Os 420 estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), matriculados na Escola Estadual Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, localizada no Jardim Anache, em Campo Grande, receberam, na manhã desta sexta–feira (1º), kits de uniformes escolares completos.
A unidade faz parte do Programa Estadual das Escolas Cívico-militares e trabalha com a oferta de turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Todas as turmas estão inseridas no sistema de ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”. Mato Grosso do Sul conta com quatro unidades do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militar: duas em Campo Grande, uma em Maracaju e uma em Anastácio.
Os 420 estudantes da unidade escolar cívico-militar receberam uniformes escolares completos, contendo calção, camiseta, calça e agasalho. A escola foi oficialmente inaugurada em 2 de agosto de 2021, com a presença do governador Reinaldo Azambuja. O prédio foi idealizado para ser uma Escola Cívico-Militar e entrou no Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
Reconhecimento
A secretária de Estado de Educação Cecilia Motta mencionou o reconhecimento nacional da unidade escolar na modalidade de Escola Cívico-Militar. “Vocês devem aproveitar o momento vivido dentro da escola, do reconhecimento nacional, do trabalho de toda comunidade escolar, corpo docente, direção, coordenação, administrativos, estudantes e familiares, com maior IPECIM do Brasil. Eu sou uma servidora, seus professores e coordenadores são servidores, estamos aqui para servir a sociedade. Assumimos esse papel com dedicação e ter hoje esta unidade como a melhor do Brasil é um orgulho”, enfatiza Cecilia Motta.
Tenente-coronel Bruno Santos Moreira Leite, diretor de ensino, instrução, pesquisa e educação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), falou da importância do programa e a parceria com a SED. “Nós, enquanto corporação, temos a missão de salvar vidas. Trabalhar com educação básica é um desafio e a parceria com a SED nos faz ter muito mais garra e determinação para alcançar êxito em nossa missão. Espero que o estudante possa um dia vestir esta farda, será um privilégio vê-los na corporação, depois do sucesso aqui na Tito estamos expandindo para Maracaju e tenho certeza que também teremos êxito”, diz.
Destaque
A EECIV Professor Tito, também conhecida como “Escola de Vencedores”, obteve o maior IPECIM (0,805) do Brasil. O Índice do Programa das Escolas Cívico-Militares avalia o nível de adesão ao Programa nos seguintes objetivos estratégicos: Gestão Escolar, Ambiente Escolar, Práticas Pedagógicas, Aprendizado e Desempenho Escolar dos alunos. A avaliação foi realizada pelo MEC, pela Universidade de Brasília e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
“Esse resultado é a concretização de um sonho coletivo e representa o esforço e o engajamento de toda a comunidade no processo educacional. Na unidade os estudantes são protagonistas, pesquisadores e autores do próprio projeto de vida. É importante ressaltar a filosofia de ensino da REE que privilegia a dimensão cognitiva e também o universo socioemocional do estudante”, enfatiza diretor Rudnei Siqueira.
Outro fator determinante para o sucesso da proposta pedagógica da “Escola de Vencedores” é o trabalho com valores. “Com relevância para concepção educacional que tenha como diretriz, no processo de ensino e aprendizagem, a importância de trabalhar os valores necessários ao desenvolvimento de competências que levem o aluno a se tornar um sujeito crítico, pensante e capaz de intervir e transformar a sociedade”, lembra diretor adjunto Francisco Rojas.
A Escola Estadual Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias teve investimento no montante de R$ 4,4 milhões e possui 14 salas de aula e quadra de esportes coberta com arquibancada, totalizando 3,6 mil m² de área construída. A EECIM – Professor Tito conta ainda com biblioteca, cantinho da leitura, sala de informática, cantina, despensa, área de descanso, espaço de múltiplo uso e um palco, além de toda estrutura administrativa e banheiros, todos com acessibilidade.
