um representante para cada ano.

Os estudantes irão avaliar e identificar situações que necessitam de adequações ou aperfeiçoamento em sua unidade de ensino, e assim, propor possíveis soluções para a melhoria do ambiente escolar. Serão premiadas as cinco primeiras unidades escolares, por ordem de classificação (1º ao 5º colocado), conforme pontuação total obtida.

  • 1º lugar R$ 50.000,00 1 notebook 1 notebook 4 alexas
  • 2º lugar R$ 25.000,00 1 notebook 1 notebook 4 alexas
  • 3º lugar R$ 12.000,00 1 notebook 1 notebook 4 alexas
  • 4º lugar R$ 8.000,00 1 notebook 1 notebook 4 alexas
  • 5º lugar R$ 5.000,00 1 notebook 1 notebook 4 alexas

Maria Fernanda de Barros tem 14 anos e é aluna do 9º ano da E.M Plínio Mendes dos Santos. A jovem foi convidada pela diretoria de sua escola para fazer parte da comissão dos jovens controladores a se inscrever no projeto. “É a primeira vez que vou participar de uma ação com essa e fui motivada quando meus diretores explicaram como funciona. Poderemos avaliar situações de bem comum para todos da nossa escola. E além disso, é abrir nosso olhar para aprender sobre processos burocráticos e política também”, contou Maria Fernanda.

Quem também vai participar pela primeira vez do Projeto Jovem Controlador é Sabrina Pereira dos Santos, 13 anos, estudante do 7º ano da E.M Plínio Mendes dos Santos. “Até o momento não sei muito sobre o que é ser controlador e suas responsabilidades, mas estou interessada porquê, além de gostar de aprender, o que me interessou foi saber que basicamente, vou aprender sobre política e como ser atuante nesse meio. Estou confiante pelo aprendizado que terei”, disse.

Com 13 anos e estudante do 8º na E.M. Frederico Soares, Amanda Maria de Matos, vai participar pela segunda vez do projeto. “Estou aqui pelo futuro da nossa escola e pelos alunos que ainda vão estudar lá. No ano passado, nós já participamos desse projeto e mesmo sem ainda ter levado algum prêmio, o estimulo com outros alunos já nos levou a pequenas reformas em nossas salas, também em nossa quadra de esporte e fizemos até uma pequena horta. Acho muito válido esses programas que nos fazem refletir como sociedade e buscar coisas boas por nós mesmos”, avaliou.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, reforçou que o objetivo da ação é trabalhar em cima do acompanhamento pedagógico de cada aluno. “Queremos desenvolver o censo crítico deles e fazer com que o Projeto Controlador Jovem, estimule benefícios socioeducativos também para a sociedade”, finaliza.

O edital do Projeto Controlador Jovem pode ser conferido na edição do Diogrande desta quarta-feira (10), a partir da página 08. Para acessá-lo, clique no link a seguir: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI4NjUxIn0%3D.pdf

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Inscrições para escolas públicas e privada participarem do Programa Detranzinho começam hoje

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições para escolas de Campo Grande participarem do Programa Detranzinho, desenvolvido pela Cidade Escola de Trânsito.

As inscrições vão até dia 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página do Detranzinho, no portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/detranzinho). Os representantes das escolas interessadas devem seguir o passo a passo descrito no site.

A participação é aberta às escolas públicas e privadas. O objetivo do programa é formar os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I sobre o comportamento seguro no trânsito, por meio de atividades educativas e lúdicas. Em 2024, o Detranzinho recebeu a visita de 8.376 crianças.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “a participação das escolas no Programa Detranzinho é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem, de forma divertida, sobre as regras de trânsito, além de adquirirem hábitos seguros no dia a dia”.

As vagas são limitadas, por isso, é importante que as escolas públicas e privadas realizem a inscrição o quanto antes, para garantir a participação de seus alunos.

Emmanuelly Castro, Comunicação do Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran

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Educação

Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira

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Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 podem realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados até esta segunda-feira (3).

