fbpx
Connect with us

Cidades

Ministério Público da Bahia busca em Naviraí experiência dos recicleiros

Representantes do MP conheceram o projeto de reciclagem e elogiaram ação que tem o apoio do Executivo Municipal

Publicado

on

A visita foi motivada pelo Projeto “Resíduos Sólidos e Disposição Legal” que visa o aprimoramento da gestão dos resíduos sólidos dos municípios do Mato Grosso do Sul, e surgiu de um Termo de Cooperação Técnica firmada entre o Tribunal de Contas Estadual, Ministério Público, IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), as quais juntaram esforços para trabalhar na área de resíduos.

O referido projeto ganhou notoriedade nacional pelo desenvolvimento de ações que inicialmente visavam a disposição legal, que resultou em 66 municípios do estado dando destino final adequado a seus resíduos ou melhorando esse sistema.  Outros temas trabalhados e estudados são referente a taxa de resíduos, coleta seletiva e logística reversa. Fruto desse trabalho também é o edital da UEMS, no qual Naviraí concorreu e foi contemplado juntamente com outros catorze municípios, que prevê a elaboração do Plano de Educação Ambiental e o Plano de Coleta Seletiva.

A Gerente Geral Executiva do Município Maria Paula Alípio, a Procuradora Geral-Adjunta Goreth de Aguiar Arruda, e a técnica da Gerência de Meio Ambiente Katia V. Chrestani recepcionaram as autoridades do MP da Bahia, e prestaram todas as informações solicitadas. Goreth destacou a parceria existente da Administração Municipal através de convênio de fomento à Recicla Naviraí. Kátia Chrestani, frisou as ações consorciadas envolvendo a Recicla Naviraí, recicleiros cooperados e Poder Público Municipal.

Na visita oficial à sede da Recicla Naviraí, os técnicos ouviram a Presidente Marcela Morinego Ajala, que também é Diretora Executiva da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Naviraí e Região, Jaine Lobo da Silva (Secretária Executiva), Fernando Jardim (líder local dos Recicleiros), Isabela Santos (líder de Comunicação da Recicleiros), e Daniele Ribeiro (Coordenadora de Produção dos Recicleiros).

“Este projeto, em sua totalidade, promove cidadania porque gera empregos e renda, contribui decisivamente na preservação do meio ambiente e, sobretudo, garante a inclusão social. Ainda estamos na Etapa 1 do projeto. Mas, já avançamos bastante porque viemos da luta como catadores e recicleiros. Buscamos qualificação e os investimentos feitos pela ONG permitiram formalizarmos parcerias e atingirmos metas. Hoje, buscamos a conscientização dos moradores e apoio dos poderes constituídos para as próximas etapas do projeto”, resumiu Marcela Ajala.

Após amplas explanações a equipe do MP da Bahia conheceu na prática o funcionamento do galpão da Recicla Naviraí, o trabalho dos catadores e separadores que integram a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Naviraí e Região. Eles anotaram que, atualmente, 30 toneladas de materiais recicláveis estão sendo captados e separados mensalmente, tendo como meta, 68 toneladas/mês e que a ação conta com o trabalho de 28 recicleiros cooperados.

“O que vimos aqui permite dizer tranquilamente que Naviraí está avançada na coleta seletiva e é exemplo a ser seguido. Vocês estão de parabéns pela realização, vamos levar este projeto como experiência positiva e sugeri-lo como modelo, adequando-o à realidade dos municípios da Bahia”, comentou o engenheiro ambiental Thiago Novaes.

Cristiane Sandes Tosta, Assessora Técnica do CEAMA – Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo, setor do Ministério Público da Estado da Bahia explicou que seu Estado ainda não possui um sistema institucionalizado de logística reversa de embalagens em geral como o MS. E a visita técnica teve a intenção de conhecer modelos de sucesso, aprender um pouco com esses modelos, inclusive os erros e acertos para que por meio da atuação do Promotores de Justiça de Meio Ambiente da Bahia também seja desenvolvida um estratégia para impulsionar um sistema de logística reversa.

