fbpx
Connect with us

Consumo

Bonito supera impactos da pandemia e bate recorde de turistas em janeiro

Número de visitações aos atrativos também é o maior em oito anos, principalmente nos balneários

Publicado

on

Considerado um dos destinos mais seguros, Bonito bate recorde de turistas e de visitações aos seus atrativos em janeiro, superando os impactos da pandemia do coronavírus com sete protocolos de biossegurança desenvolvidos por toda a cadeia turística. A cidade recebeu 30.220 turistas no primeiro mês do ano, recorde deste 2015, quando se iniciou a pesquisa do fluxo turístico local. O número de visitações também surpreendeu: 123.989.

“Com números positivos, os dados confirmam a recuperação da movimentação turística na Capital do ecoturismo, após os dois anos mais críticos da pandemia”, sintetiza Janaina Mainchein, coordenadora do OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito). Coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, o OTEB realiza a pesquisa mensal com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e prefeitura de Bonito.

Os números refletem também os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e logística, melhorando os acessos ao destino – aumentou o fluxo de turistas sul-mato-grossenses após a pandemia, com a maioria viajando de carro -, e as ações de promoção dos atrativos da Serra da Bodoquena. A captação de voos foi primordial na retomada do turismo e hoje Bonito conta com sete linhas, duas com ligação direta com Congonhas, em São Paulo.

Parcerias de resultados

Para a secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, os números apresentados pelo OTEB refletem todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município, em parceria com o trade turístico, com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) e, sobretudo, com o Governo do Estado. Ela destacou os investimentos da gestão do governador Reinaldo Azambuja na região, que somam mais de R$ 300 milhões em sete anos.

“Essa tendência de crescimento do nosso turismo ocorre desde setembro do ano passado e demonstra o quão é importante esse alinhamento político e de ideias, numa junção de esforços que se traduz em resultados positivos”, disse a secretaria. “Vamos reforçar o nosso trabalho, feito de maneira séria, focados na oferta de serviços de qualidade aos visitantes, com mais obras estruturantes e na promoção do destino dentro e fora do Brasil”, completou.

Empregos e impostos

O movimento de visitantes em janeiro e o total de visitações aos atrativos superam a todos os meses dos últimos oito anos, com a ocupação hoteleira chegando a 74%. No período, 2.508 pessoas desembarcaram no aeroporto estadual em voos das companhias Azul e Gol. São Paulo é o maior emissor de turistas, com 41,07% do total, vindo a seguir o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O número de turistas do Estado (6,14%) cresce a cada ano.

O desempenho dos atrativos, segundo o boletim do OTEB, mostra o favoritismo dos visitantes pelos balneários que circundam os principais rios cristalinos da região: 50.920 visitações, enquanto em dezembro do ano passado foram 24.691 vouchers comercializados. A flutuação (20.939 passeios), as cachoeiras (17.037) e a Gruta do Lago Azul (11.720) também tiveram boa frequência. A gruta, no entanto, passou um ano fechada e foi reaberta em março de 2021.

Uma das principais atividades econômicas do município, o turismo é o setor que mais emprega (das 5.068 vagas abertas em dezembro do ano passado, 3.550 foram ofertadas pelo comércio e serviços). Em Bodoquena e Jardim (municípios que integram a Serra da Bodoquena), no mesmo período, foram gerados 2.483 empregos formais. Em janeiro, somente em ISS (Imposto Sobre Serviços) oriundo do turismo, a prefeitura de Bonito arrecadou R$ 1.346.082,08.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consumo

Fiems lidera missão de empresários de MS para Encontro Nacional da Indústria, em Brasília

evento foi promovido nesta quarta-feira (27/11), em Brasília (DF)

Publicado

on

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, liderou uma missão de 14 empresários de Mato Grosso do Sul, de diversos segmentos econômicos, para o 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI). O evento foi promovido nesta quarta-feira (27/11), em Brasília (DF), e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban.

Na avaliação de Longen, o ENAI é um ambiente para debater problemas e encontrar soluções para a indústria nacional. “O grande objetivo desse encontro é fortalecer o diálogo entre empresários, governo e sociedade para impulsionar o desenvolvimento sustentável e competitivo do setor industrial”, afirmou.

A participação de empresários de todos os estados do país no ENAI permite compartilhar experiências e casos de sucesso. Para o diretor da Fiems Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, a indústria sul-mato-grossense merece destaque.

“Somos um estado plenamente desenvolvido para a indústria, com ambiente favorável aos negócios. Vemos colegas empresários de outros estados relatando dificuldades em seus ramos de atuação, justamente por falta de ambiente positivo. Mato Grosso do Sul está adiantado nesse aspecto e vejo que nosso estado se destaca em nível nacional”.

O diretor da Fiems Julião Alves Gaúna, reconhece a importância de participar do ENAI. “Este é um evento fundamental para a cadeia produtiva do Brasil e, em especial, de Mato Grosso do Sul, pois traz oportunidades para que os empresários tenham visão de futuro e possam tomar as melhores decisões à frente de seus negócios, visando crescer, desenvolver e prosperar sempre”.