A maioria das instituições participantes do Sisu são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

Ao todo, esta edição do Sisu de 2025 teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Os resultados do processo seletivo foram divulgados há uma semana, em 27 de janeiro, com um dia de atraso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, o Ministério da Educação (MEC) ampliou o período de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior participantes do Sisu. O prazo anterior terminaria na sexta-feira (31).

Matrícula

O MEC avisa que é responsabilidade do estudante observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, conforme o edital de cada instituição pública de ensino superior escolhida pelo estudante no momento de inscrição no processo seletivo.

O candidato deve também ficar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos pela universidade. A unidade pode, por exemplo, definir se as matrículas serão de forma remota ou presencial. Por isso, é preciso consultar o edital próprio de cada universidade.

Após o período de matrículas dos estudantes, as instituições terão até 6 de fevereiro para lançar no sistema as vagas ocupadas no Sisu.

Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro deste ano, as universidades poderão publicar listas de classificados na lista de espera do Sisu 2025. Os candidatos que não foram classificados em nenhuma de suas duas opções de cursos na chamada regular puderam manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu até esta sexta-feira (31). [ https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-01/sisu-candidatos-podem-se-inscrever-na-lista-de-espera-ate-esta-sexta ]

O Sisu

Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

O programa do governo federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país.

Adicionalmente, nesta edição do Sisu de 2025, o MEC destaca o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece incentivo financeiro de R$ 1.050 a estudantes com alto desempenho (nota igual ou superior a 650 pontos) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura.

O MEC estima que a iniciativa deve aumentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura no país e deve aumentar, em mais de 23% , a procura de docentes por cursos presenciais que formam professores.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

 

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Educação

MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar

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O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira (31), dois guias que tratam do uso consciente de celulares na escola: um voltado às escolas de todo o país, e o outro, às redes de educação.

As publicações incentivam as conversas com as equipes dos profissionais de educação e a definição de estratégias para colocar o celular e tablets como parte do processo de aprendizagem. Além disso, os documentos dão orientações práticas sobre os desafios, as oportunidades e as estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. De acordo com o Ministério da Educação, o foco é o uso pedagógico.

As publicações do MEC chegam após a sanção da Lei nº 15.100/2025 em janeiro deste ano. A nova legislação regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais – celulares smartphones e tablets – durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A proibição não se aplica ao uso pedagógico dos dispositivos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, alerta para os danos causados pelo uso excessivo desses equipamentos eletrônicos à aprendizagem e à qualidade de vida dos estudantes. Camilo incentiva o uso consciente da tecnologia para fins pedagógicos. “Não queremos proibir o uso, mas sim proteger nossas crianças, contribuindo para que a escola seja um ambiente de aprendizagem e interação”, explicou o ministro em webinário (videoconferência) transmitido pelo canal do MEC no Youtube, nesta sexta-feira.

Onde encontrar

Os novos materiais foram publicados na plataforma MEC RED de recursos educacionais digitais.

O primeiro guia chamado “Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso?” destinado às escolas, pode ser baixado neste link.

O documento relata estudos que apontam que a simples presença do celular próximo ao estudante pode impactar negativamente a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e adolescentes e causar transtornos mentais e dependência. “Na escola, o uso prolongado de celular diminui as oportunidades de interação social entre os estudantes, prejudicando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais”, diz o guia. Além de considerar que crianças e adolescentes podem ficar mais expostos a conteúdos inadequados e situações de risco.

O segundo guia – voltado às redes de ensino de todo o país – está disponível no link.

Nas páginas, o leitor encontra exemplos de em escolas públicas e particulares brasileiras e de outros países que restringiram o uso de celulares nas dependências das unidades de ensino, incluindo os momentos do recreio e de intervalos entre as aulas.

O material digital ainda explica que, com planejamento pedagógico, de forma intencional, o celular pode servir como uma ferramenta relevante para ampliar o acesso à educação e enriquecer as práticas de ensino, especialmente em contextos de desigualdade. “A educação digital e midiática são abordagens estratégicas para garantir que o uso dessas tecnologias não apenas apoie o acesso à educação, mas também desenvolva habilidades críticas, éticas e cidadãs no uso da informação e dos meios digitas”, defende o guia do MEC.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

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