O Gerente de Meio Ambiente Luiz Alberto Júnior ressaltou a importância da visita, uma vez que Naviraí na gestão da Prefeita Rhaiza Matos, cada vez mais tem assumido um papel de vanguarda na Gestão de Resíduos Sólidos, servindo de modelo para outros municípios dentro e fora do nosso Estado.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao Concilia Dourados

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 202

Publicado

on

Os contribuintes de Dourados têm agora até o dia 19 de dezembro de 2024 para regularizar suas dívidas com condições especiais, graças à prorrogação do prazo do Programa de Consonância Fiscal – PROCONF, conhecido como Concilia Dourados. A iniciativa oferece até 80% de desconto em juros e multas para pagamentos à vista e 60% de abatimento em parcelamentos, proporcionando uma oportunidade única para quitar pendências fiscais.

“O Concilia é uma iniciativa muito importante para nossa gestão, que oferece aos cidadãos a oportunidade de quitar suas dívidas com condições facilitadas, promovendo equilíbrio financeiro tanto para os contribuintes quanto para o município. É uma oportunidade única para todos que têm débitos de regularizarem suas situações”, destacou o prefeito Alan Guedes.

O atendimento para adesão ao programa está disponível presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 309, Centro, ou no Poupatempo, na Rua Salviano Pedroso, 1050, Jardim Água Boa. Para mais informações, acesse o site oficial da Prefeitura.

Lançado em julho de 2024, o programa beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos tributários e não tributários, como IPTU e ISSQN, gerados até 31 de maio de 2024. Com essa extensão, os contribuintes têm mais tempo para aproveitar as condições especiais e contribuir para o equilíbrio financeiro do município.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados prorroga inscrições para processo seletivo da Educação

Os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), prorrogou o prazo para inscrições no processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais da educação. Agora, os interessados têm até segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, para realizar a inscrição gratuita, exclusivamente pelo site selecao.semed.dourados.ms.gov.br.

Os três editais lançados abrangem:

  • Edital nº 130/2024: Auxiliares de Apoio Educacional (serventes e zeladores), com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.110,38.
  • Edital nº 131/2024: Cadastro reserva para professores em escolas urbanas e rurais nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
  • Edital nº 132/2024: Professores de Escolas Indígenas, priorizando candidatos indígenas habilitados em áreas específicas, como Língua Indígena.

Segundo o secretário municipal de educação, Carlos Vinicius de Figueiredo, o processo valoriza capacitações promovidas pela SEMED e experiências profissionais comprovadas. “Essa é uma forma de reconhecer a participação e qualificação dos profissionais que atendem às necessidades das nossas unidades escolares”, destacou.

O processo seletivo será realizado em etapa única, baseada na análise de títulos e experiência. Não haverá vagas para professores de Artes, Inglês e Apoio Pedagógico Educacional (APE), que serão preenchidas pelo concurso vigente.

A lista de classificados será publicada no Diário Oficial do Município, e as contratações dependerão das demandas da administração pública.

Para mais informações e acesso aos editais, os interessados devem consultar o site oficial da SEMED.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Dourados é pioneira em serviços que oferece mais qualidade de vida a pacientes com Diabetes 1

A adesão tem algumas regras, entre elas o diagnóstico prévio de diabetes tipo 1, a necessidade de morar em Dourados, estar na faixa etária atendida e possuir cartão do SUS.

Publicado

on

Dourados é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a oferecer monitoramento digital a pacientes com diabetes 1. O Programa Liberte, implantado no município, é a garantia de mais qualidade de vida a pessoas que convivem com esta doença.

Destinado a crianças e adolescentes com idade entre 4 e 15 anos, o Programa Liberte fornece sensores digitais, que são fixados na pele e fazem o monitoramento da glicemia. Com isso, são evitadas aquelas picadas doloridas, que antes eram necessárias para verificar o índice de açúcar no sangue de quem te diabetes.

A adesão tem algumas regras, entre elas o diagnóstico prévio de diabetes tipo 1, a necessidade de morar em Dourados, estar na faixa etária atendida e possuir cartão do SUS.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Dourados sai na frente mais uma vez, oferecendo um serviço que acaba com as picadas incômodas, melhorando significativamente o cotidiano de quem convive com a diabetes. O Programa Liberte é o fim da picada e o começo de uma nova vida para os pacientes!

 

#Informe Publicitário

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67