Política industrial, juros e crescimento sustentável

Durante a abertura do ENAI, presidente CNI, Ricardo Alban, afirmou que o país precisa se unir e promover uma estratégia de política industrial perene e de longo prazo. Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Alban observou que o ENAI busca unir a indústria e o poder público em torno de agendas que possam levar ao desenvolvimento do Brasil.

“Precisamos nos unir e defender uma estratégia de política industrial de longo prazo, perene, para o Brasil. Nós, da indústria, devemos seguir o exemplo do agro e trabalhar, unidos, para que a nova política de desenvolvimento industrial tenha as mesmas condições e alcance o êxito do Plano Safra”, declarou.

Já o presidente Lula criticou, mais uma vez, a elevada taxa de juros do país, atualmente em 11,25%, e afirmou que os índices de crescimento da economia registrados em seu governo afastam qualquer projeção pessimista. Ele destacou que a economia real sempre pode ser maior que a economia teórica. “Pouco dinheiro na mão de muitos significa economia mais equânime”, frisou.

Lula ressaltou a importância da indústria para o país. “Se o povo não está bem, o país não está bem. Se a indústria não está produzindo, o país não está bem”, comparou. “O papel do governo é criar condições para que as coisas possam acontecer”, acrescentou.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse que o governo tem apostado em iniciativas que tornem a indústria mais inovadora, sustentável e competitiva. Para Alckmin, a indústria tem contribuição importante para o crescimento consistente da economia.

“No segundo trimestre, o PIB brasileiro cresceu acima do esperado, 1,4%. Esse crescimento foi muito impulsionado pela indústria, que cresceu 1,8%. Quando a gente abre [os dados] da indústria, a maior parte foi bens de capital, ou seja, investimento, o que garante que vamos ter um crescimento mais sustentável”, disse.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Sest Senat realiza passeio ciclístico “Ciclo Saúde” em Dourados

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro.

Publicado

on

No dia 30 de novembro, o Sest Senat Dourados promoverá o Passeio Ciclístico Ciclo Saúde, uma iniciativa voltada para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. O evento, que acontecerá das 16h às 20h, terá como ponto de partida a unidade local do Sest Senat, com um percurso de 5 km.

O passeio é aberto ao público, abrangendo tanto atletas quanto pessoas que desejam participar de uma atividade saudável e interativa. Além de incentivar hábitos saudáveis, o evento busca fortalecer os laços de convivência entre os participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de novembro, mas é necessário doar um brinquedo novo no momento da retirada do kit, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro. As vagas são limitadas.

Como parte da programação, os participantes que estiverem presentes no evento concorrerão ao sorteio de bicicletas.

Serviço:

Inscrições gratuitas: Até 29/11/2024, neste link.

Retirada do kit:

29/11/2024, das 13h às 20h.

30/11/2024, das 9h às 13h.

Data e horário do evento: 30/11/2024, às 16h.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Consumo

Mato Grosso do Sul vai sediar o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

O evento vai discutir temais centrais como engajamento nas redes sociais, utilização das plataformas e comunicação institucional.

Publicado

on

Mato Grosso do Sul vai sediar a partir de quinta-feira (7) o 6º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação. O evento vai discutir temais centrais como engajamento nas redes sociais, utilização das plataformas e comunicação institucional. As atividades vão ocorrer no Buffet Yotedy, a partir das 8h45, em Campo Grande.

Vão participar do evento os secretários estaduais de Comunicação de todo Brasil. Organizado pela CNSecom (Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação), será uma grande oportunidade para debater a legislação, comunicação digital e fiscalização de investimentos na comunicação pública e governamental.

Anfitrião do evento, o secretário-executivo de Comunicação do Mato Grosso do Sul, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, destacou que o encontro será mais uma oportunidade de trocar experiências e compartilhar os cases de sucesso desenvolvidos em cada estado no setor.

“É uma oportunidade rica de trocar experiências, conhecer outras realidades, evoluir em conhecimento e discutir questões extremamente relevantes na comunicação pública. Vamos receber em casa este evento com o compromisso de proporcionar um bom ambiente a todos que participarem”, descreveu o secretário.

O evento começa amanhã (7) e segue até sexta-feira (8). No primeiro dia estão previstos debates sobre comunicação digital na gestão pública, gastos em contratos de propaganda, assim como campanhas publicitárias e boas práticas nas despesas com publicidade.

Já no segundo dia os secretários estaduais vão assinar uma “carta compromisso de intenções” sobre diretrizes para uma comunicação pública mais eficaz e eficiente. Também haverá as considerações finais da Cartilha de Boas Práticas nas Redes.

“Nos últimos anos, a maneira como nos comunicamos mudou. Além da comunicação de massa – por meio de rádio, televisão e jornal – com os smathphones nas mãos, conectados à internet, estamos sempre bem informados. Consumimos e também produzimos conteúdos diariamente”, afirmou o presidente do CNSecom e secretário de Comunicação do Rio de Janeiro, Igor Marques.

Ele destacou que esta edição do Fórum Nacional terá um ambiente propício para discutir as ferramentas digitais como canais institucionais. “Buscar a melhor forma de informar a população sobre os serviços prestados pelos Estados. É possível utilizar as novas tecnologias para informar com mais assertividade, aproximar as pessoas das instituições”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67