A Prefeitura de Dourados e o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) assinaram nesta sexta-feira (22), um Termo de Parceria, que tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, que são assistidas pelo DSEI-MS e situadas no município. O documento traz cláusulas que determinam as ações de Saneamento Ambiental em atividade de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), na forma de Melhorias dos SAA das aldeias, como a construção de poços tubulares para o abastecimento de água dos moradores, que sofrem há tempos com esse problema de falta de água.
Assinaram o Termo de Parceria, o prefeito Alan Guedes e o coordenador do Dsei-MS, Lindomar Ferreira. “A assinatura deste documento é um momento especial para nossa comunidade que está muito carente da falta de água em pleno século 21. Esse termo vai proporcionar a nossa comunidade receber esse benefício que vai de encontro a necessidade de toda a população. O próximo passo é a licitação por parte do município para que possamos dar início a perfuração do poço na comunidade Jaguapiru.”, comemora Lindomar.
“A questão da distribuição de água potável nas reservas de Dourados é um problema histórico. Assinamos hoje uma parceria com o DSEI-MS, parceria com a bancada federal através do senador Nelsinho, tudo isso para que a gente possa avançar. Temos hoje recurso para um poço, o primeiro que será na Aldeia Jaguapiru, mas o termo já contempla Bororó e Panambizinho. Agora é hora das lideranças políticas de Dourados, assim como eu, procurar a bancada estadual, federal para viabilizar os recursos e que eles possam ser aplicados de maneira adequada na perfuração de novos poços. E a gente espera apoio do Governo Federal e do Governo do Estado juntos, que são os maiores entes que também podem nos ajudar. Esse é um problema que aflige a todos, mas quem tem potencial financeiro para dar uma solução definitiva de fato é o Governo Federal. Uma solução que de fato contemple as comunidades indígenas de Dourados, que há tanto tempo sofrem com a falta de água potável”, pontua Alan.
A primeira emenda parlamentar direcionada para o projeto foi do Senador Nelsinho Trad. O recurso no valor de R$ 250 mil será investido na Aldeia Jaguapiru, onde será perfurado o primeiro poço. Essa emenda foi solicitada pelo vereador Marcelo Mourão (PL).
Dentre os termos acordados na parceria estão que os projetos construtivos de poços tubulares serão elaborados pelos geólogos do DSEI-MS e encaminhados para a Prefeitura de Dourados para realização de orçamento. Já os projetos, planos, estudos e orçamentos referentes à rede de abastecimento de água (adutora e distribuição), à reservação, à parte elétrica, à infraestrutura, à construção de poços tubulares e ao conjunto de bombeamento deverão ser elaborados pela Prefeitura e encaminhados ao DSEI-MS para elaboração de Parecer Técnico com o objetivo de validação dos mesmos, assegurando que estejam em conformidade com os padrões da SESAI. Somente após parecer(es) técnico(s) emitido(s) pelos técnicos do DSEI-MS, aprovando os projetos, planos, estudos e orçamentos apresentados pela Prefeitura, os projetos poderão ser considerados válidos e aplicáveis às Terras Indígenas em questão.
A Prefeitura de Dourados, através da Subsecretaria de Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (21) uma reunião entre o coordenador especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, Jonathan Tibério Pereira, e a assessora técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Irineia Lina Cesário. O encontro realizado à pedido do Prefeito Alan Guedes, teve como foco principal a organização da Conferência Municipal de Igualdade Racial e o alinhamento das estratégias junto ao Estado.
“Tendo em vista a presença de Irineia em Dourados para a Semana da Consciência Negra, organizamos essa agenda para alinhar a política de igualdade racial do Estado com o nosso plano de ação para 2025. Já pensando na reestruturação da coordenação”, explica Jonathan Tibério.
Além de discutir os preparativos do evento, os representantes debateram estratégias para ampliar a participação popular nas políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial. Segundo o coordenador, o município está comprometido em construir um espaço plural, onde as demandas da comunidade negra e dos povos originários sejam ouvidas e transformadas em ações efetivas.
A prefeitura segue empenhada em fortalecer as políticas inclusivas, reafirmando seu compromisso com a diversidade e a igualdade.
A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.
No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.
O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.
Data: 21 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.